O Brasil é o maior mercado de música na América Latina e um dos principais do mundo, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Para saber mais sobre o consumo de música no país, a área de Pesquisa e Conhecimento da Globo entrevistou, via painel online com abrangência nacional, 1.500 usuários de internet de 16 anos ou mais das classes A, B e C entre 14 e 17 de maio de 2021.
A pesquisa comprovou que a maioria dos brasileiros (78%) consome música por meio de smartphones, seguindo de Tv/Smartv (34%) e computador/notebook (30%). Dentre os gêneros mais ouvidos, o resultado da pesquisa corrobora com boa parte dos rankings musicais onde o sertanejo ainda é predominante. Em segundo lugar ficou o pop e em terceiro a gospel/cristã.
Nesse contexto, da Gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Globo, Giani Scarin, em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, destacou a relevância da predominância da música religiosa como primeira opção na escolha dos brasileiros.
“Sabemos que a música faz parte da rotina do brasileiro, está no nosso DNA. Mas nos chamou a atenção como a aceleração da digitalização, muito impulsionada pelo isolamento social, diversificou os modos de acesso: são 8 em cada 10 brasileiros que escutam música por smartphone e as SmarTVs já são o segundo device mais usado para escutar música no Brasil. Outro ponto, é a relevância que a música religiosa/gospel/Cristã, para 14% é o mais citado como preferido”, destaca Giani.
Segundo a gerente, o objetivo das pesquisas desenvolvidas pelo tracking “Sintonia com a Sociedade” é fazer um acompanhamento contínuo de temáticas relevantes para a sociedade brasileira. “A música faz parte do nosso dia a dia, acompanhando nas atividades domésticas, nos exercícios e durante o deslocamento. Ajuda o brasileiro a lidar com ansiedade, manter o bem estar emocional, melhorar o bom humor. São temáticas como essa que nos ajuda a entender o comportamento, expectativas e necessidades de nossa população”, revela.
Insights da pesquisa
Questionados “Por quais serviços você costuma ouvir músicas no seu dia a dia?”, a pesquisa da Globo revelou que 68% dos entrevistados ouvem música por meio do YouTube, seguidos do Spotify (38%) e da Rádio AM/FM (31%).
Os momentos são os mais variados, desde atividades domésticas (63%) a atividades físicas (41%), passando por deslocamento pela cidade (37%) e enquanto navega na internet/celular (37%). Assim, para maioria dos entrevistados, montar suas próprias playlists (39%) ainda é o melhor caminho para dar o “tom ideal” de cada momento.
A grande maioria dos entrevistados também destacou que ouvir música ajuda a lidar com estresse e ansiedade (93%), um mal que vem tomando conta de boa parte da população. Além disso, a mesma porcentagem garantiu que ouvir música ajudou a manter seu bem-estar durante a pandemia.
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Baseado nesses dados, segundo Giani, a pesquisa teve foco em visibilizar e colocar luz em temáticas relevantes para as pessoas, para ampliar o conhecimento sobre o brasileiro e ajudar na tomada de decisões estratégicas dentro da Rede. “Esses estudos são compartilhados com todas as áreas da Globo e com mercado e podem ajudar nas decisões comerciais e de conteúdo”.
“Pesquisas como essa aproximam conversas e criam perguntas. É um ciclo contínuo, que permite que exista um entendimento sobre o comportamento e preferências dos brasileiros no consumo da música e abre espaço para discussões na indústria, com o objetivo de crescimento do segmento como um todo”, destaca.
Por fim, cerca de 37% dos entrevistados destacaram que julgam as pessoas pelos seus gostos musicais. Mas, a maioria deles (62%), revelam que são abertos a conhecer novos artistas por meio de recomendação das plataformas musicais e das redes sociais (44%). Confira a pesquisa completa na Plataforma Gente clicando aqui!