Foto: SJ Objio/Unsplash
in

Entenda a diferença entre feat e artista principal nas plataformas

Feat (abreviatura de featuring, em inglês, significa “apresentando” ou “com”) é usado quando alguém participa de um álbum de outro artista

Promover lançamentos de singles com feats começou a fazer parte da estratégia de muitos artistas, seja para ganhar visibilidade, se posicionar frente a um público diferente ou potencializar o alcance da sua música. Dentro de um feat há sempre um artista principal, no qual a música é vinculada nas plataformas, e um ou mais artistas convidados. Mas o que é um feat e qual a diferença entre feat e artista principal?

Feat (abreviatura de featuring, em inglês, significa “apresentando” ou “com”) é usado quando alguém participa de um álbum de outro artista, mas não é um projeto em parceria como o caso de Simon & Garfunkel (quando Paul Simon e Art Garfunkel gravaram discos juntos, como um grupo, e não artistas solo, por exemplo).

A CD Baby explicou a diferença em seu blog: “feat é o caso da participação de João Neto e Frederico no single “Ex Que Volta Com Ex” dos gaúchos Léo & Cauhã. Aqui, L&C são os donos do projeto – repare que só o nome deles aparece no topo, enquanto JN&F entra apenas ao lado do nome da faixa em que participam”.

Foto: Reprodução/CD Baby

 

A distribuidora explica que, por não serem donos do projeto, o single não entra na discografia oficial deles (nem em “Último Lançamento”), apenas na seção de feats. Veja abaixo os nomes que cada serviço de streaming usa:

  • Spotify – Aparece em
  • Deezer – Destaque em
  • Tidal – Aparece em
  • Apple Music – com participação em

Para isso, é preciso escolher a opção “artista participante” no menu ao lado do nome da dupla. Para adicionar produtores ou remixers a uma faixa, o caminho é o mesmo – basta abrir novos campos para incluir esses artistas e suas funções.

Outro bom exemplo citado pela CD Baby foi do guitarrista e produtor Robertinho de Recife se juntou ao cantor Zé Ramalho para uma série de singles em que os dois assinam como artistas principais. Nesse caso, os singles aparecem na discografia dos dois nas plataformas de streaming.

Foto: Reprodução/CD Baby

Perceba a diferença: Robertinho de Recife e Zé Ramalho continuam sendo artistas solo, mas gravando junto como iguais e, por isso, os nomes dos dois artistas aparecem lado a lado no topo da página do single.

Resumindo: Se você é o dono do projeto e convidou outro artista para participar, ele é feat. Mas, se o projeto é dos dois juntos, ele também deve ser listado como artista principal.

Escrito por Rafa Ventura

Fernanda Gentil estreia “Zig Zag Arena” aos domingos na Globo

Duda Beat faz cover de clássico da Britney Spears no “Caldeirão do Mion”