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Deezer teve aceleração no crescimento da receita e manteve 9,4 mi de assinantes

A plataforma divulgou que o total de assinantes está estável em relação ao final de junho deste ano, em comunicado que mostra os dados de janeiro e a setembro

Deezer acelera o crescimento com aumento de receita no primeiro semestre do ano
Foto: Divulgação/Deezer

A Deezer divulgou na quinta-feira (27) a sua receita para o terceiro trimestre e o balanço dos nove meses deste ano, ou seja, de janeiro até 30 de setembro. Dentre os números apresentados pela plataforma, foi anunciado que o total de assinantes está estável em relação ao final de junho deste ano, com 9,4 milhões de usuários.

“Estou satisfeito com nosso forte desempenho no terceiro trimestre e nossa capacidade de cumprir nosso plano. Nosso crescimento de receita continua acelerando no período e estou satisfeito com a contínua expansão de nossa base de assinantes B2C na França e o dinamismo de nosso negócio B2B em função de novos negócios. Também registramos um crescimento significativo na ARPU (receita média por usuário), impulsionado pela implementação de nossa nova estratégia. Tudo isso demonstra a força do nosso modelo B2C/B2B (Business to Consumer/Business to Business) exclusivo e a relevância do nosso novo foco”, diz Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer.

Deezer acelera o crescimento com aumento de receita no primeiro semestre do ano
Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer | Foto: Divulgação

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Deezer: a receita consolidada para o 3º trimestre de 2022

Segundo o comunicado da Deezer, a receita consolidada totalizou 115,2 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 13,8% em relação ao terceiro trimestre de 2021 (+11,4% em moeda constante). Isso se deve principalmente ao forte crescimento da receita média por usuário — ARPU (+17,0%), impulsionado pelo aumento de preços, e a contínua expansão da base de assinantes B2C na França (+9,5%). 

O grupo registrou crescimento de vendas de dois dígitos em suas principais regiões, especialmente França e Brasil, bem como em seus dois principais canais de vendas, B2C (Business to Consumer) (+11,6%) e B2B (Business to Business) (+13,2%).

Deezer: Receita por segmento

Já a receita B2C totalizou 79,8 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, um crescimento de 11,6% em relação ao terceiro trimestre de 2021 (+10,0% em moeda constante). Este aumento do nível de atividade resultou principalmente de um crescimento significativo da ARPU (+14,8%), que beneficiou dos aumentos de preços e do impacto positivo da nova estratégia do grupo de foco em mercados chave selecionados. 

Por sua vez, a base de assinantes B2C continuou a crescer a um ritmo dinâmico em França (+9,5%), o que compensou parcialmente a diminuição registada no resto do mundo (-15,8%), em linha com esta nova estratégia.

A receita B2B totalizou 30,5 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 13,2% em relação ao terceiro trimestre de 2021 (+9,3% em moeda constante). Assim, refletindo principalmente um desempenho robusto das recentes parcerias com SFR (França), Globo (Brasil) e A1 ( Europa) e crescimento de dois dígitos da ARPU (+16,2%).

Por fim, as outras receitas, que incluem publicidade e receitas acessórias, totalizaram 4,9 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, em comparação com 2,7 milhões de euros no terceiro trimestre de 2021. Isso inclui a consolidação das receitas da Drift.

Deezer: Receita por geografia

Na França, a receita totalizou 69,7 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022 (cerca de 60% da receita consolidada do grupo), um aumento de 13,0% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

Esse desempenho sustentado foi impulsionado principalmente pelo crescimento contínuo da base de assinantes B2C, quase 10% para 3,4 milhões no final de setembro, combinado com uma ARPU mais forte devido aos aumentos de preços implementados no primeiro semestre de 2022, compensados ​​em parte por um mix de famílias mais alto.

No resto do mundo , a receita totalizou 45,6 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022 (cerca de 40% da receita consolidada do grupo), um aumento de 15,1% em relação ao terceiro trimestre de 2021 (+8,9% em moeda constante). O ritmo da atividade B2B foi dinâmico, principalmente devido ao crescimento da receita com o lançamento de novas parcerias no Brasil (Globo) e Europa (A1). 

No B2C, a receita aumentou ligeiramente, pois o forte crescimento da ARPU, impulsionado pelo aumento de preços, mais do que compensou a queda na base de assinantes (-15,8%), devido à nova estratégia do grupo de foco em mercados chave selecionados.

Deezer: Base de assinantes

O número total de assinantes segue estável em relação ao final de junho deste ano. Ao todo, até 30 de setembro, são 9,4 milhões.

A base de assinantes apresentou uma queda de 2,5% em relação a 30 de setembro de 2021, principalmente como resultado do contínuo crescimento de assinantes na França, impulsionado pelo B2C, que compensou em parte a queda registrada no resto do mundo, devido à nova estratégia do grupo de foco em mercados chave selecionados.

Na França , o número total de assinantes B2C atingiu 3,4 milhões em 30 de setembro de 2022, crescendo 9,5% em relação a mesma data do ano passado.

No resto do mundo, a implementação da nova estratégia da Deezer levou a uma redução significativa de gastos não rentáveis ​​em mercados de cauda longa não-core (fora do segmento essencial da empresa), o que impactou a aquisição de novos assinantes B2C nesses mercados.

Além disso, a base de assinantes sofreu com a decisão do grupo de sair do mercado russo no final do primeiro trimestre de 2022. Assim, o número total de assinantes B2C era de 2,2 milhões em 30 de setembro de 2022, uma queda de 15,8% em relação à mesma data do ano passado.

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Deezer: Receita consolidada para os nove meses de 2022

A receita consolidada totalizou 334,6 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2022, um aumento de 12,7% em relação aos primeiros nove meses do ano passado (+10,4% em moeda constante). Esse desempenho refletiu principalmente a continuação da expansão da base de assinantes B2C do grupo na França (+9,5%), combinada com um crescimento de dois dígitos na ARPU (+13,8%) devido aos aumentos de preços implementados no período.

Por segmento, a receita B2C foi de 234,8 milhões de euros nos nove meses 2022, um aumento de 12,0% em relação ao mesmo período no ano passado (+10,5% em moeda constante), refletindo principalmente um crescimento de dois dígitos na ARPU (+13,6%). Assim, impulsionado por aumentos de preços, que mais do que compensou uma pequena queda na base de assinantes B2C, já que o desempenho na França compensou quase totalmente uma queda no resto do mundo devido ao novo foco do grupo.

Ao todo, a receita B2B obteve 88,1 milhões de euros nos nove meses de 2022, um aumento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado (+6,0% em moeda constante), refletindo o bom desempenho das parcerias recentes na França e no exterior, bem como o crescimento de dois dígitos na ARPU (+ 10,1%).

O segmento ‘Outros’ registrou receita de 11,7 milhões de euros nos nove meses de 2022 em comparação com 7,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado, principalmente como resultado de uma receita pontual de uma parceria com uma empresa de hardware.

Na França, a receita do grupo totalizou  202,0 milhões de euros nos nove meses 2022, dois dígitos acima do mesmo período (+11,7%), impulsionado principalmente pelo crescimento adicional da base de assinantes B2C (+9,5%) e uma maior ARPU, devido a aumentos de preços.

No resto do mundo , a receita foi de 132,6 milhões de euros nos nove meses de 2022, um aumento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano em 2021 (+8,4% em moeda constante). 

Esse maior nível de atividade refletiu principalmente o crescimento da receita com o lançamento de novos negócios B2B no Brasil e na Europa. Assim como ocorreu um um aumento da ARPU B2C que mais do que compensou a queda na base de assinantes B2C, devido à nova estratégia do grupo.

Deezer: Orientação de receita 

De acordo com o comunicado da plataforma, embora o ambiente macroeconômico geral permaneça incerto, marcado por uma aceleração da inflação, foi observado uma resiliência dos negócios nos primeiros nove meses de 2022 e não é esperado nenhum efeito negativo nas atividades e finanças da Deezer.

De acordo com as orientações fornecidas no momento de sua combinação de negócios, a Deezer confirma que espera gerar receitas de aproximadamente  455 milhões de euros para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2022, representando um crescimento de receita de aproximadamente 14% em comparação com o mesmo período de 2021.

No segundo semestre, a Deezer espera se beneficiar do aumento progressivo da parceria RTL e do impacto incremental dos aumentos de preços implementados ao longo do ano de 2022.