A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a InvestSP realizaram na segunda-feira (12) a divulgação do Balanço do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa 2022 e anúncio da extensão para o primeiro semestre de 2023.
O programa tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo no exterior. O Governo do Estado investiu R$ 5,5 milhões no total de nove missões realizadas de março a dezembro deste ano, com participação de 73 empresas paulistas.
Leia Mais:
- Governo de São Paulo anuncia maior investimento em cultura da história do Estado
- Governo de São Paulo investe R$ 200 milhões na Cultura
- Governo de São Paulo abre seleção de especialistas para compor as Comissões de Seleção de Projetos do ProAC
Os empreendedores puderam fazer contato com cerca de 2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, Argentina, França, Canadá e Reino Unido, o que pode gerar um total de 6,6 mil novos empregos ao setor. O CreativeSP teve como resultado a projeção de R$ 357,9 milhões em negócios, com efeito multiplicador de U$S 68,3 para a cultura paulista.
Extensão 2023
O programa é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. Para a próxima edição de 2023 estão previstas missões para a SXSW, no Texas, GDC – Game Developers Conference, em San Francisco, ILMC 35 – International Live Music Conference, em Londres e Festival de Cannes, na França.
Investimento Contínuo
Os selecionados contaram com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsou as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.
O Creative SP realizou nove missões, que levaram 73 empresas paulistas — selecionadas entre quase 900 inscritos – para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Web Summit, em Portugal e Ventana Sur, na Argentina.