in , ,

ENTREVISTA: “Minha história estará sempre flutuando entre gêneros”, diz Lauren Jauregui

Promovendo o single “Always Love”, a artista reflete sobre ruptura de relações e a própria narrativa

Foto: Gretzky (Uso autorizado POPline)

“Que p*rra eu faço com esse sentimento de ainda amar uma pessoa, mas não poder mais estar ao lado dela?!” — é em cima desta inquietante consternação que se constrói a narrativa de “Always Love”, mais recente single de Lauren Jauregui. Em entrevista ao POPline, a cantora esmiuçou todas as camadas que podem ser observadas na música, que é fruto de um coração partido e uma ode àquele amor que se faz presente mesmo após o fim.

Foto: Gretzky (Uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

Revelando-se em uma poderosa e ao mesmo tempo singela balada, “Always Love” parece seguir o molde de típicas ‘canções de término’, porém diferencia-se no conteúdo. Lauren sente na alma a perda e a ausência de um relacionamento que já não mais existe, mas dá ênfase ao fato de que nela se perpetua o amor que fora construído ali, e que para sempre se perpetuará.

Conforme o desenrolar da letra, a artista explicita em sua própria obra que vai no sentido contrário à narrativa de músicas que abordam o fim de um relacionamento. “Nobody talks about walking away when there’s still love” (“Ninguém fala sobre ir embora quando ainda há amor”, em tradução livre), é o que rasga Lauren em seu timbre meio rouco em um dos trechos.

“Nessa minha era vieram a mim muitos pensamentos sobre não poder estar mais com ‘aquela’ pessoa, mas ao mesmo tempo ainda existir um amor profundo ali. Então, nesse estado de confusão, eu pensava: ‘que p*rra eu faço com esse sentimento de ainda amar uma pessoa, mas não poder mais estar ao lado dela?!’. E assim surgiu a composição de ‘Always Love’. Foi apenas uma reflexão, tipo: ‘Caramba! Eu tenho consciência de que não posso mais estar junto a essa pessoa, mas ainda existe muito amor por ela, e sempre vai existir'”, disse Lauren, revelando o fio condutor da canção lançada em 28 de outubro.

A artista de 26 anos denota, ainda, uma maturidade em torno dos próprios relacionamentos ao dizer que, agora, se sente mais apta a reconhecer o seu papel em situações de término. “E dessa vez, eu estive envolvida ativamente nessa ruptura, entende?”, referiu-se ela ao ponto final que deu vida à composição em questão.

“Always Love” já era conhecida pelos fãs de Lauren, e uma das faixas queridinhas deles

Foto: Gretzky (Uso autorizado POPline)

Ao dividir com o público que tinha um anúncio a fazer no dia 19 de outubro, antes mesmo que Lauren pudesse revelar do que se tratava, seus fãs mais fiéis já palpitavam que ela estivesse prestes a entregar a versão de estúdio de “Always Love”.

Os jaguars (como chama seu fandom) já davam a música como uma de suas favoritas porque, anos-luz antes do lançamento, a cantora já vinha performando-a em alguns de seus shows. Uma dessas ocasiões se deu na “The Serpentina Tour”, série de apresentações da cantora americana Banks que teve Lauren escalada como ato de abertura. Entre julho e agosto, Jauregui deu suporte à turnê em 21 concertos pelos Estados Unidos e Canadá.

Questionada a respeito do porquê de os fãs gostarem tanto da música, Lauren disse acreditar que o cerne da questão está na vulnerabilidade que transmite. “Eu acho que meus fãs gostam quando entrego de bandeja meu coração a eles [risos]. É isso o que eu gosto na arte também, quando as pessoas contam suas histórias, compartilham suas dores, sua felicidade, tristeza, o que quer que estejam passando, sabe? Eu amo quando as emoções são captadas pela música. Acho que é assim que meus fãs me enxergam”.

LEIA MAIS:

Declaradamente queer, a voz de “Always Love” revelou ao POPline que, no processo de composição de suas músicas, prefere deixar os pronomes masculino e feminino de fora. A artista, que abraça a ideia de uma universalidade no amor, que independe de sexualidade, identidade de gênero e outras ‘categorias’ sociais, acredita que assim todos possam se identificar mais facilmente com suas composições e dedicá-las a quem quiser.

“Não vejo gênero quando me apaixono por alguém. Eu me apaixono pela alma, pelo espírito, e pelo lugar que essa pessoa ocupa no mundo. Minha história está sempre flutuando, por vezes será sobre um homem, noutras será sobre uma mulher. […] Todos nós vivenciamos términos e amor em diferentes níveis por conta de nossas experiências, traumas, por conta da vida que vivemos. Embora essa música seja sobre alguém em específico, tentei deixar vago em relação aos pronomes para que todo mundo pudesse dedicar a alguém”, revelou Lauren, que disse ainda que autenticidade e verdade devem ser dois pilares fundamentais na obra de um artista, sendo ele queer ou não.

Lauren lida com a solidão e abre espaço para o ‘novo’ no clipe de “Always Love”

Foto: Gretzky (Uso autorizado POPline)

Junto ao lançamento da faixa nos principais serviços de streaming em 28 de outubro, a cantora liberou também o videoclipe da canção no YouTube. Com direção de Luke Orlando (o mesmo por trás de “Baby”, da Charli XCX), o registro audiovisual capta todo o vazio que é deixado por aquela pessoa com quem Lauren dividia uma vida a dois.

Entre as paredes cheias de memórias de um apartamento, o que incita melancolia, Lauren esforça-se em seguir sua rotina ao mesmo passo em que lida com a ausência sentida de um relacionamento que deixou o amor ali, guardado com ela.

De repente, no videoclipe, a tela é tomada pela intimidade de um entrelaçar de mãos que é coreografado por Erin Murray. Nos últimos instantes do vídeo, Jauregui se utiliza de flores no intuito de representar o esforço em deixar partir aquilo que já se foi, e o abrir de portas para algo novo.

Significaria essa cena do clipe que possivelmente Lauren está, agora, aberta a um novo amor?! Ela, que se divertiu com a pergunta, respondeu: “Já foram muitos [amores], e a maioria deles se foi, então… [risos] Eu acho que mais do que qualquer coisa é sobre trazer à vida uma nova energia. Se livrar do passado e trazer uma nova perspectiva à sua vida”.

Como parte da divulgação do single, a cantora criou uma central onde seguidores podem deixar uma mensagem de voz para seus ex

Como ela mesma contou ao POPline, “Always Love” tinha mesmo como uma de suas principais finalidades gerar identificação aos seus ouvintes. Um dia antes do lançamento do single, Lauren criou um número de telefone para que seus fãs pudessem deixar uma mensagem para aquelas pessoas que pensaram enquanto ouviam a música.

Através de um hotsite, os jaguars conseguem ligar para o número em questão e ouvir relatos de outras pessoas deixados por lá. Tem até mensagem da própria Lauren

Vale destacar novamente que “Always Love” já pode ser ouvida nos principais tocadores de música.

Veja trechos da entrevista em vídeo: