in , ,

Courtney Love critica ausência de mulheres na lista de indicados ao Rock & Roll Hall of Fame

A cantora também fez um apelo a Dave Grohl por meio de um carta: “Certifique-se de guardar os lugares de Tina Turner e Carole King, ambas elegíveis há mais de 30 anos cada”

Foto: Getty Images

O Rock & Roll Hall of Fame em fevereiro a lista de indicados para 2023. Os homenageados serão anunciados em maio e a cerimônia deve acontecer no segundo semestre, ainda sem local ou data confirmados. No entanto, ao se deparar com uma unanimidade masculina de artistas na lista, Courtney Love fez um apelo por meio de uma carta escrita para Dave Grohl do Foo Fighters, para que mais mulheres sejam introduzidas no Hall da Fama do Rock & Roll.

LEIA MAIS: 

Courtney Love critica Hall da Fama do Rock por falta de mulheres | Foto: Getty Images

A vocalista do Hole foi ao Twitter e ao Instagram esta semana para compartilhar uma fala da autora Jessica Hopper, que acrescentou algumas estatísticas para reforçar o quanto o Hall da Fama ainda falha quando o assunto é representatividade feminina. Jessica, inicialmente, respondeu a um artigo do Music Connection cuja chamada dizia: “Hall da Fama do Rock & Roll celebra as mulheres que fazem rock”. Na postagem, a escritora observou (via NME):

“Eles acham? 719 indicados ao Hall da Fama do Rock N Roll, apenas 61 são mulheres. Isso é 8,48 por cento. Vamos, @rockhall, é FUCKING GRIM BRO quando você está pior do que mulheres artistas em números de rádio country (10 por cento) e mulheres headliners em grandes festivais de música (13 por cento).” Ela passou a compartilhar uma série de evidências em um longo tópico no Twitter.

Do they tho? 719 inductees to the Rock N Roll Hall of Fame, only 61 are women. That’s 8.48%. C’mon @rockhall, it’s FUCKING GRIM BRO when yr doing worse than women-artists-on-country radio numbers (10%) and women headliners at major music festivals (13%) https://t.co/YvpCvwZ72o

LEIA MAIS: 

A publicação logo chamou a atenção de Courtney, que a compartilhou endossando a fala da autora:

“Jessica Hopper FEZ A MATEMÁTICA. 37 anos de existência e as mulheres representam 8,48% dos homenageados de 719. Veja a mensagem para Grohl”, acrescentou ela, compartilhando uma captura de tela de um texto que ela enviou ao vocalista do Foo Fighters. A artista concluiu: “O Foo Fighters foi indicados quatro segundos depois. Nina Simone & Carole King [foram indicadas] 30 anos [depois].

@jesshopp DOES THE MATH!❤️‍♀️37 years in existence & women make up 8.48% of inductees out of 719. See txt to Grohl. @rockhall ELIGIBILITY is 25 years after 1st release @foofighters were nominated 4 secs later @NinaSimoneMusic & Carole King 30 years #fixtherockandrollhalloffame https://t.co/mOSHPDbKdk pic.twitter.com/1paF6QgAcr

A mensagem para Grohl diz o seguinte:

“Divirta-se no Rock Hall, Dave. Certifique-se de guardar os lugares de Tina Turner e Carole King, ambas elegíveis há mais de 30 anos cada.”

Importante ressaltar que Nina Simone foi introduzida no Hall da Fama do Rock apenas em 2018, apesar de estar elegível desde 1984. Já Tina Turner e Carole King foram introduzidas em 2021, o mesmo ano em que o Foo Fighters foi homenageado.