Com a coroação do rei Charles III no próximo sábado (6), sua esposa Camilla Parker, atual Duquesa da Cornualha, assumirá o papel de rainha consorte do Reino Unido. Após o falecimento da rainha Elizabeth II, em setembro de 2022, seu filho Charles será o novo rei e chefe de Estado. Mas, afinal, qual será a nomenclatura do título de Camilla? Rainha consorte ou apenas rainha? Entenda!
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Bate e volta! Como será a participação de Harry na coroação do rei Charles?
- Veja a linha do tempo do romance de Rei Charles e Camilla Parker
- Quem vai e quem não vai na coroação do Rei Charles III?
Os títulos de rei e rainha são dados apenas para aqueles que nasceram na Família Real e que fazem parte da linha de sucessão do trono. Sendo assim, a esposa do rei vigente recebe o título de “rainha consorte”. Segundo o próprio Palácio de Buckingham, o principal papel da mulher é “fornecer companheirismo e apoio moral e prático” ao rei.
Apesar do nome similar, a palavra “consorte” ao lado de “rainha” é utilizada para deixar em evidência que a esposa do monarca, no caso, Camilla Parker, não possui os mesmos poderes e soberania do rei, Charles III.
“A rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples”, explica o site da Família Real.
Embora o cargo de Camilla seja de “rainha consorte”, segundo a imprensa inglesa, os convites da coroação se referem a ela apenas como “rainha”, forma com que provavelmente será tratada a partir de então. Historicamente, a maioria das rainhas consorte foram chamadas apenas de “rainhas”.
LEIA MAIS:
- Quando e como assistir ao show da coroação do Rei Charles III?
- Saiba como assistir à coroação do Rei Charles III neste sábado
- Katy Perry detalha convite para participar da coroação do Rei Charles III: Selvagem
Em fevereiro de 2022, Camilla recebeu a aprovação pública de Elizabeth II durante seu Jubileu de Platina, celebração internacional que marcou o 70º aniversário da ascensão da rainha, em 6 de fevereiro de 1952.
Na ocasião, a monarca anunciou: “Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal”.
Sendo assim, o título “rainha consorte” é, de certa forma, uma maneira de respeitar o legado da rainha Elizabeth II após seu falecimento. Contudo, Camilla Parker deve ser chamada apenas de “rainha” após a coroação.