Após meses de especulações e impasses, Elon Musk finalizou a aquisição bilionária do Twitter. Em um comunicado publicado na rede social nesta quinta-feira (27), Musk dirige-se aos anunciantes da plataforma e revela quais os seus motivos para adquirir a rede social. De acordo com o Deadline, o acordo foi fechado por cerca de R$ 278 por ação, alcançando o valor de cerca de R$ 226 bilhões.
Leia Mais:
- Twitter confirma a intenção de compra do Elon Musk por cerca de R$ 226 bi
- Elon Musk cancela negociação do Twitter e empresa promete batalha judicial
- Elon Musk adquire Twitter por R$ 214 bilhões; saiba detalhes
- Elon Musk adquire participação do Twitter e decide não se juntar ao conselho
- Geração Z no Twitter: 39% acessam e interagem com a plataforma
“Eu queria entrar em contato pessoalmente para compartilhar minha motivação em adquirir o Twitter. Tem havido muita especulação sobre porquê eu comprei o Twitter e o que penso sobre publicidade. A maior parte está errada. A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça comum digital, onde uma ampla gama de crenças pode ser debatida de forma saudável maneira, sem recorrer à violência”, diz Musk em seu comunicado.
O bilionário continua: “Lá [o Twitter] é atualmente um grande perigo que as mídias sociais irão se fragmentar em extrema direita e extrema esquerda, em câmaras de eco de asas que geram mais ódio e divisão nossa sociedade. Na busca incansável de cliques, grande parte da mídia tradicional alimentou e atendeu esses extremos polarizados, como eles acreditam, é isso que traz o dinheiro, mas, ao fazer assim, perde-se a oportunidade de diálogo.”
Elon Musk explica os motivos de ter comprado o Twitter
De acordo com Musk, ele não adquiriu o Twitter “porque seria fácil” ou “para fazer mais dinheiro”. O empresário aponta a necessidade de criação de políticas que punam os conteúdos ditos “de forma irresponsável”.
“Por isso comprei o Twitter. Eu não fiz isso porque seria fácil. Eu não fiz isso para fazer mais dinheiro. Fiz isso para tentar ajudar humanidade, a quem amo. E eu faço isso com humildade, reconhecendo que o fracasso em perseguir este objetivo, apesar de nossos melhores esforços, é uma possibilidade muito real”, afirma o empresário.
Dear Twitter Advertisers pic.twitter.com/GMwHmInPAS
— Elon Musk (@elonmusk) October 27, 2022
Musk prossegue: “Dito isso, o Twitter obviamente não pode se tornar um inferno gratuito para todos, onde qualquer coisa pode ser dita sem consequências! Além de aderindo às leis do país, nossa plataforma deve ser um espaço caloroso e acolhedor para todos, onde você pode escolher a experiência desejada de acordo com suas preferências, assim como você pode escolher, por exemplo, ver filmes ou jogar videogames em todas as idades”.
Musk aponta o papel da publicidade dentro do Twitter
Segundo Musk, o papel da publicidade dentro do Twitter engloba o encantamento, o entretenimento e a informação. Para o bilionário, anúncios altamente relevantes são uma forma de se fazer conteúdo de qualidade.
“Também acredito muito que a publicidade, quando bem feita, pode encantar, entreter e te informar; pode mostrar-lhe um serviço ou produto ou tratamento médico que você nunca sabia que existia, mas é certo para você. Para isso ser verdade, é essencial mostrar aos usuários do Twitter publicidade tão relevante quanto possível para suas necessidades“, afirma Musk.
Por fim, o executivo destaca e projeta o futuro da plataforma: “anúncios de baixa relevância são spam, mas anúncios altamente relevantes são, na verdade, conteúdo. Fundamentalmente, o Twitter aspira a ser o plataforma de publicidade mais respeitada do mundo que fortalece sua marca e cresce seu empreendimento. A todos que tem parceria conosco, obrigado. Vamos construir algo extraordinário juntos”.
As negociações entre Musk e o Twitter iniciaram em abril de 2022. Entre os impasses, Musk declarou que não havia clareza da plataforma em relação aos dados, principalmente das ações de robôs. Em seguida, o Twitter afirmou que entraria na justiça caso Musk não finalizasse a aquisição prometida. Até a finalização dessa matéria, os executivos Parag Agrawal (CEO do Twitter) e Bret Taylor (Chairman do Twitter) não se pronunciaram.