in ,

Entrevista: Anitta revela que já tem outra parceria internacional para depois de Iggy Azalea


(Foto: Leonardo Torres)
Anitta está em um momento divisor de águas em sua carreira. Caso você não tenha se dado conta, o que é muito difícil, sua internacionalização começou com tudo. Ela trouxe o astro colombiano Maluma ao Brasil especialmente para participar de seus shows, e vai cantar no próximo single da rapper australiana Iggy Azalea – que sai em maio. Mas não para por aí. A carioca revelou ao POPline que, em junho, haverá outra parceria gringa: “tem mais uma faixa minha que vai sair em outro projeto internacional, mas essa sou eu cantando em português. Ainda não posso divulgar”. Sempre misteriosa! “É que não é um trabalho meu!”, ela justifica.

O projeto de internacionalização de Anitta é antigo, e conta com total apoio da Warner Music, gravadora que quer mesmo uma diva pop global para chamar de sua. Em junho do ano passado, a empresa a apresentou para executivos de todo o mundo na maior feira de música da Europa, realizada em Cannes. Na ocasião, foi mostrada, inclusive, uma versão em inglês de “Bang”. Ela também passou a se vestir com figurinos desenhados por Jeremy Scott, designer da Moschino. Além disso, a cantora formou um time especialmente para seu trabalho fora do país: depois da apresentação nas Olimpíadas do Rio, vista por mais de três bilhões de telespectadores mundialmente, ela assinou contrato com a agência WME, que cuida da carreira de nomes como Rihanna e Adele, e também do DJ Alok. Foi por meio desta empresa que surgiu a parceria com Iggy Azalea – outra agenciada.

A brasileira acaba de voltar de Los Angeles, onde esteve finalizando a música com a rapper e gravando o lyric video. O single se chama “Switch” e trará Anitta cantando em inglês pela primeira vez. A data de lançamento do clipe está marcada para 19 de maio, segundo a cantora. Em junho, Iggy fará uma performance da canção no iHeartRadio MMVA, no Canadá. Anitta foi convidada, mas não poderá comparecer.

– Aaaaai! Eles me avisaram muito em cima, e eu já tinha show marcado. Não achei justo cancelar. Falei: “deixa para próxima, e me avisa com um pouquinho mais de antecedência, que eu vou”. Espero que a música bombe, e a gente cante em outros lugares. A gente tem planos. A gente está dependendo da resposta da música, mas acho que vai ter, porque a música é bem boa. – ela conta ao portal, nos bastidores de seu show no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, no sábado (29/4), diante dos olhos de Maluma, que acompanha todo o papo, apesar de não entender nada do que é dito.

Dupla no backstage do Vivo Rio (Foto: Gustavo Bresciani)

O evento “Anitta Convida Maluma” – que se repete neste domingo (30/4), em São Paulo – teve ingressos esgotados no Rio. A união deles em “Sim ou Não” se segura nas paradas desde julho passado, e rendeu uma versão em espanhol, “Sí o No”, que pode ser ouvida nas rádios da América Latina e da Espanha. Diante da boa aceitação, será que eles planejam uma dobradinha? “Ainda não”, ela esclarece, “acho que está muito recente para pensar em outra parceria, senão vai parecer que a gente é Sandy e Junior, uma dupla! Acho que no futuro talvez, mas não agora”. Maluma e Anitta têm uma história curiosa: antes de se conhecerem (pelas redes sociais, incentivados pelos fãs), estiveram no mesmo show em 2014, no interior de Minas Gerais: era a gravação do primeiro DVD de Lucas Lucco.

– No dia que ele gravou com Lucas Lucco, foi o mesmo dia que eu gravei, e a gente não se conheceu. Uma coisa de louco! Eu também fiz esse DVD, e a gente não se viu. Tudo uma coincidência. A gente estava no mesmo dia, no mesmo lugar, e fomos nos conhecer pela Internet. Ele só conhecia Patrocínio! Primeiro lugar do Brasil que ele sabia era Patrocínio! – ela se lembra.

(Foto: Leonardo Torres)

Durante essa entrevista, fica muito claro: é uma brasileira despontando na cena mundial. A cantora, que figura com frequência na lista Social 50 da Billboard e é a única cantora nacional na lista dos 30 artistas musicais mais seguidos do mundo no Instagram, está no backstage de seu show e se ouve vários idiomas ali. Tem gente falando inglês, gente falando espanhol, e gente se arriscando no portunhol: de tudo um pouco. Ela só fala em inglês com Maluma – pelo menos diante da imprensa – e acaba servindo de tradutora para quem não domina nenhum idioma além do próprio.

– Agora não tem mais como dizer que a carreira internacional não começou. Maluma está aqui, depois é com a Iggy… não tem nem como. Estou ansiosa, espero que dê certo, mas também estou cuidadosa. Além de ansiosa, cuidadosa. – ela reafirma sua posição de sempre – Não tenho medo. É só que não gosto de fazer as coisas de qualquer jeito. Eu gosto de fazer bem feito, para não chegar ao ponto de todo mundo falar “oh, deu errado! Fez besteira!”. É muito fácil acontecer isso, então prefiro fazer as coisas com cuidado.

Os fãs brasileiros, que torcem muito para que tudo dê certo, não precisam temer o abandono. Além de priorizar o show no Brasil ao iHeartRadio Music Awards, no Canadá, ela já tem um single próprio para lançar. Vai sair depois de “Switch” e da outra parceria misteriosa. No segundo semestre, mais precisamente. O cronograma da cantora está assim:

12 de maio – Lançamento de “Switch”, com Iggy Azalea*
19 de maio – Estreia do clipe de “Switch”*
Junho – Música com participação de Anitta em projeto internacional
Segundo semestre – Novo single da cantora

* Depois da divulgação dessas datas, Iggy Azalea disse no Snapchat que o dia do lançamento da música ainda não está 100% acertado. Leia aqui!