Uma fala de Renato Russo nos anos 90 ganhou as redes sociais e, mais uma vez, gerou reflexão sobre os acontecimentos atuais. Em um discurso defendendo pessoas transgênero, o vocalista da Legião Urbana contextualizou a importância política e social das travestis na comunidade LGBTQIAPN+.
LEIA MAIS:
> Legião Urbana: vídeo de Renato Russo nos anos 90 falando sobre conservadorismo viraliza na internet
> Filho de Renato Russo pede que TikTok exclua vídeos de direita com “Que País É Este?”, da Legião Urbana
> Madonna homenageia Cazuza, Renato Russo e outras vítimas da AIDS em show em Copacabana
O surpreendente no registro é que Renato usa os Estados Unidos como exemplo na sua fala em relação à falta de leis que garantam a comunidade. Na época, pessoas LGBTQIAPN+ eram mais aceitas no convívio diário, mas não eram protegidas legalmente. Apesar de todo avanço durante os anos, a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA tem causado retrocesso dos direitos das pessoas transgênero.
“As travestis abriram caminho pra todo mundo (…). Não me interessa, meu filho, eu quero um estatuto no código do município. ‘Não pode haver discriminação por identidade sexual’, porque senão fica que nem os gays lá dos Estados Unidos, que acham que estão muito, muito bem, mas não tem nenhuma lei pra proteger eles não.”
LEIA MAIS: Legião Urbana e Renato Russo: 15 músicas que fazem parte de trilhas sonoras de novelas e filmes
Confira o discurso na íntegra no vídeo abaixo:
Coisa feia viado que não conhece a própria história https://t.co/i59xo2mn26 pic.twitter.com/caQB2nKxic
— mundinho susumu yokota (@victamilho) June 10, 2025
(A razão inicial do compartilhamento do vídeo foi uma discussão sobre a falta de união entre membros da sigla LGBTQIAPN+. No entanto, a ideia compartilhada por Renato Russo viralizou por, infelizmente, caber em decisões tomadas por representantes políticos dos dias de hoje).
