O elo entre marcas e música ganha cada vez mais novos contornos, que vão além de uma campanha publicitária pontual. A Schutz fincou sua estratégia em uma iniciativa inédita no Brasil, o lançamento de uma banda musical, a “Schutz Band”. Indo na contramão do convencional, a marca investiu em um grande projeto que conta com a participação do diretor criativo Giovanni Bianco e do produtor musical Papatinho.
A Girl Band formada por 4 jovens talentos Mitra, Yves, Jackie e Maria, aponta o novo momento da marca, que após quase 27 anos de mercado no segmento calçados e bolsas, acaba de se tornar full look, com uma linha completa de vestuário.
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Analisando os resultados dessa iniciativa que já teve o seu primeiro lançamento musical com a batida Pop e marcante de Papatinho, “Perigosa”, o POPline.Biz é Mundo da Música, entrevistou Mayra Miranda, Gerente Executiva de Marketing Omni da Schutz. A executiva conta os bastidores do projeto que dialoga com o olhar jovem da marca.
Elo entre música e a SCHUTZ
De acordo com a executiva, o projeto de formar uma banda era uma ideia antiga da marca, quando Giovanni Bianco em 2011 simulou uma audição para uma banda, em uma campanha com modelos.
“Já era um desejo antigo nosso de entrarmos nesse meio, de usar a música como uma plataforma que comunique o lifestyle da Schutz, além de tudo que imaginamos para consumidor e, também, nos conectarmos com a Geração Z”, afirma Mayra Miranda, Gerente Executiva de Marketing da Schutz.
Com o nascimento da linha de vestuário da Schutz e a incessante vontade de inovar, a marca decidiu que era o momento da Schutz Band se tornar realidade. Giovanni Bianco tem a direção criativa do projeto, ao lado de Milena Penteado, diretora executiva das marcas Schutz e Alexandre Birman, Gabriela Rodrigues, diretora de marca da Schutz e Mayra Miranda, gerente executiva de marketing da Schutz.
Estratégia da SCHUTZ
A parceria entre marcas e música possui inúmeros desdobramentos, seja como jingles, sincronização musical em campanhas, product placement em clipes, entre outros, mas a SCHUTZ deu um novo passo. Questionada sobre a escolha estratégica em lançar uma banda e abraçar o ecossistema que um empreendimento artístico possui, Mayra destaca que a Schutz sempre possuiu em seu conceito a inovação entre os pilares.
“[A SCHUTZ] Foi a primeira marca do Brasil a usar o Instagram como método de comunicação. Então, a gente sempre buscou trazer essa inovação. Quando começamos a pensar em música… Querendo ou não, product placement é nosso dia a dia… Direto pedem, a gente não faz nem esforço! A Schutz é uma marca muito forte, as pessoas querem ter, né?! Na famosa capa da Anitta do ônibus, ela está usando Schutz. Essas coisas acontecem naturalmente”, afirma Mayra.
No entanto, a executiva ressaltou a importância da marca estar cercada de profissionais que compreendem a indústria musical, para que o projeto tivesse bons resultados.
“Se fosse uma propaganda com a cara de uma banda e um jingle, não seria a nossa cara. Por isso, a gente se esforçou, correu atrás, não foi fácil, é algo que não dominávamos. Entrar com pedido para liberação da música, subir no Spotify, nós fomos descobrindo as coisas no meio do caminho. Obviamente, a gente se cercou de profissionais muito bons, as meninas da Melina [Melina Tavares, Assessoria de Comunicação] estão com a gente desde o começo desse projeto. Então, a gente trouxe pessoas que ajudaram a transformar esse projeto em realidade.”
Seleção das artistas e repertório da SCHUTZ Band
Para a seleção das 4 artistas que fazem parte da Schutz Band, Mayra contou que a primeira contratação foi a do produtor musical Papatinho. Por meio do seu olhar especializado, ele ajudou na seleção das cantoras que possuem características distintas e complementares.
“Todas cantam muito bem, mas cada uma tinha um olhar diferente até uma ajuda na gente no dia a dia, na comunicação (…) Lançaremos novos clipes, novas músicas, mas paralelo ao mercado de moda, que a gente sabe que tem essa velocidade e necessidade de lançar produto toda semana. Então, nós não queremos que a banda se transforme simplesmente ‘nas nossas modelos’, mas sim, nas vozes da marca“, ressalta Mayra.
E os resultados alcançados, de forma orgânica, já são positivos. De acordo com a executiva, medir ações de branding é um desafio. Mas para a Schutz Band os números crescentes acompanham o projeto desde seus primeiros passos.
Comunicação on e off da SCHUTZ Band e novidades
Além disso, o projeto da SCHUTZ Band teve um cuidado especial na Comunicação, tanto visual que envolve a estética da banda em si e o seu conceito, quanto no diálogo direto aos consumidores finais. Em relação a essa estratégia, Mayra destacou que 90% da comunicação da marca Schutz, de uma forma geral, é voltada para o digital.
Contudo, as ações offline também fizeram parte da estratégia 360 da Schutz Band. Durante o mês de abril, houveram ações OOH (out of home) da Schutz Band em São Paulo e no Rio de Janeiro, ajudando a impulsionar o reconhecimento da banda que trabalha o single “Perigosa”.
Em paralelo, também houveram ações internas, denominadas de “Sell-in”, voltadas para o grupo de 68 empresas franqueadas que a Schutz possui. O maior evento direcionado para esse objetivo, teve um show especial da Schutz Band e um impacto positivo interno.
Futuro da Schutz Band e novidades
Por fim, Mayra destaca que Giovanni Bianco tem um papel fundamental para a banda, além de ser uma das pessoas que mais conhecem o DNA da Schutz.
“[Giovanni Bianco] É uma pessoa que a gente escuta muito e o que ele fala a gente obedece, porque ele realmente tem um olhar muito especial, seja na Schutz Band, seja nas campanhas de lançamento”, diz Mayra.
Questionada sobre novos projetos que o mercado pode esperar da Schutz Band, Mayra garante: “É uma banda verdadeira, é uma banda de meninas reais, mas ela não deixa de ser uma ação comercial. A gente não fica velando isso, até porque a banda chama Schutz Band, mas a música não poderia trazer isso, porque seria algo ‘comercial fake’, e não é algo fake. As meninas se envolveram muito no processo, se envolveram na criação, na escolha da música, então é algo bem forte.”
No entanto, a executiva finaliza prometendo novidades em breve: “É um projeto que a gente ainda está entendendo quais são os próximos passos (…) estamos trabalhando com Giovanni o planejamento do segundo semestre.”