A música e a arte sempre andaram juntas. A identidade visual é uma maneira importante de atrair fãs e se conectar com eles. O Canvas, uma ferramenta gratuita do Spotify for Artists, é como a capa de um álbum na era do streaming. Com ele, o artista faz upload de efeitos visuais de 3 a 8 segundos para cada faixa para atrair novos fãs e manter o interesse deles.
Segundo o Spotify for Artists, os ouvintes têm 20% mais chances de adicionarem uma música a playlists se virem o Canvas.
Leia Mais:
- Spotify: Pesquisas sobre BBB23 crescem 733% na plataforma
- Monte seu festival! Quais artistas estariam no line-up?
- Retrospectiva Spotify 2022: Confira os podcasts mais escutados no Brasil
Veja as três dicas de como usar o Canvas do Spotify for Artists:
1. Mantenha um visual limpo
Escolha imagens em que o artista não esteja falando ou cantando, sugere o Spotify for Artists. Evitar muitos flashes ou luzes intensas também é importante. Além disso, não usar textos ou tipografia pode ajudar.
2. Escolha um estilo de corte
O Spotify for Artists explica que “loop contínuo” é uniforme, um “corte marcado” tem pontos de edição bem claros e um “loop reverso” toca o trecho normalmente e, depois, o inverte.
3. Compartilhe nas redes sociais
Ao compartilhar a música do Spotify no Instagram, Snapchat ou stories do Facebook, o Canvas vai aparecer no fundo.
A artista sul‑coreana de Synth pop Su Lee, por exemplo, afirmou, no Spotify for Artists, que: “Artistas como eu, que estão fazendo tudo por conta própria, o melhor é poder mudar e trocar de Canvas quando a gente quiser”.
O artista de música eletrônica San Holo, que trabalha com o diretor criativo Thorwald, também relatou no Spotify for Artists que acha muito importante complementar a música com efeitos visuais pelo Canvas. “A arte gráfica ajuda a contar a história”, disse o músico holandês. “E com os Canvas podemos ir um pouco mais longe.”
Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.