Deezer lança nesta quarta-feira (13) “Depois Daquele Hit”, novo podcast documental exclusivo. O programa comandado por Zeca Camargo investiga a realidade dos artistas brasileiros que, após estourarem nas paradas com um grande sucesso, não conseguiram repetir o feito e conquistaram o infeliz título de “one hit wonder”. Ao todo, serão lançados 16 episódios, que irão ao ar semanalmente às quartas-feiras.
Leia Mais:
- Deezer anuncia novidades para o ‘Canal Queer’ em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAP+
- Deezer aponta crescimento no consumo das músicas dos games
- Rosalía e Angèle falam sobre os desafios do mercado no novo “Matched by Deezer”
O podcast trará bastidores e histórias inéditas de faixas inesquecíveis como “Totalmente Demais”, da banda Hanói-Hanói; “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”, de Sérgio Sampaio; “Jeito Sexy“, da Fat Family; “Quatro Semanas de Amor”, da dupla Luan e Vanessa; “Heloísa, Mexe a Cadeira“, do Vinny; “Papo de Jacaré”, do P.O. Box, entre outros hits que fazem parte da memória afetiva de todo mundo que viveu os anos 1980, 1990 e início dos 2000.
O podcast tem como objetivo ajudar a entender o que aconteceu na vida desses artistas e o que fez com que suas outras músicas não emplacassem. Em conversas íntimas, esses grandes nomes abrem o jogo sobre como foi fazer muito sucesso e de repente cair no esquecimento. Além disso, também refletem se dá para ficar rico com direitos autorais sendo, no caso, autor de um só hit.
O programa é idealizado pelo jornalista e apresentador Zeca Camargo, que também conversa com produtores, empresários, jornalistas e apresentadores de programas importantes da época de canais como MTV e Rede Globo para entender como é esse processo de produzir um grande hit e o por que pode ser tão difícil fazer o raio cair duas vezes no mesmo lugar.
De acordo com Zeca Camargo, a ideia do podcast surgiu a partir de uma inquietação, por conta da sua paixão pelo pop e do seu fascínio pela capacidade dos artistas criarem uma música que todo mundo sai cantando.
“Nem todos conseguem ter mais de um grande sucesso – e eu sempre me perguntei se existia uma fórmula para isso. Assim, comecei a pesquisar aquelas canções que estouraram com artistas que depois tomaram outros rumos nas suas carreiras. Queria saber deles como foi esse processo e mais detalhes sobre esse período meteórico da vida. Além de ser também uma ótima chance de ouvir de novo essas músicas que marcaram época”, explica o apresentador.
A produção do “Depois Daquele Hit”, podcast da Deezer
A produção do podcast foi comandada por uma equipe de jornalistas e produtores da Deezer, ex-MTV e Folha de São Paulo, que está desde o ano passado tentando ir atrás das histórias. O projeto demorou quase um ano para ficar pronto.
“A gente queria muito saber o que aconteceu na vida de todo mundo que estava envolvido na história desses hits, e o que estavam fazendo hoje, tanto tempo depois de terem estourado. Mas, sabíamos que não seria fácil encontrar todos os envolvidos, embora muitos ainda estejam na ativa e fazendo shows pelo país”, diz Laura Capanema, Gerente de Podcasts e Audiobooks da Deezer no Brasil, que também dirige o podcast.
Entre as personalidades “que foram localizadas”, Laura Capanema conta que encontrou um pessoal na Itália, alguns nos Estados Unidos e outros tantos espalhados pelo Brasil.
“Tinha um tecladista que virou advogado no Ceará, cantores que foram cantar gospel nos EUA, uma dançarina que passou a ser produtora de eventos na Bahia e outro que virou designer na Itália. Alguns também já tinham morrido e foi preciso ir atrás de parceiros da época que pudessem nos ajudar a contar a história. Está tudo no podcast. Inclusive, descobrimos coisas que nunca haviam sido contadas até então”, conclui.