O boleto do Ecad é enviado automaticamente por e-mail ou Correios e o valor é definido a partir do uso da música feito pelo canal ou espaço. Para quem usa a música ininterruptamente, a cobrança é mensal. Já para quem utiliza em situações específicas, como em um show, a cobrança é única, para aquele momento específico.
Leia Mais:
- Caetano 80 anos: Ecad faz levantamento das músicas mais tocadas do cantor
- Ecad inicia parceria sobre a conscientização de direitos autorais em São Paulo
- Ecad presta homenagem a Moraes Moreira e revela a música mais tocada da carreira do cantor
Os critérios usados para calcular o valor pelo uso público de músicas são: Tipo de utilização da música; Grau de utilização da música; Ramo de atividade do usuário; Local em que a música é tocada; Região socioeconômica do usuário; Importância da música para o negócio.
O valor também pode mudar caso o usuário de música atualize seus dados, alterando um dos critérios citados acima. Por conta disso, é importante mantê-los sempre atualizados no escritório de arrecadação da sua região.
Confira as dúvidas frequentes sobre o pagamento do Ecad:
Como reconhecer um boleto do Ecad?
O Ecad adota medidas de segurança em nossos boletos para que os usuários possam validar as informações, até mesmo quem já está acostumado a fazer isso todos os meses.
São elas: 1) os boletos são emitidos exclusivamente pelo Banco Bradesco e o código de pagamento sempre inicia com os números 237; 2) o nome do beneficiário é sempre “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad”, com o CNPJ 00.474.973/0001-62; 3) os boletos digitais são enviados apenas pelos emails [email protected] e [email protected] (adicione esses contatos à sua lista de remetentes confiáveis para evitar que caia na caixa de spam).
Como emitir a segunda via do boleto do Ecad?
É possível emitir a segunda via sem custo algum. Para solicitar, acesse o Canal do Usuário ou peça para a assistente virtual Mila (no canto inferior da tela) auxiliar. Para isso, basta preencher o CNPJ da empresa responsável pelo pagamento do boleto do Ecad.
Caso perceba que isso tem acontecido com frequência, entre em contato com o Ecad para verificar se existe algum dado incorreto no seu cadastro.
O Ecad não envia a segunda via do boleto para usuários de música que não solicitaram o documento. Caso receba algo do tipo, ajude a entidade a combater esse tipo de fraude fazendo uma reclamação no Canal de Denúncias.
Como reconhecer uma tentativa de golpe?
Além da tentativa de fraude por email, é preciso atentar-se às cobranças presenciais e telefônicas.
Os nomes dos representantes autorizados a atuar em nome do Ecad estão disponíveis, acesse aqui, após a busca pelo município desejado.
Existe outra forma de pagamento que não seja por boleto?
A única forma de pagamento do Ecad é por meio do boleto. A entidade não aceita pagamentos em dinheiro, PIX e transferências bancárias.
Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.