O documentário “Pra Sempre Paquitas”, dividido em cinco episódios, completou 45 dias no ranking “em alta” do Globoplay. A série, idealizada pelas ex-paquitas Tatiana Maranhão e Ana Paula Guimarães, foi lançada no dia 16 de setembro no serviço de streaming, e também teve seu primeiro episódio exibido na TV Globo.
A série retrata todas as gerações de assistentes de palco de Xuxa Meneghel – da primeira, Andréa Veiga, até a última, desfeita após o incêndio no estúdio do “Xuxa Park” em 2001. Para o documentário, a produção entrevistou 29 das 27 Paquitas brasileiras, além das internacionais.
Leia mais:
- “Pra sempre Paquitas”: roteirista revela qual entrevista o fez chorar
- Paquitas: roteirista explica pouco espaço para últimas gerações na série (EXCLUSIVO)
- Após documentário, Sorvetão defende Marlene Mattos: “Viés sensacionalista e vingativo”
- Após documentário, Paquita Bárbara Borges abre o jogo sobre Xuxa: “migalhas de relação”
Com roteiro de Paulo Mario Martins e direção de Ivo Filho, “Pra Sempre Paquitas” retrata o lado bom e o lado ruim do cargo que era tão almejado por meninas no século passado. O documentário trata de abusos morais que as garotas sofriam nos bastidores, além de pressão estética, LGBTfobia e um sistema de racismo estrutural.
Um dos pontos altos da série é a reunião de Xuxa com a geração de Paquitas que foram demitidas em 1995, quando a diretora Marlene Mattos descobriu a existência de um livro em desenvolvimento para expor os bastidores dos programas. Elas saíram como traidoras, e nunca tinham conversado com Xuxa sobre o assunto. A conversa ocorreu diante das câmeras.
“Pra Sempre Paquitas” terá 2ª temporada?
A série documental “Pra Sempre Paquitas” ainda pode dar pano pra manga. O roteirista Paulo Mario Martins, responsável pelo documentário com o diretor Ivo Filho, conta ao POPline que algumas Paquitas já o procuraram com temas que não foram abordados na série.
As entrevistas para o documentário duraram de duas e três horas – totalizando mais de 80 horas de material bruto. Por enquanto, os fãs torcem por uma 2ª temporada, mas o Globoplay ainda não deu nenhum sinal de que isso vai acontecer.
“Alguns ‘mistérios’ apontados na série ficaram no ar. Então, existe um repertório ainda inexplorado. Se as Paquitas estão dispostas a tratar desses temas ou se há fôlego para uma nova temporada, ainda não tenho essa avaliação. Mas, até agora, não chegou a mim nenhum movimento nesse sentido”, Paulo Mario Martins garante ao POPline.