Neste domingo (30), após a apuração dos votos de mais de 472.075 mil seções eleitorais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou-se oficialmente o novo presidente do Brasil. O político recebeu 50,82% dos votos válidos no segundo turno e, por isso, foi eleito para o cargo. Com isso, ele estará no seu terceiro mandato na presidência da república.
LEIA MAIS:
- Em dia de eleição, Virginia decide não manifestar seu voto: “É secreto”
- Memes com Lula viralizam na web em dia de eleição; confira!
- Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars, reitera apoio a Lula
O candidato recebeu a maior parte dos votos vindos do norte e nordeste. No centro-oeste, Jair Bolsonaro (PL) teve a melhor, totalizando 49,18%. No sul e no sudeste, os dois políticos dividiram os votos.
Neste ano, o Brasil teve cerca de 156.454.011 mil eleitores no primeiro turno, um acréscimo de mais de 6% se comparado às ultimas eleições, em 2018. No entanto, apenas 118.229.719 milhões de votos foram validados, já que houveram mais de 31 milhões de abstenções.
Eleito, Lula assume a presidência em 2023
Com a vitória de Lula (PT), o político assume oficialmente o cargo em janeiro de 2023, após um evento solene no Palácio do Planalto, em Brasília. Neste dia, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), passará a faixa para o novo político eleito.
Vale lembrar que há muita expectativa para a posse do presidente. Nos últimos anos, diversos artistas demonstraram interesse em participar do evento. Uma delas foi Pabllo Vittar, que sempre deixou claro seu posicionamento político.
“Ele não sabe, mas fez parte da minha infância e da minha vida. Cresci com Bolsa Família, no MST, projetos que ele proporcionou. É uma referência para mim”, disse a cantora.