Num Brasil político em cenário de eleições presidenciais, Projota escolheu o timing perfeito para dividir com o mundo “Corra!”, seus novos single e videoclipe. Uma ode ao povo preto, o novo trabalho do rapper denuncia o racismo estrutural que assola a nossa nação e todas as injustiças que são intrínsecas ao dia-a-dia da comunidade preta. Disponível nesta quinta-feira (13), esse é o primeiro lançamento do artista desde janeiro.
LEIA MAIS:
- Nego Di revela mágoa de Projota após BBB21: Nunca me respondeu
- Projota relembra história de amor no Encontro
- Entrevista: Álbum “A Saída Está Dentro” fala de medos e inseguranças do Projota
Oriundo das batalhas de rima e com um repertório repleto de rimas que versam sobre pautas sensíveis e de cunho político, Projota se tornou um dos nomes mais consolidados da cena rap nacional.
“Corra!” marca, em sua carreira, um resgate de narrativa. Em sua discografia, o artista está sempre a se debruçar sobre temas políticos e denúncias à opressão. As últimas letras de suas obras, no entanto, voltam-se a problemas pessoais enfrentados por ele nos últimos anos, como a depressão.
“Eu compus essa música após muito tempo de reflexão e em meio a um profundo rancor que guardei por conta de cada momento em que o racismo se fez presente em minha vida. Nos meus últimos trabalhos eu estava lidando com problemas internos como a depressão e isso se refletia nas letras que falavam muito sobre os meus problemas, mas agora me sinto apto novamente para falar sobre os nossos.”, explica o rapper sobre a questão da narrativa.
LEIA MAIS:
- Apesar da rejeição, Projota incentiva famosos a irem para o BBB22
- Projota, David Guetta e Ferrugem estão entre os lançamentos da semana
- “Altas Horas” recebe Projota e Priscilla Alcantara neste sábado
Munido de revolta, por conta de tudo aquilo que viveu na pele e pela consciência de que os seus também vivem, Projota exige nada além do que o povo preto merece. Mais respeito, igualdade, melhor tratativa, mais oportunidades. Em “Corra!”, o artista clama por reparação e dignidade a todos os seus.
“Querem que eu fique calado, preto não pode falar/Querem que eu seja um bom gado, pra ser fácil de domar/”Povo brasileiro é tão guerreiro, ele sempre aprende a superar”/A gente não quer mais superação/A gente quer champagne com caviar”, rima o rapper na composição.
“Essa música é um grito de liberdade, é pra deixar claro que não somos descendentes de escravos, mas de reis e rainhas, além de religiosos, pensadores, poetas, músicos, médicos, engenheiros, etc. “CORRA!” é pra tacar fogo na casa grande.”, traz o artista, se aprofundando no conceito criativo da música.
O videoclipe da faixa, dirigido por Paulo Monteiro, chega repleto de referências. Desde a coroa de Notorious Big e Jean Michel Basquiat, o trono que remete aos antepassados reais de Projota, e, como o título da faixa suscita, ao filme “Corra!”. Sucesso do diretor Jordan Peele, o longa aborda de forma contemporânea a angústia que o povo preto passa.
Em um dos cortes do vídeo, é possível ver o artista cercado por manchetes que escancaram os absurdos aos quais são sujeitados os membros da comunidade negra. Que serviram de inspiração, evidentemente, para Projota em sua obra.