Poderia você sentir saudades de uma época em que não viveu? A minha resposta é não. Não consigo sentir saudades de uma época em que era nada mais do que um futuro garoto fã de música. Mas não sentir saudades não significa ser indiferente ao passado.
Nasci no começo da década de 90 e passei minha infância regado por músicas da Xuxa, Angélica, Mara Maravilha e Sandy & Junior. Qual criança noventista nunca cantou “O universo precisa de você”? Os anos vão passando e tais músicas viram lembranças nostálgicas. Porém, para uma criança elas continuam fantásticas! O mesmo acontece com músicas não infantis feitas em décadas passadas.
Veja abaixo canções da década de 70-80 que tiveram trechos usados em músicas da Fergie, Britney Spears, Gwen Stefani e Vanessa Hudgens.
Em seu primeiro single Vanessa Hudgens buscava apoio em uma música de 1977. “Baby Come Back”, do Player, é usada em “Come Back to Me”:
Vanessa Hudgens – Come Back to Me
Player – Baby Come Back
Em 2004, Gwen Stefani apresentava ao mundo a música “Luxurious”. A faixa do “Love.Angel.Music.Baby.” contém sample de “Between the Sheets”, do The Isley Brothers.
Gwen Stefani – Luxurious
The Isley Brothers – Between the Sheets
Qual a relação entre “Toxic”, da Britney Spears, e música indiana? O sample. Lançada na década de 80, “Tere Mere Beech Mein”, de Lata Mangeshkar e S. P. Balasubramaniam, é usada no hit da princesinha do pop.
Britney Spears – Toxic
Lata Mangeshkar e S. P. Balasubramaniam – Tere Mere Beech Mein
Se o Frankenstein fosse feito de samples, seu nome seria “Fergalicious”. Escute abaixo algumas das várias músicas que formam o sucesso da voz feminina do Black Eyed Peas:
Fergie – Fergalicious
Afro-Rican – Give It All You Got (Doggy Style)
J.J. Fad – Supersonic
2 Live Crew – Throw the D***
James Brown – Night Train