Gorillaz e MC Bin Laden | Foto: Twitter (MC BIN LADEN)
Damon Albarn sem dúvida é um dos artistas mais versáteis da música e seus projetos estão aí para confirmar. O líder do Blur, Gorillaze Africa Express foi o convidado do Conversa com Bial da última terça-feira (6) e falou, entre outros assuntos, sobre sua paixão por ritmos e estilos diversos, como o funk brasileiro. Para introduzir o assunto, o apresentador Pedro Bial em certo momento exibiu um trecho do vídeo alternativo que MC Bin Laden fez para a faixa “Controllah”, parceria que está no recente álbum do Gorillaz“Cracker Island”, arrancando um “wow” de Damon.
“Sou fã dele faz tempo, venho acompanhando o que ele faz. Eu tento me manter relativamente ligado no contemporâneo, e gosto de trabalhar com gente nova”
Damon Albarn e Mc Bin Laden em estúdio I Foto: Arquivo pessoal
Confira a versão original de “Controllah”
Assista a versão alternativa de “Controllah”
Durante o bate-papo, o cantor e guitarrista contou também que deve retornar ao país no início do ano que vem em um festival com o projeto Africa Express. “Vamos voltar ao Brasil com um monte de músicos africanos… então terá muito funk.”
Outro tema que fez parte da entrevista de Bial com Albarn foi o uso de Inteligência Artificial na criação de modo geral. O jornalista trouxe como referência a música-título do oitavo disco lançado pelo Gorillaz“Cracker Island”, que menciona correção digital. “Agora somos inundados com versões de IA em todo o mundo, parece um tsunami (…), acho que fugiu do controle e talvez a máquina tenha criado consciência e esteja começando o primeiro ataque nos transformando em versões de IA de nós mesmos”, refletiu.
Confira a entrevista completa na plataforma de streaming Globoplay.