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Exclusivo: Ecad lança e-book para destacar como utiliza a tecnologia na identificação de canções

A instituição consegue identificar 100 mil músicas tocadas por segundo
Foto: Divulgação

O Ecad consegue identificar 100 mil músicas tocadas por segundo. A partir dos processos de matching automático das informações recebidas das plataformas digitais com o banco de dados da instituição. 

Para destacar como esse trabalho é feito não só no streaming, mas em diferentes segmentos de execução pública, o Ecad lança nesta terça-feira (20) o e-book “Identificação musical”. Para ser acessado, clique aqui.

Foto: Divulgação

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O objetivo do e-book é mostrar como essa atividade em particular é fundamental para que o Ecad possa processar milhares de execuções, captadas de diferentes formas, para identificar os compositores, intérpretes e músicos de cada música e fazer a distribuição do direito autoral.

 O material apresenta as ferramentas e metodologias distintas para identificar as canções tocadas no país em locais de frequência coletiva, como emissoras de TV, rádios, cinemas, plataformas de streaming, shows e diferentes estabelecimentos. Além disso, aponta como é feita a arrecadação e distribuição em cada segmento e o caminho percorrido pelo direito autoral no Brasil, que vai de quem paga pelo licenciamento musical até quem recebe os rendimentos.

 “A identificação musical é uma das atividades fundamentais para o Ecad. Sem ela e sem o apoio da tecnologia, que é nossa grande aliada, o trabalho de arrecadação e distribuição de direitos autorais não seria feito de forma correta e precisa. Por isso, mais de 80% do nosso investimento é feito em tecnologia. Nosso objetivo é transformar o Ecad em uma entidade cada vez mais digital e orientada a dados”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

Ecad: pagamento de direitos autorais no Rock in Rio é garantido em mais uma edição

Isabel Amorim, superintendente do Ecad. Foto: Divulgação

Ecad aponta aumento na distribuição de direitos autorais

De acordo com dados divulgados pelo Ecad, no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, a distribuição de direitos autorais em execução pública destinada a titulares de música alcançou um crescimento de 27%.

De janeiro a junho foram distribuídos R$ 509 milhões a 210 mil autores, intérpretes, músicos, editoras e produtores fonográficos, além das associações de música. No mesmo período, em 2021, foram repartidos R$ 399 milhões em direitos autorais a 185 mil titulares. O valor arrecadado do segmento de shows este ano, por exemplo, já está equiparado ao primeiro semestre de 2019, antes da pandemia da covid-19.

 

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