Nesta sexta-feira (10), a partir de 12h45, nós conheceremos os indicados ao Grammy 2024. Para participar da consagrada premiação, gravadoras e agentes da indústria musical fazem campanhas de elegibilidade para seus artistas e este movimento é conhecido como “For Your Consideration”. A ideia é fazer com que a Academia reconheça e submeta obras às categorias da honraria. Neste ano, porém, novas regras foram estabelecidas, o que pode limitar algumas promoções. Entenda!
LEIA MAIS:
- Lady Gaga: Bloody Mary pode concorrer ao Grammy 2024, diz Forbes
- Taylor, SZA, Miley e Lana são favoritas a Álbum do Ano no Grammy 2024, prevê site
- Música de IA, que não contém ‘autoria humana’, não será elegível para o Grammy
Veja o que muda:
- Os artistas submetidos a indicações estão expressamente proibidos de presentear ou enviar itens como press kit e merch aos votantes, visando obter mais votos;
- Os membros votantes da Academia estão proibidos de aceitar dinheiro ou outros benefícios para privilegiarem artistas com votos e informações sigilosas;
- Os materiais de campanha enviados pelas gravadoras e agentes, tais como pôsteres, não podem incluir dados como números de charts, streaming, vendas e certificados;
- É proibido haver uma comunicação direta entre o artista a ser elegível e membros da Academia com fins de divulgação de uma obra;
- Votantes e membros da Academia que forem convidados para eventos não podem ser contemplados com cortesias, devendo pagar o valor integral, sem descontos;
- Os membros ou seus publicitários designados ficam possibilitados a promover apenas suas próprias gravações, não as de outros.
Expansão do Big 4! Grammy Awards adiciona novas categorias ao grupo principal
LEIA MAIS:
- Taylor Swift: Midnights é a grande aposta como Álbum do Ano no Grammy 2024
- Grammy Latino: Laura Pausini é nomeada como Personalidade do Ano 2023
- Tina Turner inspirou Beyoncé e fãs relembram apresentação no Grammy
O chamado grupo ‘Big 4’, que abrange as quatro principais categorias do prêmio – “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação” -, agora passará a incluir as já existentes “Produtor do Ano” e “Compositor do Ano” ao momento de maior destaque da entrega de gramofones. Além disso, criou-se do zero 3 novas categorias a serem pleiteadas… A premiação acontecerá dia 4 de fevereiro!
Uma delas é a de “Melhor Performance de Música Africana”, que dará espaço a singles e outras faixas originais de artistas espalhados por todo o continente africano. Gêneros como afrobeat, afro pop, afro-fusion, kizomba, afro-house, South African hip-hop e vários outros serão contemplados.
A partir do anúncio da categoria, vários internautas já estão apostando que o prêmio poderá ser entregue ao rapper nigeriano Rema, um dos expoentes da música africana que mais tem se destacado no último ano com o estrondoso sucesso do ‘sleeper hit’ “Calm Down”, no qual divide vocais com Selena Gomez.
>>> 10 artistas pop de diferentes países da África para conhecer (e dar o play)
Outra categoria novinha em folha é “Melhor Gravação de Pop Dance”, que premiará singles e demais faixas dançantes que sigam um arranjo pop. Atualmente, o gênero já é reconhecido através das categorias existentes “Melhor Gravação de Dance/Eletrônica” e “Melhor Álbum de Dance/Eletrônica”. Já os remixes não serão considerados elegíveis a essa categoria, uma vez que já se enquadram em “Melhor Gravação Remixada”.
Por último, quem garante lugar no rol de categorias do Grammy Awards é “Melhor Álbum de Jazz Alternativo”, que reconhecerá a excelência artística de álbuns do gênero jazz sejam eles de artistas solo, duo, grupos; com ou sem vocais. A nova categoria se juntará a cinco outras já existentes voltadas para o gênero.
Válido salientar que, com essas mudanças, agora a Academia passará a entregar 94 gramofones em suas edições – se nenhuma outra categoria for adicionada nos próximos anos.
“A Recording Academy tem o orgulho de anunciar essas últimas mudanças de categoria em nosso processo de premiação […]. Elas refletem nosso compromisso de ouvir e responder ativamente ao feedback de nossa comunidade musical, representar com precisão uma gama diversificada de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o cenário musical em constante evolução”, disse Harvey Mason jr., CEO da Academia, em um comunicado conforme reportou a Billboard.