in ,

Conheça a “Sandy & Junior Experience”, exposição com itens pessoais da dupla e entrada gratuita


(Foto: Leonardo Torres)

Os fãs de Sandy e Junior não podem reclamar. Além de uma turnê inesperada de 15 shows em espaços de grande porte, a dupla presenteia o público também com uma exposição itinerante que já passou por quatro cidades e chegou ao Rio de Janeiro, em versão ampliada, na última sexta (26/7). A “Sandy & Junior Experience” é gratuita e fica aberta a todos os visitantes até 13 de agosto no Barra Shopping, no mesmo bairro onde os cantores farão dois shows no fim de semana.

O que tem na exposição? Itens marcantes da carreira da dupla – como figurinos, fotos pessoais, prêmios, discos de platina e diamante, a bateria que Junior ganhou do pai aos três anos de idade e o troféu simbólico que Lima Duarte lhes entregou ao cantarem “Maria Chiquinha” pela primeira vez na TV, no “Som Brasil”. É uma viagem no tempo e um acesso raro ao acervo mantido durante todos esses anos por Noely, a mãe dos artistas.

A exposição é dividida em vários ambientes – muitos deles “instagramáveis”, perfeitos para fazer aquelas fotos lindas para bombar no feed. Na primeira sala, a vida e carreira são resumidas em fotos e um texto introdutório assinado por Sandy e Junior. Em seguida, o público conhece os objetos da infância da dupla – como a bateria, o troféu, o sapatinho gasto que usavam nos primeiros shows, o microfone… é de arrepiar e mexer com o emocional de qualquer fã. Nas paredes, vídeos caseiros mostram Sandy e Junior pequenos. Há ainda a sala dos álbuns – perfeita para fotos – com informações sobre cada disco e um mural com as certificações – ouro, platinas múltiplas, diamante…

A “experience” é também interativa e sensorial. O corredor “Dig Dig Joy” é manuseável e, na reta final, o visitante cruza um caminho “As Quatro Estações”, com cômodos para inverno, primavera, verão e outono. Figurinos do show “As Quatro Estações” – possivelmente o mais icônico da carreira – também estão à mostra. O show do Maracanã, outro ponto alto na trajetória deles, ganha uma sessão à parte, com os figurinos da abertura expostos para o público. Tudo foi guardado com tanto cuidado todo esse tempo que parece novo, pronto para ser usado. Quem é fã reconhece todas as peças.

No fim da exposição, os fãs são homenageados. Bichinhos de pelúcias e cartas recebidas por eles são mostrados em um cômodo inteiramente dedicado a essa troca entre ídolo e público. Enquanto você passeia, ouve Sandy e Junior lerem algumas das cartas. Dá para perder algum tempo ali, só escutando essa leitura. São áudios inéditos. Terminada essa parte, há uma lojinha de produtos oficiais na saída e um karaokê de quatro músicas – “Desperdiçou”, “As Quatro Estações”, “Eu Acho Que Pirei” e “Quando Você Passa (Turu Turu)” – em que você canta e recebe o vídeo de sua performance na mesma hora via e-mail.

A exposição têm versões “pocket” e “full”. O Rio de Janeiro ganhou a “full”, que também passará por São Paulo e Porto Alegre nos shoppings da rede Multiplan. Nas outras cidades da turnê, a exposição será na versão menor, com menos itens.