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Deezer anuncia crescimento de receita de 6,5% no 1º trimestre de 2023

O rendimento do serviço de streaming foi de € 115 milhões
Foto: Divulgação/Deezer

Deezer publicou a sua receita consolidada para o primeiro trimestre de 2023, período que será encerrado em 31 de março.

No documento, a Deezer diz que espera para 2023 o crescimento de receita de dois dígitos, superior a 10% em relação a 2022, impulsionado principalmente pela expansão do segmento B2B. Além de mais uma redução significativa na perda de EBITDA ajustado em relação a 2022.

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Segundo Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer, o desempenho da receita no primeiro trimestre de 2023 ficou alinhado com as expectativas da empresa, devido a um forte primeiro trimestre de 2022. 

“Estou satisfeito com a expansão contínua de nossa base de assinantes B2C na França, o dinamismo de nossos negócios B2B, onde espera-se uma maior aceleração do crescimento, bem como melhorias mantidas do ARPU”, declara Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer.

Deezer acelera o crescimento com aumento de receita no primeiro semestre do ano

Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer | Foto: Divulgação

“Estamos satisfeitos com o progresso de nossos negócios no primeiro trimestre, o que nos dá confiança de que seremos capazes de continuar crescendo e melhorar significativamente nosso EBITDA ajustado em 2023”, completa Jeronimo Folgueira.

Dados da receita do primeiro trimestre de 2023 da Deezer. Foto: Divulgação

Dados da receita do primeiro trimestre de 2023 da Deezer. Foto: Divulgação

Receita consolidada

A receita consolidada totalizou € 115,2 milhões no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 6,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022 (+6,2% em moeda constante), refletindo o sólido desempenho B2C (+7,2%), especialmente na França. Além da contínua expansão B2B lucrativa (+9,8%), compensada em parte pela menor receita de Outras (-32,2%).

Receita por segmento

A receita B2C totalizou € 81,7 milhões no primeiro trimestre de 2023 (c. 71% da receita consolidada), um aumento de 7,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022 (+7,3% em moeda constante). 

Este aumento de receita foi impulsionado principalmente por uma expansão contínua da base de assinantes do grupo na França (+9,8%), o que permitiu compensar claramente a queda no resto do mundo (-8,1%) como resultado da estratégia da Deezer de focar em clientes selecionados nos principais mercados. 

O ARPU B2C também melhorou em relação ao ano anterior (+6,6%), impulsionado por um crescimento de dois dígitos no resto do mundo devido aos aumentos de preços e ao impacto positivo do novo foco do grupo em geografias importantes, e apesar do esperado fim gradual do efeito de aumento de preços implementado na França em janeiro de 2022.

A receita B2B totalizou € 30,8 milhões no primeiro trimestre de 2023 (c. 27% da receita consolidada), um aumento de 9,8% em relação ao primeiro trimestre de 2022 (+8,5% em moeda constante), principalmente como resultado do bom desempenho de acordos existentes e novos com grandes operadoras de telecomunicações na França e no Brasil e o aumento progressivo da parceria RTL lançada no terceiro trimestre de 2022.

As outras receitas, compostas principalmente por publicidade e receitas acessórias, totalizaram € 2,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, uma queda de 32,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022, que incluiu uma receita pontual de uma parceria com uma empresa de hardware

Esse declínio também refletiu a receita de publicidade mais baixa, já que a Deezer decidiu encerrar seu serviço freemium deficitário em países de cauda longa.

Receita por geografia

Na França, a receita totalizou € 70,2 milhões no primeiro trimestre de 2023 (c. 61% da receita consolidada), um aumento de 8,6% em relação ao primeiro trimestre de 2022, refletindo principalmente a expansão contínua da base de assinantes B2C do grupo (+9,8% ).

No resto do mundo, a receita foi de 45,0 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023 (c. 39% da receita consolidada), um aumento de 3,3% em relação ao primeiro trimestre de 2022 (+2,6% em moeda constante), como um duplo o crescimento de dígitos no ARPU permitiu mais do que compensar o declínio da base de assinantes resultante da estratégia do grupo de focar em mercados chave selecionados onde a economia da unidade é mais atraente para a Deezer.

Base de assinantes

O número total de assinantes da Deezer atingiu 9,3 milhões em 31 de março de 2023, em comparação com 9,5 milhões em 31 de março de 2022, representando uma queda de 2,1%. O contínuo crescimento de assinantes B2C na França permitiu compensar parcialmente a queda de assinantes registrada no Resto do Mundo.

Em B2C, o número de assinantes do grupo totalizou 5,6 milhões em 31 de março de 2023, registrando um aumento de 2,3% em relação a 31 de março de 2022. 

Na França, a base de assinantes B2C continuou crescendo em ritmo dinâmico, atingindo 3,5 milhões de assinantes em 31 de março de 2023 (+9,8%)

No resto do mundo, o número de assinantes B2C caiu para 2,1 milhões no final de março de 2023 (-8,1%). A empresa justifica que o dado é devido à estratégia de se concentrar em mercados-chave selecionados.

Em B2B, o número de assinantes do grupo situou-se em 3,6 milhões em 31 de março de 2023, registrando uma queda de 8,2% em relação a 31 de março de 2022, principalmente como resultado da queda da base de assinantes no resto do mundo. Essa queda foi impulsionada por uma oferta hard-bundled herdada no Brasil não mais incluída para novos clientes, com impacto limitado na receita devido ao baixo ARPU.

ARPU

O ARPU situou-se em 4,1€ no primeiro trimestre de 2023 face a 3,8€ no primeiro trimestre de 2022, representando um aumento de 9,0%, com crescimentos nos segmentos B2C (+6,6%) e B2B (+17,5%), o que reforça a relevância e a execução bem-sucedida da estratégia do grupo para melhorar a economia dos negócios.

O que a Deezer pretende para 2023:

Para 2023, o grupo diz que pretende continuar executando a estratégia de crescimento com as seguintes prioridades: Desenvolvimento de novos recursos no produto para aumentar a diferenciação e monetização; Aceleração adicional da expansão B2B lucrativa com base em parcerias anunciadas recentemente, como Sonos (EUA), RTL (Alemanha) e DAZN (Itália); Ramp-up of New Verticals para atingir o ponto de equilíbrio a partir do 2º semestre e impulsionar a melhoria da lucratividade; Gestão rigorosa da base de custos para manter as despesas de pessoal e G&A estáveis.

A Deezer confirma que continua no caminho para gerar um fluxo de caixa positivo  em 2024 e alcançar um EBITDA ajustado positivo em 2025. Ao mesmo tempo em que a empresa apresenta crescimento de receita anual de dois dígitos durante o período.

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