in

Entrevista: ‘Uma pré-produção bem feita é um show entregue com menos ruídos’, aponta Kika Simões, produtora executiva

Para o POPline.Biz é Mundo da Música, Kika Simões fala sobre a sua carreira de Produtora Executiva no mercado musical

Kika Simões. Foto: Reprodução/Instagram

Formada em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, Kika Simões entrou no mercado da música, por conta de uma dúvida acadêmica. 

Foi no segundo ano de faculdade que Kika precisava decidir a habilitação que queria seguir e, na época, surgiu a dúvida entre Jornalismo ou Radialismo.

“Comecei a frequentar plateia de emissoras e conversar com os produtores até me decidir. Ainda assim, amante de música, um dos programas que estive, foi o Ídolos (SBT), fiz amizade com Thaeme (da dupla Thaeme e Thiago). Ela, que saiu como vencedora do reality, foi quem me trouxe a primeira oportunidade de emprego, por saber da minha vontade de atuar na área. Como eu estava ali, cuidando de site, fã clubes e afins, me convidou para ser sua assessora pessoal.”

Kika Simões. Foto: Reprodução/Instagram

Em seguida,  Thomas Roth se tornou empresário de Thaeme e, a partir disso, Kika teve a primeira carteira assinada dentro do show business.

Além de empresariar Thaeme, Thomas tinha uma gravadora e, também, a contratou para fazer a produção executiva dos produtos de seus artistas, entre eles: Wanderléa, Cauby Peixoto, Angela Maria e outros.

Posteriormente, Kika passou a acompanhar esses mesmos artistas em shows, sendo assistente de produção. 

“Tive todo conhecimento interno de gravadora. Anos depois, através de uma amiga em comum, conheci o Samy Elia (empresário), que depois de atuar por anos no corporativo, teve o interesse de montar seu próprio selo. Essa amiga em comum nos apresentou e eu expliquei pra ele até onde ia meu conhecimento. Depois de um curto tempo, ele me convidou para  fundar a SB MUSIC, empresa que hoje gerencia a carreira da Gloria Groove e Grag Queen”.

Kika Simões e Gloria Groove. Foto: Reprodução/Instagram

 

Para o POPline.Biz é Mundo da Música, Kika Simões fala sobre a sua carreira de Produtora Executiva no mercado musical.

Leia Mais:

Para começo de conversa, Kika é enfática: para ser uma Produtora Executiva é saber EXECUTAR. Com letras maiúsculas. Ela aponta que é preciso ter conhecimento de um todo, uma visão ampla dentro daquilo que irá trabalhar. 

“É fazer um planejamento dentro do planejamento, onde de acordo com a agenda, e prazos de entrega, você acaba traçando uma organização pessoal e um planejamento próprio, para que possa atender todas as necessidades dentro de um prazo. É saber se comunicar e girar essa comunicação entre todas as partes que envolvem um só corpo, que é o produto final.”

Kika Simões. Foto: Reprodução/Instagram

Dentro da própria Produção Executiva existem as divisões. De acordo com Kika Simões, a sua trajetória profissional  permitiu que ela permeasse por todos os setores. No entanto, atualmente, ela atua mais no artístico. 

“Costumo dizer que o segredo para executar um bom show, está na pré-produção. Uma pré-produção bem feita é um show entregue com menos ruídos. Acredito que, o maior desafio é você equilibrar as expectativas, sejam elas do empresário ou até mesmo do artista. E a oportunidade é, justamente você poder aprender com cada etapa do trabalho, que nunca é igual ao outro, não existe uma regra exata, mas existe uma direção, e um projeto final a ser entregue, no qual com as adversidades e decisões você sempre aprende algo novo, que irá somar num posicionamento mais preciso para um próximo projeto que venha a ter, por exemplo.” 

Kika Simões e Gloria Groove. Foto: Reprodução/Instagram

‘Trabalhar com GG é crescer, seja no profissional ou no pessoal’

A parceria de Kika e Gloria Groove, que também é conhecida por GG, começou em meados de 2012 e 2013. No entanto, em 2014 foi quando a produtora executiva e a artista estreitaram a relação.

“Eu era produtora da Samys Band, considerada a maior orquestra da América Latina, também dirigida por Samy Elia, que hoje é empresário da Gloria, e o Daniel, criador de Gloria Groove, cantava nesta banda.”

Kika Simões e Gloria Groove. Foto: Reprodução/Instagram

Foi em 2016 que aconteceu o primeiro contato com a Gloria Groove, onde Kika Simões assumiu a produção executiva do primeiro videoclipe da artista: ‘DONA’. 

“Cresci junto com Gloria, acredito que esse é o diferencial da nossa parceria, passamos por muita coisa no início. Hoje, colhemos o fruto da nossa relação ali de bastidores, trazendo para o pessoal, de tudo que um dia sonhamos e idealizamos  ela na área de artista e eu na produção”.

‘Nosso mercado é muito ilusório, a primeira dica é: não se iluda.’

De acordo com Kika, para ser um produtor é preciso estar sempre antenado num todo. Antes de tudo, é importante não tomar decisões no calor da emoção, por mais que muitas das vezes, elas surgem através de algum obstáculo que precisa ser resolvido em minutos.

Kika explica que é preciso absorver, analisar e direcionar o impasse que precisa ser resolvido da melhor forma. 

“Nosso mercado é muito ilusório, a primeira dica é: não se iluda. Quem verdadeiramente conhece o artista é o seu produtor. E muitas vezes, alguns produtores usam o seu poder, e acabam se tornando mais artistas que seus próprios artistas, fazendo disso uma péssima relação do artista com contratante, imprensa, fãs…”

Kika Simões. Foto: Divulgação

A pré-produção é a chave do sucesso

Para Kika, o segredo está na pré-produção. Se o produtor estiver alinhado no processo como um todo, terá a decisão mais adequada para o momento. 

“É como você ter que avistar um problema antes mesmo dele existir, é você ter um ‘plano b’, mesmo que não tenha, e é por isso que é preciso ter foco, e pró atividade para toda e qualquer situação.”

Kika Simões. Foto: Reprodução/LinkedIn

É necessário ser proativo

 Atualmente, para Simões, as redes sociais permitem que as pessoas estejam próximas de profissionais do mercado. Kika lembra que, na sua época, teve que ir até uma emissora para chegar aos que exerciam funções no mercado.

“Hoje, com uma simples mensagem no Instagram, por exemplo, você já tem uma resposta. Digo isso porque vira e mexe pessoas me mandam mensagens pedindo conselhos. Sempre que posso respondo, porque um dia eu estava ali do outro lado também, em busca de informação”.

Kika Simões. Foto: Divulgação

A produtora executiva confessa que um dos seus maiores anseios é querer aprender mais. Ela revela que o que tem de conhecimento, foi colocando a ‘mão na massa’, ou seja, atuando, tendo a oportunidade e confiança de quem estava trabalhando com ela. 

“Na época em estava para me formar, não tinha cursos para essa área, por isso, optei por Comunicação Social que era o que mais se aproximava. Hoje em dia, confesso não estar muito a par de cursos específicos. Mas, quem sabe, no futuro, eu não seja uma preparadora?”

Kika Simões. Foto: Reprodução/Instagram

Com o nome cada vez mais conhecido no mercado, sobretudo na sua atuação como Produtora Executiva, Kika revela que para 2023, estudar mais está nos seus planos tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para estar em contato com mais profissionais da área. Segundo ela, a ideia é poder trocar novas experiências dentro do meio. E, ainda completamente que, caso consiga umas férias, um intercâmbio também será bem-vindo.