A distribuidora digital DistroKid anunciou o lançamento de um novo serviço chamado Upstream que permitirá que artistas independentes usem a plataforma para compartilhar dados com gravadoras na esperança de conseguir um contrato, de acordo com o anúncio da empresa.
A novidade da DistroKid é a mais recente da companhia de tecnologia que cobra da indústria musical pelo acesso a seus dados. Em 2019, o Spotify, um investidor minoritário da DistroKid, lançou o Marquee, um serviço que permite que artistas e gravadoras paguem por recomendações patrocinadas.
De acordo com a Billboard, a DistroKid é o maior distribuidor independente do mundo, com mais de 2 milhões de artistas, ultrapassando concorrentes como CD Baby e TuneCore, que distribuem 650.000 e 250.000 artistas respectivamente. A DistroKid receberá uma “pequena taxa de descoberta” das gravadoras participantes se um artista for contratado, e a empresa foi rápida em notar que a taxa não pode ser “recuperada dos royalties do artista ou afetar os pagamentos dos artistas de qualquer forma”.
O fundador e CEO do DistroKid, Philip Kaplan, disse à Billboard que o Upstream será um serviço opcional para todos os usuários do DistroKid.
“Se um artista não quiser ser contratado ou não quiser compartilhar seus dados, ele não precisa se inscrever”, diz Kaplan. “Eles não precisam fazer nada e nada vai mudar.”
Kaplan diz que os artistas que optarem por participar compartilharão seu perfil do Upstream com as gravadoras, que “contém links para a música do artista, gêneros, dados de streaming, localização do artista, informações demográficas dos ouvintes estão disponíveis, links de mídia social e artistas relacionados”.
“Ao longo dos anos, muitas gravadoras nos perseguiram e tentaram obter alguns insights sobre os artistas que usam o DistroKid”, diz Kaplan. “Ao mesmo tempo, os artistas que usam o DistroKid frequentemente pedem ajuda em suas carreiras, com todas as coisas que as gravadoras fazem. Então, fez sentido bancar o casamenteiro e essencialmente apresentar artistas que estão procurando gravadoras”, acrescenta.
O upstream será liderado pelo veterano da indústria Ché Pope, ex-COO da G.O.O.D. Music e vice-presidente de A&R da Warner Music. Pope, que trabalhou com artistas como The Weekend, Teddy Riley, Hans Zimmer, ASAP Rocky, Lauryn Hill, Eminem e Dr. Dre, atuará como uma ponte entre as gravadoras participantes e os artistas em busca de contratos de gravação.
“Ché é um visionário com experiência e visão incomparáveis como artista, executivo de gravadora e tecnólogo”, disse Kaplan em um comunicado. “Ele será extremamente valioso para os clientes da gravadora Upstream, e sua visão de ajudar os artistas a conseguir um acordo justo é pioneira”, diz.
“Philip, Ché e a equipe do DistroKid são os principais disruptores no cenário musical e estamos interessados em trabalhar com eles há algum tempo”, disse Avery Lipman, fundador e presidente da Republic Records em um comunicado. “O Upstream nos oferece uma maneira eficaz de descobrir e nos conectar com artistas com quem adoraríamos trabalhar. Muitos dos artistas em nossa lista já usaram o DistroKid no passado, então faz todo o sentido.”
Embora a janela exclusiva com a Republic dure “alguns meses”, de acordo com Pope, a DistroKid está procurando adicionar nomes rapidamente ao serviço da Upstream o mais rápido possível. “Vamos assinar milhares de gravadoras, já temos um enorme interesse”, diz a companhia.
Em tempo, apontando um cenário concorrido entre as distribuidoras musicais, a holding Downtown Music celebrou um acordo para adquirir a plataforma de publicidade e marketing digital Found.ee (pronuncia-se FOUN-dee). A companhia fornece à artistas, gerentes e gravadoras uma variedade de ferramentas para construir, direcionar e otimizar campanhas promocionais. Saiba mais detalhes clicando aqui.