(Foto: Divulgação)
in ,

Durante VMA, Tinashe dá RT em post sobre racismo em premiações

Tinashe lançou uma indireta para o VMA 2020 na noite de domingo (31/8). A cantora, que não participou da premiação, deu RT em um tweet que falava sobre racismo em premiações.

No tweet, há uma imagem, uma espécie de meme, que questiona como o estilo musical dos artistas é classificado de acordo com sua cor de pele. Artistas brancos são entendidos como pop e artistas negros como R&B, de acordo com a imagem.

(Foto: Reprodução / Twitter @tinashe)

A categoria Melhor Clipe Pop (Best Pop) foi vencida por BTS com o clipe de “ON”. Também concorriam Halsey, Jonas Brothers, Justin Bieber com Quavo, Lady Gaga & Ariana Grande, e Taylor Swift. Há controvérsias quanto a classificação de “Intentions”, do Bieber, como pop. Ele mesmo disse que seu álbum é todo R&B.

Já a categoria Melhor Clipe R&B (Best R&B) foi vencida por The Weeknd com “Blinding Lights” – uma faixa que, para a grande maioria, é pop. Mas Justin é branco e The Weeknd é negro, e pode ser sobre isso que Tinashe está falando. Também concorriam Alicia Keys, Chloe x Hlle, H.E.R., Khalid e Lizzo.

(Foto: Reprodução / MTV)

Reclamação não é só de Tinashe

Drake questionou o mesmo tema em 2017, por conta das categorias do Grammy Awards. Ele disse que a Academia o limite às categorias de rap e hip-hop, por entendê-lo como rapper independente do tipo de músicas que ele apresente.

“Eu sou tratado como um artista negro. Naquela noite [do Grammy], eu era um artista negro. Eu sou, aparentemente, apenas um rapper, apesar de ‘Hotline Bling’ sequer ser uma canção de rap. As únicas categorias que eles conseguem me encaixar são de rap, talvez porque eu tenha feito rap no passado ou pelo fato de ser negro. Não consigo entender. Assim como não consigo entender porque ‘One Dance’ não foi indicada. Digo, eles tem algumas obrigações pop e eu fiquei de fora. Fiquei de fora e tenho uma das maiores músicas do ano, que é uma música pop e me orgulho por isso”, declarou na época.

Recentemente, a cantora Billie Eilish falou o mesmo sobre a percepção de sua música. “Eles apenas julgam sua aparência e o que eles sabem. Eu acho isso estranho. O mundo quer colocar você em uma caixa. Eu tive em uma durante toda a minha carreira. Só porque sou uma adolescente branca, sou do pop. Onde sou pop? Que parte da minha música parece pop?”, criticou.

Escrito por Leonardo Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De nome novo, As Baías anuncia singles com Rincon Sapiência e MC Rebecca

De nome novo, As Baías anunciam singles com Rincon Sapiência e MC Rebecca

Kanye West lança vídeo de campanha à presidência dos Estados Unidos com foco na família e religião. Foto: Divulgação

Forbes divulga ranking das celebridades mais bem pagas do mundo