in

Entrevista: ‘Sempre buscamos uma pitada de inovação’, diz Guilherme Rabelo, do Breve Festival

Para o POPline.Biz é Mundo da Música, o sócio e curador fala sobre a idealização, os desafios e o que esperar da quarta edição do evento

Foto: Divulgação

O Breve Festival 2023 acontece no dia 22 de abril, no  Mineirão, em Belo Horizonte. Nesta edição, o evento traz novidades em sua estrutura com um único palco principal, maior e mais abrangente. Além disso, o festival terá uma duração maior, das 14h às 5h. O palco eletrônico continua independente.

O novo formato permite com que o público tenha uma melhor experiência no Breve Festival, no gramado do Mineirão, com toda a estrutura de banheiros e arquibancadas do estádio, além da possibilidade de assistir todos os shows, sem precisar se locomover. Para isso, foi necessário um ajuste no line-up, que mantém as principais atrações, com novos feats. E a programação eletrônica segue até às 5 horas, no palco Breve Club, no estacionamento G2.

O evento reunirá artistas como Joss Stone, Alcione, Ludmilla convida Tasha e Tracie, João Gomes convida Gilsons e Don L, Planet Hemp, Black Alien convida FBC, Alceu Valença, Péricles, Liniker, Luedji Luna, Dixon, Tiga, Anotr, Giorgia Angiuli, Gheist, Davis e João Nogueira X Pedro Pedro. Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Guilherme Rabelo, sócio e curador do Breve Festival, fala sobre a idealização, os desafios e o que esperar da quarta edição do evento.

Foto: Divulgação

Leia Mais:

O caminho para chegar ao line-up de um festival passa por várias etapas e, segundo Guilherme Rabelo, sócio e curador do Breve, não é linear e nem mesmo fácil. Para a edição de 2023, ele conta que existiam alguns desafios e desejos, sendo o principal deles seguir o modo dos organizadores de fazer as coisas: lançando tendências e buscando fazer diferente.

“Desde o início do festival, a gente sempre buscou uma pitada de inovação. Para 2023, a nossa forma de fazer isso foi buscar artistas que não costumavam adentrar esse circuito de festivais, nos pautamos na diversidade musical brasileira e internacional”, explica Guilherme Rabelo, sócio e curador do Breve Festival.

Guilherme Rabelo, sócio e curador do Breve Festival. Foto: Divulgação

Já para chegar nos nomes, Rabelo pontua que foi necessário muita pesquisa, além de escutar e prestar atenção no público.

“Desde pesquisa musical de consumir e ir atrás de artistas que apostamos, mas também escutar o nosso público, conversar com empresários e outras pessoas do segmento, principalmente os internacionais, para entender as oportunidades de fazer shows inéditos e inesperados”.

Depois de quatro edições, Rabelo conta que o  Breve Festival  tem como objetivo para 2023 priorizar a evolução da marca e do contato com o público e de tudo que foi conversado com a comunidade ao longo do último ano.  Ele enfatiza que a organização está focada em trazer “a melhor experiência, com bons serviços e, também, um line-up de tirar o fôlego!”

Pensamos em uma distribuição que atenda ao máximo o público, para que não houvessem shows nos mesmos horários, aumentamos o tempo do festival, que nessa edição terá 15h de duração. Além disso, mudamos a disposição dos palcos, queremos que o público circule com tranquilidade e viva o festival em sua máxima potência.”

Quanto à acessibilidade, Guilherme diz que o festival vai lançar um questionário para pessoas com deficiência, seus acompanhantes e, também, outras pessoas que possam precisar de atendimento especial,  com o propósito de entender o volume e as reais demandas desse público. 

“Queremos atender da melhor forma possível a todas as pessoas que forem ao evento. Além disso, temos uma equipe operacional atenta a essas demandas e um produtor especialista em acessibilidade que nos orienta na melhor forma de atender a este público e presta todo o suporte pro público.”

Ainda segundo Guilherme Rabelo, o maior desafio hoje tem sido conseguir fazer o festival como foi elaborado pelos idealizadores, devido ao aumento de preços de toda a parte estrutural e artística. 

“Fazer festivais se tornou MUITO mais caro de 2022 pra cá, ainda mais do que o aumento já enfrentado de 2019 para 2022. Tem sido um desafio e tanto fazer fechar essa conta e ainda atender a todas as demandas do público”, conta.

SERVIÇO 

Breve Festival 2023
Data/local: 22 de abril de 2023, no Mineirão
Mais informações, acesse aqui.