in

Duda Beat fala sobre o Festival Cultura Inglesa e identificação com Lily Allen: “Gosto muito dela. Ela é não tá nem aí, fala o que pensa!”


O Festival Cultura Inglesa já entrou no calendário de São Paulo. Nos últimos anos, o evento já é um dos mais aguardados, primeiro por trazer à cidade grandes atrações musicais britânicas, como também por ser totalmente gratuito. Em 2019, o festival contará com o show de Lily Allen, que não vem ao Brasil desde 2009, quando trouxe a turnê do álbum “It’s Not Me It’s You”, mas não é só isso. A brasileira Duda Beat também subirá ao palco que será montado no Memorial da América Latina e promete fazer um show diferenciado.

Duda apareceu no cenário musical como um meteoro. Com apenas um álbum lançado, a pernambucana se destacou rapidamente com suas músicas pautadas no melhor do som do nordeste e sempre com um toque de produção moderno. A “sofrência indie” vai marcar presença no Festival Cultura Inglesa 2019 e como já é de praxe no evento, a atração brasileira irá apresentar covers e versões de clássicos britânicos.

Conversamos com Duda Beat sobre o convite para participar do Festival Cultura Inglesa deste ano e sobre o que ela planeja apresentar no próximo dia 9. “Eu estou muito feliz com o convite. Foi engraçado porque uma semana antes de surgir o convite da Cultura Inglesa, a minha empresária falou comigo ‘ah, eu adoro a Lily Allen, ela é maravilhosa’ e acabou rolando! Na hora eu pensei ‘que boca!’ haha. Tivemos que guardar segredo por muito tempo. Eu queria contar que iria participar, mas não podia. Foi muito legal mesmo. Vou cantar para 20 mil pessoas!”

Sobre o repertório que será apresentado, a cantora confirmou que optou por apresentar uma diversidade de músicas e artistas britânicos que fazem a sua cabeça, ao invés de homenagear apenas um: “Estou preparando muito coisa legal. Além do show novo, que vou mostrar, vão ter alguns covers ‘british’. Estou super feliz, vou cantar Spice Girls, que eu amo e está voltando, vou cantar também umas coisas dos anos 1980, que eu adoro. Vai ser um show bem divertido, bem legal. Dei a minha cara nas músicas, mudei alguns estilos. Outras eu mantive como a original, mas a maioria mudei para não perder muito a minha essência.”

“Eu escolhi cantores que admiro muito. Até pensei em colocar a Amy Winehouse, mas ela tem um jeito muito particular de cantar e foi melhor não me arriscar nisso! Também quase cantei Dua Lipa, mas desisti. Ela tem uma voz e um tom muito diferente do meu. Eu quis diversificar o som, até porque tenho muitas paixões na música inglesa em si. É muito rico. Eu me identifico muito. Tirando as Spice Girls, porque vou cantar uma música delas que é mais animada, todas as outras são mais reflexivas. Existe essa cultura de músicas profundas e tristes (no Reino Unido) e eu me identifico muito. Eu quase cantei Arctic Monkeys, mas desisti. Testei muitas coisas, muitas bandas… Cheguei também a ensaiar Duran Duran, mas também desisti!”

Mas se você é fã de Duda Beat, vai estar no Festival Cultura inglesa e quer ouvir os clássicos do álbum “Sinto Muito”, pode ficar despreocupado porque vai ter ‘bailão’ sim. Duda confirmou que suas músicas também farão parte do setlist, com direito a participações especiais em “Chega”: “No final vai ter aquele ‘bailão’ para dançar, porque não pode faltar no show de Duda Beat! Vou cantar as minhas músicas, talvez eu tire uma ou duas, aquelas mais conceito do disco, mas todas as mais importantes, que estão na boca do povo, vão estar lá no show. Mateus Carrilho e Jaloo (que colaboram com Duda em ‘Chega’) vão estar comigo no show da e vai ser muito emocionante.”

O encontro com Lily Allen nos bastidores não está garantido, mas poderá acontecer. “Estou muito animada! Muito animada também pela possibilidade de conhecer a Lily Allen, não sei se vai rolar… Mas estou animada para ver o show dela. Me lembro de quando eu assistia MTV e as 10 mais tocadas e sempre estava lá ‘Smile’. Eu gosto muito dela. Ela é muito desbocada, não tá nem aí, fala o que pensa. É super posicionada também, é a favor da maconha. Acho ela o máximo.” Quando mencionamos a possibilidade de Lily endereçar seu clássico “Fuck You” – escrito na época para o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush –  ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro, Duda comemorou: “Seria demais se ela falasse isso para o Bolsonaro, ele é um idiota.”

Os ingressos para a edição de 2019 do Festival Cultura Inglesa acabaram em um piscar de olhos, mas quem ficou de fora poderá assistir aos shows ao vivo no canal Multishow, o que deixa Duda Beat feliz e um pouco nervosa: “É muito legal que as pessoas vão poder ir de graça e assistir ao show da gente. E também em um lugar tão importante de São Paulo, que é o Memorial da América Latina. Me falaram que foi a vez que os ingressos acabaram mais rápido, de todas as edições. Vai ser muito divertido! Também será transmitido no Multishow, o que já me deixa um pouco mais nervosa! Haha Nunca um show meu foi transmitido ao vivo, vai ser uma emoção.”

Após o show do Festival Cultura Inglesa, Duda Beat seguirá normalmente com sua agenda e garantiu que mais colaborações já estão na manga. Ela também já adiantou que o clipe de “Chega” e o segundo disco estão em seus planos: “Esse ano vai vir alguns feats por aí. Tem um feat com Lucas Santana, ele me chamou para participar de uma música dele. Tem muita coisa legal para sair… Estamos orçando o clipe de ‘Chega’, vai rolar. No segundo semestre eu estou querendo lançar um EP acústico do ‘Sinto Muito’ com grandes convidados. Quero fazer isso como a última coisa a ser trabalhada do ‘Sinto Muito’, porque ano que vem tem disco novo.”

Aguardamos ansiosos.

Serviço:

Festival Cultura Inglesa
Data: 09 de junho de 2019
Local: Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Abertura dos Portões: 15h30
Classificação etária: Livre (menores de 14 anos apenas acompanhados de responsáveis)