O SoundCloud nomeou Eliah Seton como seu novo CEO na quinta-feira (9). O executivo sucede a Michael Weissman, que se juntou à empresa em 2017, atuando no cargo desde 2021.
Seton ingressou no SoundCloud em 2021 como presidente, supervisionando as divisões operacionais Creator e Roster, bem como estratégia, fusões e aquisições, parcerias de conteúdo e com artistas, desenvolvimento de negócios e distribuição. Nessa função, o executivo reorientou o negócio e aprofundou o relacionamento entre seus artistas e fãs, por meio de novos modelos econômicos, produtos e ferramentas.
Leia Mais:
- Eliah Seton é nomeado presidente do SoundCloud
- Warner Music firma parceria com SoundCloud e adota modelo de pagamento ‘user-centric’
- “Fan-Powered Royalties”: tudo que você precisa saber sobre a nova forma de pagamento do SoundCloud
A empresa ainda anunciou que Fred Wilson, fundador da Union Square Ventures e membro do conselho do SoundCloud desde 2011, foi nomeado o novo Presidente do Conselho.
Antes, o cargo era ocupado por Alexander Ljung, fundador do SoundCloud, que atuou como CEO, de 2007 a 2017, e Presidente do conselho, de 2017 a 2022. Ljung assumirá uma nova função como Presidente Emérito do Conselho da companhia e continuará atuando como membro do conselho.
“Trabalhei no conselho do SoundCloud por mais de uma década e posso dizer honestamente que nunca estive tão entusiasmado com a direção e liderança da empresa. A paixão de Eliah pelo negócio da música, relacionamentos e visão são exatamente o que é necessário para a próxima fase de crescimento do SoundCloud, disse Wilson. “Em nome do conselho, quero agradecer a Mike por sua liderança, dedicação e parceria ao longo dos últimos anos e dar as boas-vindas a Eliah neste novo cargo”, disse Fred Wilson, Presidente do Conselho do SoundCloud.
“Como a única plataforma com relacionamentos diretos com artistas e fãs em grande escala, o SoundCloud tem uma oportunidade singular de forjar o futuro da indústria da música, revelando todo o poder do fandom”, disse Eliah Seton, CEO do SoundCloud. “Sou grato a Mike por nossa parceria, a Fred e ao conselho por sua confiança e emocionado por trabalhar ao lado de nossa incrível equipe de liderança para concretizar essa visão.”
As mudanças de liderança no SoundCloud vêm logo após um ano importante, o qual Seton supervisionou o lançamento de Fan-Powered Royalties (FPR) e a primeira licença de uma grande gravadora no FPR com o Warner Music Group. Além da aquisição da máquina AI-learning da empresa de tecnologia musical Musiio, uma joint-venture de desenvolvimento de artistas com a Solid Foundation da Quality Control e, também, o lançamento do SoundCloud for Artists.