Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Entrevista: ‘O Brasil é um mercado particular, com uma pluralidade musical e isso o torna um país desafiador’, diz Thiago Hiroshi do SoundOn

O gerente de parceria musical de SoundOn fala sobre como a plataforma vem se desenvolvendo e se consolidando no país
Entrevista: ‘Brasil é um mercado particular, com uma pluralidade musical e isso o torna um país desafiador’, diz Thiago Hiroshi do SoundOn
Thiago Hiroshi, gerente de parceria musical de SoundOn. Foto: Divulgação

O SoundOn é uma plataforma all-in-one para marketing e distribuição de música, projetada para capacitar artistas novos e desconhecidos, ajudando-os a desenvolver e construir suas carreiras. A plataforma permite que eles enviem suas músicas diretamente para o TikTok e comecem a ganhar royalties quando essa música é usada. 

Leia Mais:

A plataforma também oferece uma variedade de ferramentas promocionais e suporte, com percepção e desenvolvimento do público, aconselhamento especializado de uma equipe dedicada aos artistas, acesso à guia de músicas do TikTok. Em entrevista para o POPline.Biz é Mundo da Música, Thiago Hiroshi, gerente de parceria musical de SoundOn, conta sobre como a plataforma vem se desenvolvendo e se consolidando no mercado brasileiro.

Quais mudanças são visíveis desde a implementação do SoundOn no mercado musical brasileiro na forma de consumir música? Você pode comentar um pouco sobre o recurso de prévias musicais que está sendo implementado nos lançamentos? Como funciona esse tipo de recurso?

Thiago Hiroshi: Hoje, as pessoas encontram músicas novas por meio de plataformas que antes não existiam, como o TikTok. O público está consumindo entretenimento, acaba ouvindo músicas que pode ou não reconhecer e passa a ouvir esse som dentro de aplicativos de música, assim como ouviam na rádio e depois compravam o CD. Com essa mudança dos players, foi sentida a necessidade de criar uma plataforma que funcionasse como facilitador para artistas independentes, como é o caso de SoundOn. Com a funcionalidade pre-release, ou pré-lançamento como também é conhecida, o artista consegue fazer o upload da música e escolher qual parte da faixa pode ser utilizada em vídeos do TikTok – como uma prévia mesmo. 

 A proposta de valor trabalhada pelo SoundOn para a distribuição está sendo muito discutida no mercado internacional. Como ela está sendo vista na indústria musical brasileira? Você acha que isso pode provocar uma mudança de paradigma em relação à forma a qual o mercado se comporta?

TH: SoundOn é uma plataforma que coloca os criadores em primeiro lugar, existimos para dar aos criadores de música oportunidade e poder de se conectar autenticamente com novos públicos e “fazer música” do seu jeito.  Um dos catalisadores para o desenvolvimento deste produto foi exatamente os criadores de música, que tinham a necessidade de se profissionalizar, com a plataforma, queremos agilizar e simplificar o surgimento de novos talentos para todo o ecossistema.

Como é pensado o marketing de aquisição dos artistas para a plataforma? Quais estratégias são usadas? Qual é o principal público-alvo buscado?

TH: A plataforma é voltada para criadores de música e artistas independentes que estão no início da carreira e querem encontrar a sua comunidade, entender como distribuir uma faixa e como lidar com sua base de fãs. Nossa missão é ser uma plataforma de suporte para que os artistas sejam vistos e descobertos por novos fãs e todo o mercado.

 O Brasil foi escolhido para o mercado inicial de testes para a implementação do SoundOn. Como você enxerga a importância do mercado brasileiro para o crescimento da plataforma? E, desde a implementação no país, houve alguma mudança ou crescimento na estrutura?

TH: O mercado brasileiro é importante na indústria da música de forma geral e para SoundOn não seria diferente. Cada vez mais as músicas abraçadas pela nossa enorme comunidade se tornam hits musicais no país ou músicas antigas vem à tona novamente e são celebradas por aqueles que têm uma conexão emocional com elas e que vivenciaram o seu sucesso na época. O Brasil é um mercado particular, com uma pluralidade musical enorme e isso o torna um país desafiador. SoundOn aqui é dar suporte para essa variedade e crescer em um mercado mais difícil em comparação com os outros lugares.

 Quais gêneros e artistas estão sendo impulsionados pela plataforma? Existe algum nicho que está em alta?

TH: SoundOn é uma plataforma de marketing e distribuição de músicas que permite artistas subirem suas músicas diretamente para todos os serviços de streaming. A plataforma visa diminuir a burocracia no processo de distribuição de músicas e ajudar artistas a alavancarem suas carreiras. Juntar-se ao SoundOn ajudará fornecendo pagamentos de royalties quando sua música for usada, mentorias e suporte das equipes de SoundOn também fazem parte desse escopo, mas não existe impulsionamento dentro da plataforma. SoundOn trabalha com uma gama de artistas com gêneros como Lo-Fi, Pop, Funk e Sertanejo. 

Até que ponto existe a independência entre o SoundOn e o TikTok? Como funciona a relação entre as duas plataformas?

TH: Ambas as plataformas são independentes. SoundOn é uma plataforma de marketing e distribuição de músicas que permite artistas subirem suas músicas diretamente para o TikTok e todos os serviços de streaming, inclusive o Resso. A plataforma visa diminuir a burocracia no processo de distribuição de músicas e ajudar criadores de música iniciantes a entenderem como funciona todo o ecossistema e a alavancarem suas carreiras.

Como está sendo o feedback em relação ao uso da plataforma? Como os artistas estão respondendo à capacitação dada pelo SoundOn?

TH: Os artistas estão gostando muito da oportunidade de trabalhar diretamente com nossos especialistas para aproveitar ao máximo nossa plataforma e turbinar suas carreiras. Também estamos vendo grande sucesso de artistas que usam SoundOn em cada mercado.

Desde a implementação no Brasil, a receita gerada pela plataforma tem sido positiva?

TH: Os resultados do SoundOn até agora têm sido positivos. Não comentamos números de receita. 

Há comentários no mercado internacional sobre o SoundOn se tornar um selo, principalmente pela contratação de profissionais como A&R. Tendo em vista que o mercado musical brasileira é um dos principais para a empresa, o que podemos esperar dessas movimentações no país?

TH: Estamos apenas ajudando os artistas a aproveitar ao máximo nossa plataforma de várias maneiras diferentes: ferramentas personalizadas, conselhos, monetização. Nossos parceiros continuam sendo super importantes para nós e sempre serão, principalmente no Brasil, um dos mercados mais plurais musicalmente. Continuamos e continuaremos a acreditar que as gravadoras e distribuidores desempenham um papel vital para o desenvolvimento e carreira de um artista. 

 Por fim, quais são as próximas estratégias de marketing para ampliar o conhecimento da classe artística em relação ao SoundOn?

TH: SoundOn está apenas começando e estamos ansiosos para continuar trabalhando de perto com novos criadores de música de todos os tipos no futuro e continuaremos a apoiar a indústria musical como um todo.

 

Destaques

#Nacional

"De forma alguma vou fazer", diz Lucas Lucco sobre possibilidade de abrir conta em sites adultos. Cantor está cotado para BBB 25.

#Nacional

Jornalista afirma que Lucas Lucco foi procurado de novo pela produção do BBB para o elenco do "camarote" da próxima edição.

#Nacional

"A partir de agora, vou ter que usar sunga se eu quiser conversar com vocês no banheiro. Tipo Big Brother", lamenta Lucas Lucco.