O lendário guitarrista Eddie Van Halen, que faleceu no ano de 2020, deixou em seu testamento aproximadamente 1 milhão de dólares para uma instituição de caridade que ajuda na educação musical de crianças carentes.
Leia mais:
- Metallica doa 500 mil dólares para refugiados da Ucrânia
- Amazon Music doa cestas básicas para projeto solidário da Associação Procure Saber
- Há 30 anos o Van Halen lançava o premiado (e conturbado) clipe de “Right Now”
Eddie realizou uma doação para a Holland’s Opus Foundation, uma organização localizada em Los Angeles, Califórnia, que ajuda crianças em idade escolar de baixa renda a ter acesso a uma educação musical de qualidade. A instituição fornece instrumentos musicais e aulas de música.
A Holland’s Opus Foundation nasceu em 1996 a partir do aclamado filme “Mr. Holland – Adorável Professor”, de 1995. No enredo protagonizado por Richard Dreyfuss, um jovem compositor decide dar aulas de música e a partir daí, cria relações e vínculos transformadores na sala de aula.
Assim, Michael Kamen, musicista responsável pela escrita da trilha sonora do filme, iniciou a fundação, inspirado pela obra, como forma de assumir seu compromisso com o futuro da educação musical.
A CEO da MHOF, Felice Mancini, disse em comunicado:
O apoio e amizade de Eddie ao longo dos anos significou o mundo para nós e para seus fãs. Sua paixão pela música e nosso trabalho criou um forte vínculo, que é evidente em seu extraordinário legado” Ela acrescenta: “Saber o quanto nossa fundação significou para Eddie é intensamente gratificante para todos nós – e sabemos que a família de Eddie está confiante de que seu poderoso legado e valores vivem através de nossos esforços.
Músico já apoiava o projeto em vida
No ano de 2012, Van Halen realizou uma grande doação para ajudar a MHOF, contribuindo com nada mais nada menos que 75 guitarras de sua coleção pessoal.
Já em 2020, Eddie foi vítima de um derrame cerebral e aos 65 anos, faleceu. Em seu testamento foi encontrado o desejo de doar 1 milhão de dólares de seu patrimônio à organização Holland’s Opus Foundation, tal como fazia durante a vida.
Além disso, ciente das estimas que o artista possuía pela instituição de caridade, Wolfgang Van Halen, filho do artista, decidiu doar os lucros da venda de “Distnce”, seu single solo de estreia para a Holland’s Opus Foundation e prometeu manter vivo o vínculo que Eddie tinha com o projeto.