Menu
in ,

Entenda: artistas e plataformas de streaming aderem ao #BlackoutTuesday

Depois do choque, da tristeza e da indignação, o mundo agora está em protesto. Em protesto contra a morte de George Floyd, um homem preto que foi morto brutalmente por um policial branco nos Estados Unidos. Em protesto contra o racismo.

Vários artistas da música se pronunciaram sobre o caso, com alguns até participando dos atos que estão acontecendo em todo os Estados Unidos, com Halsey, Ariana Grande e o casal Shawn Mendes e Camila Cabello. E agora, uma campanha em conjunto com gravadoras e até plataformas de streaming vai levar ainda mais o foco para o movimento Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam, em português).

É o #BlackoutTuesday, movimento organizado por Jamila Thomas e Brianna Agyemang, duas mulheres pretas da música, e que terá os artistas, formadores de opinião e gravadoras todos silenciados por um dia inteiro, sem publicações nas redes sociais, sem produção de conteúdo. Tudo isso em protesto contra o racismo.

O silêncio é a forma dos artistas e gravadoras fazerem o público refletir sobre os últimos acontecimentos e sobre o racismo e apoiar o fim dessa prática há muito enraizada na sociedade.

#BlackoutTuesday

A adesão ao #BlackoutTuesday está grande. Inúmeros artistas já trocaram suas imagens de perfis por imagens totalmente pretas.

Alguns dos artistas, incluindo Selena Gomez, Billie Eilish, Rihanna e Lady Gaga, fecharam suas lojas virtuais, tanto de músicas como de outros empreendimentos, como maquiagens, também como parte do #BlackoutTuesday.

Loja virtual de Billie Eilish é fechada em apoio ao #BlackoutTuesday (Foto: Reprodução)

Spotify

Com a intenção de aumentar o foco nos movimentos anti-racistas ao redor do mundo, o Spotify fará várias ações em sua plataforma nesta terça-feira. O #BlackoutTuesday do Spotify terá as mais importantes playlists e podcasts de sua plataforma todas com as capas com imagens pretas e silêncios de exatos 8 minutos e 46 segundos também em várias de suas playlists e podcasts.

A duração do silêncio é o exato tempo que o policial Derek Chauvin passou com o joelho em cima de George Floyd e o asfixiando.

Além disso, os destaques do Spotify estão apenas para playlists e artistas pretos.

Foto: Reprodução / Spotify

Apple Music

A Apple Music também aderiu à campanha do #BlackoutTuesday e os seus usuários recebem uma mensagem ao abrir o serviço de streaming da Apple nesta terça-feira (02).

“Em firme suporte às vozes pretas que definiram a música, criatividade e cultura, nós usamos a nossa.

Esse momento nos chama para falar e agir contra o racismo e injustiça de todos os tipos. Nós estamos em solidariedade com as comunidades pretas em todo lugar.”

Um botão “Ouça junto”, leva direto para a rádio Beats1, que estará tocando apenas artistas pretos durante todo o dia de hoje. O serviço de busca de músicas, playlists e rádios da Apple Music está desabilitado, com os usuários apenas podendo ouvir o que já está incluído em sua biblioteca.

Pabllo Vittar

Mc Rebecca

Lucy Alves

Rihanna

Rihanna fechou todos os comércios globalmente das marcas Fenty, Fenty Beauty, Savage x Fenty nesta terça.

Katy Perry

Tento viver minha vida para responder à pergunta: “como posso servir?”. Eu passei os últimos dias assistindo, ouvindo e refletindo sobre como utilizar meu privilégio e plataforma. Espero que a #BlackoutTuesday (especialmente indústria da música) dê oportunidade de pegar o que aprendemos e colocarmos na prática na quarta, e todos os dias após. Há várias maneiras de apoiar o movimento de justiça e igualdade. Eu escolhi doar para as instituições marcadas aqui. Você pode fazer o mesmo no ‘link’ em minha ‘bio’. Essa quase mãe vai trabalhar duro para fazer este muundo mais justo por todas as crianças.

Any Gabrielly

Ludmilla

Anitta

Manu Gavassi

Pitty

Maisa

Demi Lovato

Por favor use essa hasthag e não a hashtag do BLL (Black Lives Matter) para que possamos manter a informação acessível ou então várias outras informações vão inundar o feed.

DJ Batata

5 Seconds of Summer

Billie Eilish

A loja da cantora em seu site oficial foi fechada nesta terça e a frase “vidas negras importas” colocada em destaque.

Robbie Williams

Becky G

Ana Carolina

Kylie Minogue

Coldplay

Kelly Rowland

Normani

Ashley Tisdale

Usher

Meghan Trainor

Natti Natasha

Alexandra Burke

Louis Tomlinson

Little Mix

Camila Cabello

Alessia Cara

Não nos assista apenas por entretenimento e não se importe com nossos problemas de justiça social. Não seja o tipo que quer nosso ritmo e não nosso ‘blues’ (tristeza). Não crie crianças que odeie as minhas quando forem adultas porque você não teve conversas agora.

Vários outros artistas deverão ainda se pronunciar durante toda esta terça-feira (02).

Compartilhe:

Sair da versão mobile