Ela canta, ela dança, ela toca instrumentos, ela produz, ela atua, ela arrasta multidões, ela é engajada politicamente… Ela é Daniela Mercury! Nascida no dia 28 de julho de 1965 em Salvador, no estado da Bahia, Daniela Mercuri de Almeida Verçosa é um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos; e também um dos maiores nomes da música ao redor do mundo. A artista é uma das atrações confirmadas no line-up do Festival Eletriza 2022, que acontece dia 19 de novembro em São Paulo.
Leia mais:
- Daniela Mercury responde “flagra” de Ludmilla: “ai você me quebra”
- Santé 2023: Ludmilla e Daniela Mercury comandam noite da virada de revéillon em Natal
- Aquecimento Eletriza: Confira cinco “Momentos Eletrizantes” na carreira de Wanessa
- Ivete Sangalo: Quais foram os 5 momentos mais eletrizantes da nossa mainha?
- Aquecimento Eletriza: Confira cinco “Momentos Eletrizantes” na carreira de Priscilla Alcantara
Para entrar no clima do evento, que promete animar a capital paulista, que tal relembrar os 5 momentos mais eletrizantes da carreira de nossa rainha? Nos últimos dias, nós já falamos dos momentos da cantora Ivete Sangalo, da cantora Priscilla Alcantara, do cantor Jão e da cantora Marina Sena.
1. Daniela Mercury faz o MASP tremer em 1992!
Embora atualmente seja um ritmo bastante conhecido pelo país, lá atrás, na década de 90, o axé ainda não era muito popular. Prova disso é que, em 1992, Daniela Mercury foi convidada pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo) para participar de um projeto voltado pra artistas iniciantes. Como só havia lançado um álbum solo na época, o “Daniela Mercury” (1991), e atuado em outras bandas no nordeste, a cantora não esperava encontrar um grande público em terras paulistas; porém, foi exatamente o contrário que aconteceu!
Ao chegar no vão do museu, onde o palco fora montado, cerca de três mil pessoas a aguardavam. Depois, quando o show já havia começado, mais de 20 mil pessoas se aglomeravam no espaço! Foi então que, após cerca de 20 minutos, a secretária da cultura precisou interromper a apresentação. O motivo? O peso do público, que pulava sem parar, estava abalando as estruturas do MASP, com riscos reais de desabamento! “Os ônibus viraram trios elétricos, com pessoas dançando dentro. Em 20 minutos, a rua estava completamente parada. Paramos a Paulista“, relembra Daniela! Que momento, hein?
2. Daniela Mercury inova e leva trio de música eletrônica pela 1ª vez ao carnaval de Salvador (2000)
Considerada uma das precursoras do axé music, Daniela Mercury não foi responsável somente por apresentar o ritmo baiano para outros estados do país. No ano 2000, a artista também inovou ao levar a EDM pra Salvador, quando criou o 1º trio elétrico de música eletrônica para desfilar na cidade! “No ano 2000 a música eletrônica quebrou paradigmas sob um trio elétrico na Bahia“, escreveu a cantora num post em suas redes sociais.
Alguns anos depois, em 2004, Daniela lançou o disco “Carnaval Eletrônico“, que explorava essa mistura dos ritmos. O trabalho, que fundio subgêneros da EDM, como o Drum’n Bass, House, Techno, Lounge e Dub, com ritmos brasileiros, chegou a ser indicado ao Grammy Latino.
3. Daniela Mercury canta “Let It Be” com Paul McCartney na entrega do Prêmio Nobel da Paz, em 2001
Depois de fazer São Paulo tremer, e de transformar as ruas de Salvador numa grande balada, estava claro que o Brasil havia se tornado pequeno para comportar a grandiosidade de Daniela Mercury. Em 2001, ela foi convidada para representar o nosso país durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz. No evento, ela cantou a clássica canção “Let It Be“, da banda The Beatles, ao lado de ninguém menos que Paul McCartney. Que responsa!
4. Daniela grava DVD em cima do trio
Axé ou gospel. Pop ou rock. Forró ou jazz. Não importa o gênero, todo artista sonha em lançar um DVD gravado ao vivo. Na maioria esmagadora das vezes, tais registros são filmados em arenas, estádios ou teatros; porém, em 2005, Daniela Mercury inovou (mais uma vez) e gravou um DVD em cima de seu trio elétrico! Com 21 faixas no total, o projeto foi lançado em janeiro de 2006 e levou para o mundo um gostinho da folia de Salvador.
O registro está disponível na íntegra no canal oficial da artista no YouTube. Assista:
5. Daniela arrasta multidão pelas avenidas de São Paulo na comemoração dos 462 anos da cidade
Já que nossa lista de momentos eletrizantes da Daniela Mercury começou em São Paulo, nada mais justo do que se encerrar com a cidade, certo? Em janeiro de 2016, a capital paulista comemorou 462 anos de idade. Para celebrar a data, vários eventos foram organizados pela prefeitura, incluindo um bloco de carnaval fora de época, liderado pela cantora!
O desfile do trio começou às 16h, na Avenida Faria Lima (uma das mais agitadas de SP), e percorreu diversas vias importantes da cidade. Ao som de hits como “Swing da Cor” e “O Canto da Cidade“, a massa de fãs e foliões seguiu Daniela até a Praça Roosevelt, quando o bloco encerrou a festa por volta das 22h30. Foram mais de seis horas de muita música e alegria!
Festival Eletriza 2022
Vale lembrar que o Festival Eletriza 2022 acontecerá em São Paulo, dia 19 de novembro, na Arena Anhembi. Se você quer garantir seu lugar, fique ligado que a venda de ingressos já está aberta! Além de Daniela Mercury, artistas como Priscilla Alcantara, Marina Sena, Ivete Sangalo e mais, já estão confirmados.
As compras estão acontecendo online pelo site Ticket360 e dá para dividir em até 12 vezes! Na mesma página da internet há a listas de pontos de vendas presenciais, com várias opções para o seu conforto.