Nos últimos meses, ferramentas de inteligência artificial estão se tornando o centro dos debates. Um exemplo disso é o ChatGPT, que tem dividido opiniões. Em uma carta aberta, Elon Musk, intelectuais, pesquisadores do setor tecnológico e executivos pedem uma pausa no desenvolvimento de tecnologias nesse formato. As informações são do Tecnoblog.
O documento foi publicado pela Future of Life Institute, uma associação sem fins lucrativos, que é parcialmente financiado pela Musk Foundation. Nele, consta que a inteligência artificial pode causar rupturas políticas e econômicas, representando um risco para a sociedade e a civilização.
Na carta, os signatários apontam que os laboratórios do setor estão em uma corrida fora do controle para desenvolver sistemas que ninguém consegue nem mesmo entender e prever, inclusive, incluindo seus próprios criadores.
Leia Mais:
- Artista usa técnica de IA para mostrar como seria rosto de Chorão hoje
- Meta anuncia nova ferramenta de pesquisa de inteligência artificial
- Ariana Grande cantando Anitta, Rihanna e mais?! Versões em IA viralizam na web
- Elon Musk estima que Twitter vale US$ 20 bilhões, menos da metade do que foi adquirido
Ainda é pedido no documento, no mínimo seis meses no treinamento de sistemas mais potentes que o GPT-4 e, caso as empresas não concordem, os governos deveriam intervir.
A carta ainda sugere que as empresas criem protocolos rígidos de segurança, que seriam compartilhados entre todas. Os projetos e desenvolvimentos também seriam auditados por especialistas independentes.
Elon Musk e a regulação da Inteligência Artificial
Em 2017, Elon Musk já defendia uma regulação do setor, antes que fosse “tarde demais”.
À época, o CEO da Tesla e da SpaceX se uniu a outros líderes do setor para pedir à ONU a proibição de armas de guerra robóticas, por temer que elas saiam de controle.