A implosão do submarino Titan, que levava turistas para ver os destroços do Titanic no fundo do mar, impressionou o mundo todo. O caso chamou a atenção do público e a Netflix soube tirar proveito disso com o documentário “Fantasmas do Abismo”, do diretor James Cameron (de “Titanic” e “Avatar”).
Lançado em 2003, o documentário acompanha o cineasta em sua investigação dos escombros do Titanic junto de uma equipe de cientistas, cineastas e historiadores. Quem também participa de “Fantasmas do Abismo” é o ator Bill Paxton, que faz Brock Lovett em “Titanic” (1997).
O filme tem 1h30 de duração e está há dias no Top 10 dos mais vistos no Brasil. Na atualização desta segunda, “Fantasmas do Abismo” aparece em 4º lugar no ranking.
(Foto: Netflix)
Vale lembrar que, em uma entrevista realizada neste ano, James Cameron contou que mergulhou 33 vezes para visitar os destroços do “Titanic”. “Eu me sinto muito ligado à história, depois de ter mergulhado 33 vezes no naufrágio. Quanto mais você estuda, mais contagiado pela história do Titanic você fica. Digo sempre como é frágil. Você acha que o entende até se aproximar e ver que tem muito mais complexidade na história”, o diretor disse ao canal CBS.
Disney+ também tem documentário sobre destroços do Titanic
Além de “Fantasmas do Abismo” na Netflix, existe outro documentário sobre os escombros do transatlântico. “De Volta ao Titanic” (2020), da National Geographic, pode ser visto no Disney+. O filme documenta os primeiros mergulhos tripulados ao Titanic em quase 15 anos e revela seu grau de degradação. O filme tem direção de Tom Stubberfield.