O programa Música & Negócios terá 10 novos professores na edição que começa no dia 10 de janeiro. O curso, iniciativa criada há uma década no Instituto Gênesis da PUC-Rio, terá 60 aulas e seminários com executivos do mercado, pesquisadores e produtores. As aulas ao vivo acontecem terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h, incluindo duas quartas-feiras.
Em 2022, o curso alcançou 3 mil profissionais certificados na Escola Música & Negócios. Com 2 meses de duração, são 80 horas com videoaulas gravadas e webinários ao vivo. Todo o conteúdo fica gravado e disponível também após 60 dias do fim das aulas. Os leitores do POPline.Biz é Mundo da Música tem 30% de desconto ao usar o cupom POPBIZ30. Para maiores informações, acesse aqui.
Leia Mais:
- Escola Música & Negócios lança workshop sobre a profissão do A&R
- TikTok e Sony Music chegam a acordo de licenciamento musical
- Festival LabSonica Sounds & Talks enaltece mulheres na música com shows e capacitações gratuitas
Entre os novos professores e professoras estão Mayara Almeida, consultora de Diversidade & Inclusão da Sony Music Brasil; Rafael Rossatto, empresário artístico, responsável pela carreira da artista IZA, entre outros; Jullie Steffanine, executiva de distribuição digital, ex-Altafonte e atualmente na A&R Manager na ByteDance; Carlo Bruno Montalvão, fundador da Brain Productions Booking, já realizou turnês em mais de 10 países, trabalhou com Marcelo D2 e Vanguart e hoje cuida da carreira de bandas como The Baggios; Edson Natale, músico e compositor, ex-gerente de Música do Itaú Cultural; Rebeca Elen, a artista Realleza, Bacharel em Direito e consultora na área jurídica; Gustavo Luveira, CMO na 30E – Thirty Entertainment, realizadora do Mita Festival; Alexandre Algranti, Endorsement na era das mídias sociais é o tema do especialista em tecnologia musical, que já atuou com Sennheiser e LeSon, Paralamas, Frejat e Caetano Veloso; Bernardo Pauleira, A&R Manager na Warner Music; Franco Mathson, A música além do som; Sérgio Mendonça, Diretor da ABMI e fundador da gravadora Pôr-do-Som; e Wagner Barbosa, Voz em construção.
Programa do Curso
As aulas apresentam temas como história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da música, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional, entre outros.
Programa I: Indústria da Música: Cultura, Tecnologia e Direito Autoral
- História da Indústria da Música
- Música, Copyright e Tecnologia
- Sociedades Coletivas e o Direito Autoral
- Ecad: arrecadação e distribuição
- Impacto da tecnologia no Direito Autoral
Programa II: Marketing Digital e Distribuição Digital
- Marketing Digital
- Monetização no Ambiente Digital
- Spotify for Artists e outras ferramentas
- Distribuição Digital
Programa III: Planejamento de Negócios e Inovação
- Ecossistema da Música
- Planejamento de Negócios e Inovação I
- Planejamento de Negócios e Inovação II
- Técnicas de Pitching
- Editais, Leis de Incentivo e Captação de Recursos
Programa IV: Gravadoras & Selos
- Universal Music
- Sony Music
- Warner Music
- A gravadora Deck
- A fábrica de vinil da Polysom
Programa V: Music Branding, Sincronização e Promoção
- Music Branding
- Sound Branding
- Rádio: a História e o Negócio
- Produção Musical na TV
- Como criar uma web-rádio e o panorama do segmento
- Podcasts: mercado e técnicas
- Estratégias de Promoção em Rádio
Programa VI: Economia da Música
- Economia Criativa, Place Branding e Políticas para a Música
- Empresariamento Artístico
- CNPJ na Música: formalização como MEI, microempresa e outras opções
- Megafestivais: Live Nation e o Showbusiness no mundo
- Feiras de Música e Conferências Internacionais
Programa VII: Produção Musical, Composição e Experimentações
- A função do produtor musical
- Experimentação em Estúdio
- Live Coding: Programação e Performances em Música e Audiovisual
- Letra e Música
- Como criar canções
Programa VIII: Panoramas Regionais e Tendências
- NFTs, Blockchain, Algoritmos e O Futuro da Música
- O Negócio do Sertanejo
- A Economia do Funk
- Panorama do Samba
- A Música Gospel no Brasil
- Panorama da Música de Concerto no Brasil e no Mundo
- A GRV e o Prêmio Profissionais da Música
- Minas Gerais: cena artística e festivais
- A fusão de gêneros contemporâneos em Belém do Pará
- Cena eletrônica: produção e festivais
SERVIÇO
Música & Negócios 80 Horas
Matrícula: R$ 1.980,00
É possível parcelar em até 12 x na plataforma HOTMART
Parceria com o POPline.biz: desconto de 30%, cupom POPBIZ30
Instagram: @escolamusicaenegocios
E-mail: contato@musicaenegocios.com
Realização:
Escola Música & Negócios
Parceiros institucionais:
Instituto Gênesis da PUC-Rio
UBC – União Brasileira de Compositores
Instituto Oi Futuro
ABMI – Associação Brasileira da Música Independente
Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro (SindMusi)
Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB)