Eddie Vedder reaparece “solo”, mas certamente não está “sozinho” em “Earthling“. O novo álbum do vocalista do Pearl Jam foi lançado à meia-noite pela Seattle Surf/Republic Records, e traz – além das faixas lançadas anteriormente como “Long Way”, “The Haves” e “Brother The Cloud” – colaborações com amigos e ídolos como Elton John em “Picture”, a gaita de Stevie Wonder em “Try” e a bateria de Ringo Starr em “Mrs. Mills”.
A mais recente jornada musical de Vedder é possível com o apoio de sua banda de turnê The Earthlings, que inclui o ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers Josh Klinghoffer (agora um membro da banda de turnê do Pearl Jam), o produtor do álbum Andrew Watt nas guitarras, Pino Palladino (The Who) no baixo, Glen Hansard nas guitarras e backing vocals, e o baterista do Red Hot Chili Peppers Chad Smith.
Atualmente, Vedder e seus parceiros estão em turnê pelos Estados Unidos, com shows marcados em San Diego, Los Angeles e Seattle para os próximos dias. E há em vista uma turnê pelo Reino Unido e Europa entre junho e julho.
E para divulgar o novo trabalho, Vedder abriu uma conta oficial no Twitter (@EddieVedder) no último domingo (6). Já são mais de 12 mil seguidores que se unem aos mais de 78 mil que marcam presença no TikTok (@EddieVedder), onde ele costuma publicar vídeos de suas performances solo e apresentações históricas com o Pearl Jam e outros músicos e amigos como Chris Cornell.
Anunciado em setembro passado, “Earthling” é o terceiro álbum solo de Vedder, e o primeiro desde “Ukulele Songs” (2011), que alcançou a 4ª posição na parada Billboard 200. Seu álbum mais recente com o Pearl Jam foi o “Gigaton” (2020), que também alcançou o 4º lugar na Billboard 200.