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Como viralizar? Confira papo com head de conteúdo no TikTok

Foto: Divulgação/Tiktok

O mundo descobriu o potencial do TikTok. Os artistas perceberam a grandiosidade que viralizar uma música por lá tem na repercussão geral do seu lançamento – inclusive impactando os charts de outras plataformas. As marcas começaram a entender que estar presente por lá não é mais uma opção, precisa fazer parte do plano de mídia.

O aplicativo, que foi criado para ser cheio de experiências criativas, divertidas e positivas, impulsiona os usuários a explorar a sua criatividade e alcançar uma audiência global, mesmo sem ser uma celebridade ou um influenciador com um grande número de seguidores. E é essa dança frenética dos algoritmos que fez o público abraçar e se apaixonar pela plataforma de vídeos curtos.

Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Ronaldo Marques, Head de Parcerias de Conteúdo do TikTok Brasil, revelou que eles se concentram em criar a melhor experiência de aplicativo possível para os usuários, investindo sempre em novidades e procurando dar suporte e orientação para os criadores.

“Os criadores de conteúdo são a alma e o coração do TikTok. Como costumamos dizer, são eles que fazem do aplicativo um lugar acolhedor em que milhões de pessoas entram para se entreter, aprender e se divertir”, revela.

Ronaldo revela que, para ele, os brasileiros, por natureza, são extremamente criativos, positivos e comunicativos e, por isso, o TikTok faz tanto sucesso no país: por ser uma plataforma propícia para “usarem e abusarem dessa criatividade e positividade e se comunicarem de forma autêntica”.

“O que temos visto no aplicativo são os usuários brasileiros aproveitando as oportunidades que o TikTok oferece para, de forma bem-humorada, driblarem as adversidades da vida e do momento que estamos passando e não só se divertirem, mas também mostrarem os seus talentos, interesses e colocarem em pauta assuntos relevantes para toda a comunidade”, conta.

Música & Conteúdo

A cada dia vemos usuários do TikTok de todo o mundo crescendo e se destacando na plataforma. Os números são exorbitantes, quase impossíveis de alcançar em plataformas mais tradicionais como Instagram e YouTube, quando não se é famoso. Muitos deles, inclusive, trazem à tona talentos ainda desconhecidos, como para a música, por exemplo.

“A música é uma parte fundamental do DNA criativo do TikTok, um grande condutor de tendências e viralização na plataforma, que tomam conta de toda a internet, ainda que não seja o único fator para isso. Elas geram publicações que atingem milhões de pessoas, conectando artistas e fãs, criando conversas e narrativas únicas que representam um momento social de unidade e participação”, conta.

Porém, ele destaca que, além disso, as músicas geram algo que vai além de apenas uma tendência, elas criam um momento cultural, contando histórias que se conectam tanto com as letras e danças, como com o movimento gerado por elas. “Por isso, o TikTok é uma plataforma emocionante para músicas e artistas tanto emergentes como para os que já estão estabelecidos ganharem exposição e atingirem um público amplo e variado”.

Como viralizar no TikTok?

Recentemente, músicas como “Bipolar” (MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho), “Tipo Gin” (Kevin O Chris), “Vai Bebê Volta Neném” (Dj Guuga e Dj Ivis), e atingiram o topo dos streamings após viralizar no TikTok. Para uma música ganhar destaque na plataforma, ela precisa ser abraçada pela enorme comunidade de criadores de conteúdo, revela o head.

“Toda a movimentação para o sucesso dessas músicas começa dentro da comunidade do TikTok. É realmente uma reação em cadeia. Se eu te falar que tem uma fórmula, vou estar mentindo, mas existe um fator comum que é a participação dos artistas e a geração de conteúdo por eles”, destaca.

Para ele, os artistas sempre serão o agente principal da comunicação de suas próprias músicas. Além disso, Ronaldo destaca que a audiência do TikTok gosta do que é real, então, para um artista criar relevância na plataforma, ele precisa estar conectado. “Ele pode fazer isso de diversas maneiras: interação com as trends, interação com os fãs, estimular os fãs a usarem a criatividade, estar presente”, dá a dica.

Passo a passo para criadores

Há pouco mais de um mês, o TikTok anunciou o lançamento do Portal de Criadores em português. O Portal traz recursos educativos para criadores aprenderem o básico para começar e alcançar sucesso dentro da plataforma, e segundo Ronaldo, “veio para reafirmar ainda mais essa nossa proposta e apresentar conteúdos educativos para criadores aprenderem o que precisam para começar no TikTok, se conectando com suas audiências e compartilhando as melhores práticas para usufruírem e extraírem o melhor do TikTok”.

“No portal, criadores mais experientes ou antenados, também podem se aprofundar e aprender a usufruir melhor de alguns recursos e ferramentas do aplicativo, o que os ajudará a se inspirarem e diversificarem a criação de conteúdo, pois ter sucesso como criador exige tempo, dedicação e um pouco de aprendizado”, explica.

Foto: Reprodução

Além disso, a plataforma lançou recentemente os “Jumps”, mini-programas anexáveis e funcionais, construídos para aprofundar e estender dinamicamente a experiência do TikTok em ação no mundo real.

“Eles podem ser vistos em vídeos do TikTok, fornecendo aos parceiros distribuição incorporada para uma comunidade em crescimento. E podem ser usados desde aprender um novo assunto até reservar uma mesa de restaurante, para engajar a comunidade TikTok através de uma experiência de produto atraente”, conta Ronaldo.

Para os mais ativos e atentos, já é possível usar também o TikTok For Business para criar anúncios no Brasil. “Nesse primeiro momento, estamos explorando uma variedade de oportunidades para parceiros de marca, sendo que nosso foco principal é criar uma ótima experiência para a nossa comunidade”, destaca.

“O nosso intuito é trazer um conceito inovador de propaganda para as marcas, com o slogan “Don’t Make Ads, Make TikToks”, aproveitando toda a essência da plataforma, de forma que os nossos usuários sejam impactados positivamente, através de conteúdos criativos e autênticos, da mesma forma quando experimentam os conteúdos do TikTok”, finaliza.

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