O astro de Hollywood, Morgan Freeman, foi uma das participações especiais da abertura da Copa do Mundo no Qatar, neste domingo (20). O ator fez um discurso sobre igualdade e união entre nações, que dividiu opiniões entre os internautas, já que o país sede do Mundial vem sendo criticado por violações aos direitos humanos. Entenda!
LEIA MAIS:
- Copa do Mundo 2022: Confira tudo que rolou na festa de abertura!
- Copa do Mundo 2022: Jungkook, do BTS, canta “Dreamers” na abertura
- Sucesso em campo e nas redes: Os jogadores mais seguidos da Copa do Mundo
No discurso, denominado “A Football Story”, que contou com a participação do youtuber qatari, Ghanim Al Muftah, o grande ator falou que o tema deste Mundial é a união de toda a raça humana, enquanto, no telão, eram transmitidas imagens de pessoas jogando futebol no Qatar.
“O tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana, interligando diferenças por meio da humanidade, do respeito e da inclusão. Junta nações, comunidades, e todos nós temos uma história com o futebol”, disse o ator.
LEIA MAIS:
- Copa do Mundo 2022: Confira os jogos do Brasil na fase de grupos!
- “Jogadinha”: Gabriel do Borel, L7nnon e JL O Único lançam música em clima de Copa do Mundo
- “Jogadinha”: Gabriel do Borel, L7nnon e JL O Único lançam música em clima de Copa do Mundo
No entanto, o Qatar é um país que possui leis que infringem os direitos humanos, e principalmente, dos LGBTQAI+. O Qatar condena atos de apoio à comunidade e demonstrações de afeto em público, sujeito a prisão ou apedrejamento.
O secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado da Copa do Mundo do Qatar, Hassan Al Thawadi, garantiu que todos que garantiram ingressos para o Mundial são bem-vindos. Mas o público e alguns atletas que disputarão o campeonato pediram a descriminalização dos LGBTQAI+.
Além disso, o país foi alvo de críticas por suspeitas de que os trabalhadores estrangeiros que atuaram na organização da Copa do Mundo foram expostos a péssimas condições de trabalho.
Em meio a tantas polêmicas, a performance de Freeman sobre igualdade dividiu opiniões entre os internautas. Alguns aplaudiram a participação do ilustre ator na abertura da Copa, outros acharam que o discurso foi contraditório em relação à realidade do Qatar.
Morgan Freeman na cerimónia de abertura do Mundial! #SPORTTVPortugal #MundialnaSPORTTV #WorldCup pic.twitter.com/Hd2xTGSXSi
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 20, 2022
A apresentação de Morgan também viralizou porque, neste domingo (20), é o Dia da Consciência Negra. Algumas pessoas compararam o discurso do ator na abertura da Copa com o famoso vídeo onde ele critica a data que marca a luta contra o racismo e pela conquista da igualdade. Confira a repercussão!
Gatilhos acionados com o Morgan Freeman na abertura da Copa em pleno Dia da Consciência Negra.
— aline ramos (@_alineramos) November 20, 2022
Morgan Freeman tá virando token de gente que tenta dizer que defende direitos humanos né pqp
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) November 20, 2022
O Morgan Freeman da consciência humana foi a escolha perfeita pra essa abertura ridícula e hipócrita. Eu amo copa do mundo, mas tá fueda essa abertura falando de “todos somos iguais” e “somos melhores juntos” num país que mata pessoas por serem quem são
— Higor (@hrjpereira) November 20, 2022
Agora que a gente não precisa mais criticar o Morgan Freeman no Dia da Consciência Negra (por que ele mudou de opinião sobre o tema), vamos ter que criticar por apoiar o sportswhasing (limpada de barra num país autoritário) da FIFA no Qatar?
Morgan, me ajuda a te ajudar…— Matheus Gomes (@matheuspggomes) November 20, 2022
Ainda sobre a abertura: o Catar acertou em levar Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah, Pessoa com deficiência? Sim, mas não apaga as graves transgressões aos direitos de mulheres, imigrantes e população LGBtQIA+. Não há diversidade sem inclusão de TODAS AS PESSOAS. #FIFAWorldCup pic.twitter.com/S4aeUdIJ9G
— Emerson Damasceno (@EmersonAnomia) November 20, 2022
Mas é *claro* que Morgan Freeman ia entrar nessa furada. O cara dizia que o único jeito de parar o racismo era parando de… falar sobre racismo. Certeza que ele jamais vai falar de violação de direitos humanos e afins
— pré-pós-moderno e outros 2 (@timorato_) November 20, 2022
o Morgan Freeman na abertura da copa mano KKKKKKKKKK representou bem DEMAIS os 200 direitos humanos violados. e eu jurei que a copa seria meu momento de paz, de trégua
— preta (@pretademaiss) November 20, 2022
emocionante a fala do Morgan Freeman na abertura da copa: “se pararmos de falar sobre violações de direitos humanos, elas param de acontecer”
— Ed Gama (@oedgama) November 20, 2022
Copa do Mundo 2022: Confira os jogos do Brasil na fase de grupos!
O Mundial começa com a fase de grupos, que será disputada até o dia 2 de dezembro. A grande final da Copa será no dia 18 de dezembro. O Brasil é cabeça de chave do grupo C e enfrentará, na primeira fase, as seleções da Suíça, Camarões e Sérvia. Nesta etapa, avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo. Caso se classifique, a seleção disputará mais quatro jogos.
- Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro às 16h (horário de Brasília);
- Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro às 10h (horário de Brasília);
- Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro às 16h (horário de Brasília).
Diferente dos anos anteriores, a Copa do Mundo do Qatar começa em novembro e terminará na véspera de Natal. A data foi transferida porque entre os meses de junho e agosto, quando tradicionalmente acontece o Mundial, o Qatar sofre com altas temperaturas, tempestades de areia e baixa umidade.