Menu
in

Conheça o significado dos principais termos usados no universo do K-Pop

Gênero musical originado na Coreia do Sul segue crescendo e dominando cada vez mais a indústria fonográfica.

Foto: Divulgação

Para muitas pessoas, o K-Pop pode ser ainda uma novidade, mas o gênero musical, original da Coreia do Sul, está longe de ser uma novidade e já se consolidou como um dos principais gêneros musicais da atualidade.

Um verdadeiro fenômeno entre os jovens, o K-Pop é muito mais do que música, é quase um estilo de vida. E por isso, os admiradores desse tipo de música possuem seus próprios termos, sua própria linguagem, usada em vários momentos relacionados aos artistas, à música ou até mesmo aos fãs e a indústria do K-Pop em si.

E para não deixar você, novato no K-Pop, perdido entre os veteranos, o POPline está aqui com o Dicionário K-Pop! Nele, você poderá conhecer os principais termos utilizados nesse universo e nunca mais ficar perdido em uma conversa sobre os maiores artistas sul-coreanos, ou Idols, como são conhecidos.

Alguns desses termos são retirados da língua inglesa e possuem o mesmo significado utilizado na música em geral. Em alguns casos, tem alguns detalhes típicos do K-Pop.

O Dicionário K-Pop

TERMOS USADOS PELO FANDOM

Foto: Divulgação

Idol (n.): Palavra em inglês que significa ídolo. Usada para se referir às celebridades da indústria do kpop.

Bias (n.): Termo usado para definir seu(s) membro(s) preferido(s) em um grupo.

Biased (adj.): Como uma fã de determinado membro se chama. Ex: Se minha bias é a Naeun do Apink, eu sou biased dela. Também é usado para definir uma pessoa que faz as coisas sempre pensando em seu bias. Ex: Eu vou votar no Jooheon do Monsta X porque ele é meu bias, mesmo não achando que ele é a melhor opção da enquete.

Ultimate bias (n.): Dentre todos os seus bias, aquele que mais se destaca. Muitas vezes abreviado como Utt ou Ult. Ex: A Boni é minha Utt bias do Dreamnote.

Bias wrecker (n.): Não necessariamente é seu bias, mas um membro do grupo que desestabiliza sua listinha de bias. É capaz de fazer um fã surtar tão quanto pelo seu bias. Ex: Yeonjun é meu bias wrecker no TXT.

Rookie (adj.): Novato. Ninguém sabe quando exatamente um grupo ou idol solo deixa de ser rookie.

Trainee (adj.): Artista que ainda não debutou/estreou.

Nugu (n.): Romanização de “누구”, que significa “quem” em coreano. Usado para falar de grupos desconhecidos.

Lightstick (n.): Lanterna/bastão, personalizada de acordo com o grupo, que os fãs usam em performances/shows para demonstrar apoio.

Ocean (n.): Conjunto de lightsticks.

Black Ocean (n.): Forma de protesto de um grupo de fãs. Quando os fãs apagam seus lightsticks durante certa performance ou até mesmo viram de costas para o artista, Eye Smile (n.): Sorrir com os olhos. Quando um idol sorri e seus olhos diminuem.

ABS (n.): Abreviação de abdome. O termo é usado para se referir à barriga de ‘tanquinho’ de alguns idols. Foi apropriado do uso do termo inglês de mesmo nome e significado.

CF (n.): Commercial Film. Propaganda.

MV (n.): Music Video em inglês. O clipe musical que é feito para promover uma música.

Netizen (adj.): Uma junção das palavras inglesas Internet e Citizen (cidadão). Comumente usada para se referir às pessoas que acessam a internet e interagem com fandoms, idols, programas de auditórios, etc., por meio dela.

Skinship (n.): Contato físico de idols entre si ou com fãs.

TERMOS DO FANDOM

Foto: Reprodução / YouTube

Ending Fairy (adj.): Cena final de uma apresentação em que a câmera foca em um único idol. Ali, ele é a “fada da finalização”.

Fancam (n.): Vídeo gravado por um fã.

Fanservice (n.): Interações entre os membros ou voltadas para os fãs com intuito de agradar a quem assiste e mostrar carinho.

Fanmeeting (n.)(v.): Quando o artista se reúne com os fãs.

Fansign (n.)(v.): Evento em que o artista faz uma pequena sessão de autógrafos.

Fanchant (n.)(v.): Partes específicas que a plateia canta junto à performance do artista. Pode conter os nomes dos idols ou apenas reforçar frases importantes.

Line (n.): Grupo específico de certos idols. Ex¹: Mingyu, DK e The8 (SEVENTEEN), Yugyeom e Bambam (GOT7), Jaehyun (NCT) e Jungkook (BTS) são todos nascidos em 1997 e são amigos, portanto, são a 97 line. Ex²: Baekhyun, Chanyeol e Chen (EXO) são nascidos em 92 e por isso são bastante próximos. Todos os 3 são agitados e animados como um beagle. Portanto, são a Beagle Line do EXO.

TERMOS EM COREANO/HONORÍFICOS

Foto: Reprodução / Internet

Hyung/Hyeong (n.): Como garotos se dirigem para garotos mais velhos de quem são próximos.

Noona/Nuna (n.): Como garotos se dirigem para garotas mais velhas de quem são próximos.

Oppa (n.): Como garotas se dirigem para garotos mais velhos de quem são próximas.

Unnie/Eonnie (n.): Como garotas se dirigem para garotas mais velhas de quem são próximas.

Dongsaeng (n.): O que uma pessoa é de seu hyung/oppa/unnie/noona.

Hoobae (n.): Tem o mesmo sentido de kouhai no japonês. Significa júnior. Alguém que é inferior em um certo cargo. Ex: BTS é Hoobae de BAP porque BTS debutou um ano depois.

Sunbae (n.): Tem o mesmo sentido de senpai no japonês. Significa sênior. Alguém que é superior em um certo cargo. Ex: BAP é Sunbae de BTS porque BAP debutou um ano antes.

Aegyo (n.): Ações consideradas fofas. (Algumas vezes traduzidas como ‘charme’).

Selca (n.): Sinônimo de selfie. Self Cam.

Dorama (n.): Sinônimo de drama. Novelas ou séries coreanas.

Hallyu (n.): É a Korean Wave, a onda coreana. Usado para mostrar o sucesso da cultura coreana em outros países através de seus artistas e produtos. Ela aumentou graças ao trabalho das Big 3.

Sasaeng (adj.): Extremistas que fazem o possível e o impossível para acompanharem um idol/grupo ou para serem lembradas pelo artista, passando dos limites e acabando por assediar este idol ou grupo.

TERMOS TÉCNICOS DO K-POP

BTS leva o daesang de Artista Global no Melon Awards em 2017 (Foto: Getty Images / Uso Autorizado POPline)

Win (n.): Vitória em um dos programas musicais que passam semanalmente (Music Bank, Inkigayo, Show Champion, M!Countdown, etc)

First win (n.): Primeira vitória em um programa musical.

Daesang (n.): ‘Grande prêmio’. Um prêmio de grande peso em premiações importantes como Artista do Ano ou Álbum do Ano.

Bonsang (n.): ‘Prêmio Principal’.

All Kill (n.): Quando uma música fica em #1 lugar em todos os charts principais coreanos ao mesmo tempo. (Melon, Flo, Bugs, Genie, Soribada, Naver)

Perfect All Kill (n.): Quando uma música fica em #1 lugar em todos os charts principais coreanos no ranking diário e de tempo real.

Big 3 (n.): As três empresas de entretenimento mais influentes e conhecidas: Y.G. Entertainment, S.M. Entertainment e J.Y.P. Entertainment.

Killing Part (n.): Parte “de matar” da música. A parte que deixa o público mais impressionado. EX: O Nal Johahae do Jinwoo em Really Really (WINNER), ou o Do you hear me do Sungyeol em The Chaser (INFINITE)

TERMOS QUE DEFINEM IDOLS/POSIÇÕES DOS IDOLS

Jisso é considerada a face do BLACKPINK na Coreia do Sul. (Foto: Divulgação)

Face (n.): Membro mais famoso do grupo. Literalmente a face/rosto, aquele que provavelmente todos conhecem. A posição pode mudar de um idol para o outro pois é baseada na popularidade do artista e é escolhida pelos fãs. Nem sempre o membro mais famoso na Coreia é o mais famoso internacionalmente. Ex: Os coreanos gostam muito da Tzuyu e da Nayeon do Twice, porém Momo é mais popular entre os fãs internacionais.

Visual (n.)(adj.): Membro mais bonito segundo os padrões coreanos, escolhido pela empresa.

Líder (n.): É o membro escolhido como mais responsável e capaz de tomar decisões importantes para o grupo em programas na TV ou no youtube. O líder não tem o poder de retirar um membro do grupo ou qualquer coisa do gênero, é apenas um cargo para escolher um mediador que possa trazer união entre os membros.

Dancer (n.): São os membros que estudaram dança ou que têm maior desenvoltura na dança que os outros.

Rapper (n.): Rapper ou pessoa que faz rap. Um rapper propriamente dito escreve suas letras e tem maior habilidade na pronúncia das palavras enquanto alguém que faz rap somente está reproduzindo as linhas da música que lhe foi passado. Ex: Durante a aparição de Jackson (GOT7) e Rap Monster (BTS) no ‘Problematic Man’, Jackson afirmou que era apenas uma pessoa que fazia rap pois ainda não escrevia suas próprias letras e nem tinha experiência com rap.

Vocal/Vocalista (n.): Pessoa que canta.

Maknae (n.): Membro mais novo.

Main/Principal (n.): Que é o principal na que exerce Ex: Main Rapper.

Lead/Apoio (n.): Que é o guia/apoio na posição que exerce Ex: Lead Dancer.

Sub/Suporte (n.): Exerce sua posição como suporte Ex: Sub-Vocal. (Entenda: Main>Lead>Sub.)

PLATAFORMAS

Wanna One no Vlive (Foto: Reprodução / Vlive)

Vlive/Vapp (n.): Plataforma do Naver semelhante ao Youtube, em que idols e outras celebridades coreanas fazem lives, postam vídeos, e fazem partes de webseries, programas que são da TV coreana como talk shows, dicas de maquiagens, e mais.

Naver (n.): Plataforma de pesquisas semelhante ao Google, que também funciona como um site de notícias, e que tem sua própria plataforma de vídeos além do Vlive, onde por vezes
algumas performances de comeback de grupos/idols são postadas. Na Coreia do Sul, é mais famoso e utilizado que o Google.

Fancafe (n.): Site coreano que os idols usam para postar fotos, mensagens, etc. (TalkTok) e entrar em contato com os fãs (em sua maioria coreanos). Criar uma conta no fancafe é mais difícil para fãs não-coreanos, devido à sua necessidade de compreensão da língua e número de telefone/endereço coreanos. Por esse motivo, apenas alguns fãs internacionais utilizam a plataforma.

Weibo (n.): Site chinês semelhante ao Fancafe. Idols chineses tendem a usar essa plataforma com mais frequência que idols coreanos e/ou japoneses, ainda que os mesmos a usem vez ou outra.

KakaoTalk (n.): App de conversação coreano semelhante ao Whatsapp, Telegram, Discord, etc. que é famoso entre os coreanos e fãs da cultura coreana. Famoso por seus stickers de personagens, que se chamam Kakao Friends, sendo o mais conhecido um leão sem juba chamado Ryan.

Line (n.): Assim como o Kakao Talk, é um app de conversação, também muito utilizado e conhecido por seus stickers, sendo parte do Naver. Sua popularidade cresceu no último ano graças aos stickers BT21, criados em parceria com o boygroup BTS. Porém, está aberto a argumentos que o KakaoTalk ainda é mais popular.

TIPOS DE FÃS

Soft Stan (adj.): Em tradução livre o termo significa Stan Suave. É alguém que trata o seu ídolo de forma afável e que normalmente costuma se expressar de forma mais branda e cortês, destacando os aspectos positivos e/ou adoráveis do artista.

Hard Stan (adj.): É, novamente em tradução livre, um Stan Rígido. No entanto, o Hard Stan tem maiores tendências a prestar atenção em aspectos corporais e se expressar com termos considerados de baixo calão para expressar determinados desejos. Não significa que não admire o talento do artista, somente que expressa abertamente sua atração por seu ídolo.

Sad Stan (adj.): Um Stan Triste. Normalmente alguém que facilmente se emociona e até mesmo chora ao ver uma performance de um artista, seja ela emotiva ou não. O chamado Sad Stan costuma falar que está triste e, novamente, até mesmo chorar, pois é sua forma de extravasar os sentimentos bons que o ídolo lhe traz.

Angry Stan (adj.): Em tradução livre o termo significa Stan Raivoso. É o tipo de pessoa que costuma expressar seu amor por um artista de forma considerada violenta. Não significa que pessoalmente represente perigo para o artista, é somente uma forma de diálogo interno dentro dos fãs.

(*stan sendo mais uma forma de designar um fã, termo comumente usado no inglês)

Compartilhe:

Sair da versão mobile