Academia Brasileira de Cinema anunciou o filme escolhido para disputar o Oscar de melhor filme internacional em 2022: “Deserto Particular”, de Aly Muritiba. O longa-metragem, ainda inédito no circuito comercial, conta a história de um policial que comete um erro e coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais o prende na cidade, ele sai em busca de uma mulher com quem se relaciona virtualmente.
Veja o trailer:
“Estou me sentindo extremamente feliz e honrado de ter o meu filme escolhido para representar o Brasil na corrida do Oscar em 2022. ‘Deserto Particular’ é um filme de amor, feito num país conflagrado, dividido, que vem sido regido no signo sob o discurso do ódio, e ter, nesse contexto , nesse momento histórico, um filme de amor como o escolhido para representar nosso país, é uma bela mensagem, um belo sinal, mandado pelos representantes da Academia Brasileira de cinema”, comemorou o cineasta, em mensagem enviada à imprensa.
“Deserto Particular” derrotou internamente “7 Prisioneiros”, “A Nuvem Rosa”, “A Última Floresta”, “Cabeça de Nêgo”, “Callado”, “Carro Rei”, “Cavalo”, “Doutor Gama”, “Limiar”, “Medida Provisória”, “Meu Nome é Bagdá”, “Por que Você Não Chora?”, “Selvagem” e “Um Dia com Jerusa”, que também concorriam. Agora o filme disputará uma vaga no Oscar com filmes de todo o mundo.
O filme de Aly Muritiba foi exibido no Festival de Veneza e ganhou um prêmio de voto popular na Mostra Venice Days. Ele também está programado para exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, antes da estreia no circuito comercial em 25 de novembro.
O Brasil não disputa o Oscar de filme internacional desde 1999.