in

Escola Música & Negócios lança a 24ª edição do curso com 10 novos professores

Programa de extensão completou 10 anos como iniciativa pioneira na qualificação profissional para a indústria da música

Foto: Unsplash

O programa Música & Negócios terá 10 novos professores na edição que começa no dia 10 de janeiro. O curso, iniciativa criada há uma década no Instituto Gênesis da PUC-Rio, terá 60 aulas e seminários com executivos do mercado, pesquisadores e produtores. As aulas ao vivo acontecem terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h, incluindo duas quartas-feiras.

Em 2022, o curso alcançou 3 mil profissionais certificados na Escola Música & Negócios. Com 2 meses de duração, são 80 horas com videoaulas gravadas e webinários ao vivo. Todo o conteúdo fica gravado e disponível também após 60 dias  do fim das aulas. Os leitores do POPline.Biz é Mundo da Música tem 30% de desconto ao usar o cupom POPBIZ30. Para maiores informações, acesse aqui.

Foto: Unsplash

Leia Mais:

Entre os novos professores e professoras estão Mayara Almeida, consultora de Diversidade & Inclusão da Sony Music Brasil; Rafael Rossatto, empresário artístico, responsável pela carreira da artista IZA, entre outros; Jullie Steffanine, executiva de distribuição digital, ex-Altafonte e atualmente na A&R Manager na ByteDance; Carlo Bruno Montalvão, fundador da Brain Productions Booking, já realizou turnês em mais de 10 países, trabalhou com Marcelo D2 e Vanguart e hoje cuida da carreira de bandas como The Baggios; Edson Natale, músico e compositor, ex-gerente de Música do Itaú Cultural; Rebeca Elen, a artista Realleza, Bacharel em Direito e consultora na área jurídica; Gustavo Luveira, CMO na 30E – Thirty Entertainment, realizadora do Mita Festival; Alexandre Algranti, Endorsement na era das mídias sociais é o tema do especialista em tecnologia musical, que já atuou com Sennheiser e LeSon, Paralamas, Frejat e Caetano Veloso; Bernardo Pauleira, A&R Manager na Warner Music; Franco Mathson, A música além do som; Sérgio Mendonça, Diretor da ABMI e fundador da gravadora Pôr-do-Som; e Wagner Barbosa, Voz em construção.

Programa do Curso

As aulas apresentam temas como história da música, impacto da tecnologia, marketing e distribuição digital, ecossistema da música, gestão de direito autoral, sincronização e audiovisual, music branding, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção musical, elaboração de projetos culturais, editais e captação de recursos, modelagem de negócios e trajetória profissional, entre outros.

Programa I: Indústria da Música: Cultura, Tecnologia e Direito Autoral 

  •     História da Indústria da Música                                                             
  •     Música, Copyright e Tecnologia
  •     Sociedades Coletivas e o Direito Autoral
  •     Ecad: arrecadação e distribuição
  •     Impacto da tecnologia no Direito Autoral

 

Programa II: Marketing Digital e Distribuição Digital 

  •     Marketing Digital
  •     Monetização no Ambiente Digital
  •     Spotify for Artists e outras ferramentas
  •     Distribuição Digital

 

Programa III: Planejamento de Negócios e Inovação 

  •     Ecossistema da Música
  •     Planejamento de Negócios e Inovação I
  •     Planejamento de Negócios e Inovação II
  •     Técnicas de Pitching
  •     Editais, Leis de Incentivo e Captação de Recursos

 

Programa IV: Gravadoras & Selos 

  •     Universal Music
  •     Sony Music
  •     Warner Music
  •     A gravadora Deck
  •     A fábrica de vinil da Polysom

 

Programa V: Music Branding, Sincronização e Promoção

  •     Music Branding
  •     Sound Branding
  •     Rádio: a História e o Negócio
  •     Produção Musical na TV
  •     Como criar uma web-rádio e o panorama do segmento
  •     Podcasts: mercado e técnicas
  •     Estratégias de Promoção em Rádio

 

Programa VI: Economia da Música 

  •     Economia Criativa, Place Branding e Políticas para a Música
  •     Empresariamento Artístico
  •     CNPJ na Música: formalização como MEI, microempresa e outras opções
  •     Megafestivais: Live Nation e o Showbusiness no mundo
  •     Feiras de Música e Conferências Internacionais

 

Programa VII: Produção Musical, Composição e Experimentações

  •     A função do produtor musical
  •     Experimentação em Estúdio
  •     Live Coding: Programação e Performances em Música e Audiovisual
  •     Letra e Música
  •     Como criar canções

Programa VIII: Panoramas Regionais e Tendências

  •     NFTs, Blockchain, Algoritmos e O Futuro da Música
  •     O Negócio do Sertanejo
  •     A Economia do Funk
  •     Panorama do Samba
  •     A Música Gospel no Brasil
  •     Panorama da Música de Concerto no Brasil e no Mundo
  •     A GRV e o Prêmio Profissionais da Música
  •     Minas Gerais: cena artística e festivais
  •     A fusão de gêneros contemporâneos em Belém do Pará
  •     Cena eletrônica: produção e festivais

 

SERVIÇO

Música & Negócios 80 Horas

Matrícula: R$ 1.980,00

É possível parcelar em até 12 x na plataforma HOTMART

Parceria com o POPline.biz: desconto de 30%, cupom POPBIZ30

Pagamento de Matrícula

Página do Curso na Hotmart

Site do Música & Negócios

Instagram: @escolamusicaenegocios

 E-mail: [email protected] 

Realização:                      

Escola Música & Negócios

Parceiros institucionais:

Instituto Gênesis da PUC-Rio

UBC – União Brasileira de Compositores

Instituto Oi Futuro

ABMI – Associação Brasileira da Música Independente

Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro (SindMusi)

Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB)