in

DJ Rennan da Penha revela detalhes do tempo que passou na prisão no ‘Conversa com Bial’


Imagem: Divulgação/TV Globo

Criador do “Baile da Gaiola” e um dos idealizadores do Funk 150 BPM, o DJ Rennan da Penha vai encerrando o ano de 2019 ainda melhor do que quando começou e já com grandes planos para 2020. Solto em novembro, depois de ser preso injustamente por suposta relação com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, Rennan da Penha assinou contrato com a gravadora Sony Music e a nova parceria já tem seu primeiro projeto anunciado: um DVD a ser gravado em janeiro. Pela primeira vez o DJ foi à TV falar sobre suas inseguranças durante o período que passou na prisão

Em entrevista franca durante o programa “Conversa com Bial” (TV Globo) na noite desta quinta-feira (12), o DJ falou pela primeira vez sobre seus medos e reavaliou algumas atitudes que quase puseram sua carreira a perder. “Foi um erro meu postar uma foto com uma réplica de fuzil feito de madeira com fita isolante no Carnaval de 2014. Peguei uma arma de um garotinho e tirei uma foto. Primeiramente fui acusado de ser olheiro do tráfico, que monitora a passagem da polícia na comunidade. Postei que o Caveirão estava entrando. Fui na vibe de avisar a comunidade e não sabia que ia dar tanto problema.”

Em uma cela feita para duas pessoas, Rennan conta que dividia espaço com outros seis ou sete presos. “Era desconfortável. Na primeira vez que fui preso, fiquei numa cela com 120 pessoas com capacidade para 75, mas não doeu tanto, porque não tinha conquistado o que conquistei”. A fala do DJ revela o quanto o sistema carcerário no Brasil ainda é muito precário. Porém, ele conta que conseguiu ver na TV as homenagens que recebeu no Rock in Rio. “Assisti de madrugada uma homenagem que um MC fez no Espaço Favela.”

Entretanto, Rennan conta que temeu perder tudo que construiu. “Viajei para o Egito, México, alguns países, ia fazer turnê na Europa, Estados Unidos. Do nada, tiraram tudo de mim. O que aconteceu poderia ter acabado não só com minha vida, mas com a minha carreira por completo. Tenho 11 anos de funk, lutei muito para chegar onde cheguei. O DJ não era visto pro grande público. Quem se destacavam eram os MCs. Mas o funk é aleatório e aos poucos fomos conquistando nosso espaço.”

Passada toda turbulência, Rennan já soltou nova música com MC Livinho intitulada “Se Olha no Espelho” e deseja um 2020 de muito trabalho. “Espero dar uma retomada tanto na vida pessoal quanto musical. Fiquei muito surpreso com a proposta de alavancar minha carreira, viram potencial em mim. Quero levar MCs da comunidade para alavancar junto. Tem muitas pessoas com talento na comunidade.”