in

Entrevista: Clara Mendes e Matuê contam sobre os bastidores da 2ª edição do Plantão Festival

Com produção da gravadora 30PRAUM, o Plantão Festival acumula, em 2024, R$5 milhões de investimento e reúne 17 atrações do rap e do trap nacionais

plantão festival, clara mendes, matuê, 30praum
Clara Mendes, CEO da 30PRAUM, e o rapper Matuê, diretor artístico da gravadora, falam do Plantão Festival. Fotos: Renan Pinheiro e Gabriel Brasil.

Nos dias 19 e 20 de abril, Fortaleza (CE) torna-se palco da segunda edição do Plantão Festival, evento que mobiliza a cena de rap e trap nacional no nordeste brasileiro. O POPline.Biz é Mundo da Música entrevista a empresária Clara Mendes, CEO da 30PRAUM, e o rapper Matuê, diretor artístico da gravadora, sobre o festival, que reúne neste ano dezessete atrações da música urbana brasileira. Confira abaixo mais detalhes sobre o conceito, os investimentos e a experiência do Plantão em 2024.

LEIA MAIS:

Plantão Festival acontece em abril em Fortaleza (CE). Foto: Gabriel Brasil / Divulgação

A concepção do Plantão Festival é desenvolvida pela 30PRAUM, gravadora sediada no Ceará, voltada para o rap e o trap. Como marca, busca valorizar artistas locais. Na próxima semana, a 30PRAUM transforma, pela segunda vez, a capital cearense em um ponto de encontro para dois dias de imersão com artistas da cena do país.

Neste ano, segundo a organização do festival, o Plantão acumula R$5 milhões, a maioria sendo investimento da própria 30PRAUM, empresa fundada por Matuê e Clara Mendes. Com o crescimento do valor de produção do evento, o público pode esperar uma estrutura maior para assistir aos dezessete artistas da line-up.

“A maioria do investimento é da 30PRAUM, mas temos parceiros que estão entendendo o que queremos levar de experiência personalizada. Claro, é um investimento muito grande, mas acima disso, há sempre o posicionamento da nossa marca. Qualquer ação que a gente faz dentro do Plantão, e cada projeto dentro da 30PRAUM, é alinhada com o propósito que aquele projeto quer cumprir”, explica Clara Mendes, CEO da 30PRAUM, para o POPline.Biz.

Os fãs poderão assistir no Marina Park Hotel aos shows de 30PRAUM (Matuê, WIU e Teto), assim como de Major RD, KayBlack, TZ da Coronel, Azzy, Leviano, Guto, Djonga, Veigh, ConeCrew, Derek, Slipmami, Borges, Arthurzim, Vino e Danzo.

“Tudo o que a gente faz tem um porquê, um motivo, um sonho por trás. É uma coisa criada ao longo de vários anos e é feita com muito amor e dedicação”, afirma Matuê, diretor artístico da 30PRAUM, durante a entrevista ao POPline.Biz.

Com uma cena cada vez mais crítica, o público pode esperar uma experiência marcada por referências da região, através da linguagem global do rap e do trap. Ao todo, a programação é preenchida por sete artistas nascidos no nordeste, divididos em oito apresentações, e pela primeira vez, duas mulheres no palco: Azzy e Slipmami. Ao mesmo tempo, Clara promete uma sintonia entre as apresentações, já que os artistas também são parceiros na vida pessoal.

“Realmente é uma energia diferente que a gente tá tentando criar no Plantão com todos os artistas. Eles se conhecem, são amigos. Do nada, um está no palco do outro. É uma experiência bem orgânica”, explica Clara Mendes, CEO da 30PRAUM, sobre o festival.

Experiência artística

Além das referências regionais nordestinas, a equipe local e a line-up diversificada, o Plantão é um projeto que se apresenta como um dos marcos da história da 30PRAUM. Até os resultados da primeira edição, a gravadora ainda navegava pelo início da produção de eventos. Segundo Matuê, na entrevista ao POPline.Biz, o insight para apostar na produção cultural, também do lado da construção de estrutura de show, veio em sua primeira apresentação em Fortaleza (CE) após o auge da pandemia de COVID-19.

“O nosso maior teste foi um show que fizemos no pós-pandemia, no Centro de Eventos. Fazia muito tempo que eu não fazia um show em Fortaleza. Antes da pandemia, houve um crescimento da minha carreira, e eu acabei fazendo mais shows no sudeste, onde havia um público pagante maior. Quando eu tentava fazer um show aqui no Ceará, muitas vezes os contratantes não enxergavam valor no trabalho que a gente tava fazendo em torno do som, da arte”, afirma Matuê para o POPline.Biz.

Até então com uma mixtape, 22 singles e seu primeiro álbum lançados, a carreira do expoente do trap cresceu no período da pandemia. O Plantão surge na retomada de grandes eventos no país. Por exemplo, no ano passado, de acordo com o ECAD, 62 mil eventos foram licenciados, com destaque para os festivais.

“Eu já me via várias vezes querendo entregar algo no show, mas que eu só teria chance se eu tivesse controle sobre o evento inteiro. Por exemplo, trazer o fã para o meu universo criativo. O Plantão é isso: criamos um conceito que conecta elementos da nossa região, com artistas daqui e que visa trabalhar com o rap e o trap na cena em geral, mostrando o crescimento e a força dela no nordeste”, declara Matuê durante a entrevista ao POPline.Biz.

Segunda edição do festival

O Plantão está hoje no centro das ações da 30PRAUM. De acordo com a co-fundadora, Clara Mendes, a equipe está completamente envolvida no festival. O selo tem aproximadamente 50 funcionários, divididos na sede em Fortaleza (CE) e no escritório de apoio em São Paulo (SP). A empresária também dá a entender que um dos próximos passos da gravadora é um novo trabalho musical de Matuê, assinado pela 30PRAUM.

“O festival Plantão é um evento feito da 30PRAUM para o público e para os artistas. A gente tem os patrocinadores que fazem um trabalho incrível e ao lado deles, mas o Plantão é desenvolvido pela gravadora. A mesma galera que está trabalhando no álbum do Matuê, também está no festival. A gente acredita muito que este mercado de eventos, que no rap tem um público muito grande, tem um futuro e estamos investindo nisso”, diz Clara Mendes, executiva da 30PRAUM.

Com ingressos ainda à venda, o Plantão é montado com apresentações, área gastronômica e outras experiências desenvolvidas no espaço do festival. Em 2023, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas nos shows e 60 mil telespectadores simultâneos, por meio da live realizada no YouTube. Neste ano, a Kenner é uma das patrocinadoras e o evento conta com apoio da Red Bull e da Prefeitura de Fortaleza.

“De ano em ano, a gente busca trazer essa evolução, fazendo produções maiores e também um significado maior para o que fazemos. Queremos mostrar nossa força, da arte e dos jovens do nordeste. Também queremos trazer o Brasil inteiro para conhecer e ver isso ao vivo”, revela Matuê, diretor artístico da 30PRAUM.

“Sempre estamos tentando trazer uma experiência histórica. E é diferente ter visto a história pela televisão e ter vivenciado. A gente tá providenciando o live stream, mas ao mesmo tempo isso serve para dar o toque [ao público] que ‘ano que vem, tu vai querer estar lá’, e as pessoas não vão querer perder o ao vivo. […] Como 30PRAUM, a gente entende um pouquinho de tudo em nossa equipe, tanto o lado do contratante, quanto o do artista e esse é o que a gente mais defende. A todo tempo estamos tentando atender e providenciar a melhor experiência para todo mundo”, completa Clara Mendes, CEO da 30PRAUM.

 

Plantão Festival 2024

Datas: 19 e 20 de abril

Local: Marina Park (Av. Presidente Castelo Branco, 400, Moura Brasil –

Fortaleza/CE)

Atrações:

  • Sexta-feira, 19 de abril: Matuê, WIU, Teto, Major RD, KayBlack, TZ da Coronel, Azzy, Leviano e Guto.
  • Sábado, 20 de abril: 30PRAUM (Matuê, WIU e Teto), Djonga, Veigh, ConeCrew, Derek, Slipmami, Borges, Arthurzim e Vino convida Danzo

Ingressos e mais informações: https://www.plantaofestival.com/