Ao longo de 2021 a Sony Music Brasil realizou diversas ações de diversidade e inclusão, com o objetivo de criar um programa cada vez mais estruturado, com estratégia e planejamento, para fugir de ações pontuais que não causam mudanças efetivas. Para 2022 a gravadora se prepara para lançar um game interativo intitulado “Plurais“.
Segundo Wilson Lannes, Vice-Presidente Sênior, ter uma política robusta de diversidade e inclusão (D&I) é uma pauta estratégica na Sony Music e já trouxe resultados. “Nos últimos dez anos tivemos avanços significativos no que diz respeito à diversidade de gênero, por exemplo. Hoje, as mulheres são maioria na companhia, até mesmo em cargos de liderança”, comenta.
Atualmente 60% do corpo de colaboradores da Sony Music Brasil é formado por mulheres, e 55% dos cargos de gestão, incluindo coordenação e diretoria também são ocupados pelo público feminino. Para 2022, a companhia prepara novidades para continuar desenvolvendo a sua área de D&I.
“Criamos uma espécie de gamificação de diversidade que recebeu o nome de ‘Plurais’ e será lançada no início do próximo ano”, adianta Bruna Araujo, head de RH na Sony Music Brasil.
Trata-se de uma plataforma que abriga todos os conteúdos e informações focados em temáticas de diversidade para a realização de uma jornada que trará a exposição de questões sobre raça, gênero, LGBTQIA+ e PCDs.
Ao passar pela jornada do Plurais todos os funcionários passam a compreender o posicionamento da Sony com relação ao respeito às diversidades e podem sentir-se em um espaço seguro para poder ser quem são. O acesso à plataforma é limitado aos colaboradores da Sony. Também no próximo ano, a equipe de gestão e D&I da companhia também terá acesso aos resultados do primeiro censo com marcadores de diversidades e inclusões, que está sendo realizado neste final de ano.
“Com base nos dados do censo, nos primeiros meses de 2022 poderemos definir, por meio do Plano de Diversidade & Inclusão – os objetivos que vamos perseguir nos próximos anos. Pois é hora de as empresas construírem um caminho para fazer com que as ações deixem de ser pontuais para se tornarem responsabilidade do negócio”, conclui Bruna.
Balanço de ações em 2021
Nesse sentido, ao longo do ano, a companhia firmou uma parceria genuína com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. Criou a série “Lugar Seguro”, para compartilhar histórias de colaboradores que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. E ainda lançou o projeto “Vozes e Tons” para fomentar e celebrar a cultura negra.
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Além disso, a Sony também realizou uma série de treinamentos e palestras com foco nas pautas raciais e LGBTQIA+; revisou processos de seleção e contratação de pessoas para torná-los mais inclusivos e ainda criou um programa de idiomas que contempla todos os colaboradores, para quebrar a barreira da língua presente no processo seletivo da maioria das multinacionais.
“Nesse caso, o objetivo é que a língua não seja uma barreira para a contratação e promoção de profissionais diversos. Para que isso fosse possível, fizemos uma reavaliação da necessidade da fluência em inglês nos processos de seleção e, como alternativa, criamos um programa de idiomas. Uma vez na companhia, todos podem estudar inglês e espanhol, já que a música é uma linguagem universal”, finaliza a head de RH.