Entenda os bastidores
Foto: Hamish Brown
in

Entenda os bastidores da entrada de Aaliyah nas plataformas digitais

Cantora morreu em 2001, mas seu lado segue vivo.

A partir desta sexta-feira (20) os fãs podem ouvir em todas plataformas digitais o “One in a Million” (1996), o segundo da carreira da saudosa Aaliyah. Entre os hits do álbum, está “If Your Girl Only Knew” e “The One I Gave My Heart To“. Até outubro os outros álbuns da Aaliyah serão disponibilizados.

Ela foi um dos maiores fenômenos do R&B / Urban dos anos 90, mas morreu em um trágico acidente de avião em 2001. A artista impactou não só no seu estilo musical que era inovador na época, mas também na moda. Além disso, ela revelou grandes nomes como Timbaland e Missy Elliot, que eram produtores underground e foram impulsionados depois que trabalharam com ela justamente neste álbum que foi liberado.

Os fãs podiam para que a discografia completa por muito tempo, mas demorou por conta de questões legais. Houve uma divergência entre o tio da Barry Hankerson e outros membros da família da cantora. Barry comandava a Blackground Records, gravadora da Aaliyah. No entanto, essa gravadora entrou em falência e decidiu parar as atividades (prejudicando vários artistas que não conseguiam se livrar do contrato, como a JoJo). Com isso, apareceram questões judiciais para a liberação das músicas.

Portanto, a disputa entre Barry Hankerson fica com a mãe e o irmão de Aaliyah. Muito se falou como ficaria a divisão financeira dos lucros a partir do momento que esse material fosse disponibilizado. Sabendo do histórico problemático de Hankerson, havia uma grande defesa pelo lado da família, mas no final das contas eles “pagaram para ver”, esperando que não dê grandes problemas

Veja o cronograma dos outros álbuns da Aaliyah:

Cantora morreu em 2001
Foto: Divulgação

No dia 10 de setembro fica disponível o “Aaliyah“, terceiro e último álbum da carreira (além do momento). Foi justamente na divulgação desse disco que aconteceu a grande tragédia. Ela voltava das gravações do clipe “Rock the Boat” nas Ilhas Abaco, em Bahamas, quando um acidente aéreo aconteceu. O motivo seria a sobrecarga de peso por conta dos equipamentos. Além da cantora, morreram outros membros da equipe. O clipe foi lançado posteriormente, mesmo depois da tragédia.

Além de cantora, Aaliyah era atriz e teve seu auge atuando em “Romeu Tem Que Morrer“, que teve como trilha sonora “Try Again“, seu maior sucesso. Portanto, ela impactou a indústria do cinema, da moda e da música. Ela morreu no auge da carreira.

Escrito por Caian Nunes

Alarme falso! Ator de “Chiquititas” segue desaparecido em SP

Marcelo Falcão aposta em realidade virtual para clipe de “Em Busca da Luz”