O Facebook Ads introduziu recentemente um novo recurso que dá aos artistas a possibilidade de anunciar no Instagram Reels. Para auxiliar os profissionais de marketing e os artistas, a CD Baby, distribuidora DIY, divulgou um passo a passo de como desenvolver estratégias de anúncios no Reels para captar novos seguidores para o perfil do Spotify dos artistas.
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Como faço para aumentar meus seguidores do Spotify com o Reels? Para responder essa pergunta, a distribuidora primeiramente traçou os objetivos de usar esse novo canal de anúncio:
- Prender a atenção dos fãs no Instagram;
- Contar uma história convincente que parece apropriada para o formato Reels;
- Enviar pessoas interessadas para o perfil do artista no Spotify para clicar no botão “seguir”.
Em meio ao lançamento de uma série de singles e encontrar uma maneira melhor de aumentar o número de seguidores de um artista no Spotify é fundamental para ajudar no sucesso da música. Vale destacar que, os números de streaming não são iguais aos fãs. Isso porque um stream é de fato apenas um stream. “Não há muito valor além do fato de que alguém ouviu a sua faixa”, destaca a CD Baby em sua publicação.
No entanto, um seguidor tem um valor vitalício. O ouvinte certo irá clicar no botão seguir porque eles querem ouvir todas as suas músicas. Essas são as pessoas que os artistas desejam ter como seu público. “Eles irão transmitir suas músicas mais de uma vez e explorar todo o seu catálogo. Essas também são as pessoas com maior probabilidade de divulgar, comprar mercadorias e ir aos shows”.
Como configurar uma campanha publicitária com Reels:
Primeiro, configure uma nova campanha de conversão. Para esse tipo de campanha, o Instagram otimiza a entrega do anúncio para que seja veiculado ao tipo de pessoa com maior probabilidade de realizar a ação que designamos como o evento de conversão. No caso desta campanha, clicar no anúncio levaria as pessoas a uma das páginas de marketing de música da banda.
Uma vez lá, o Facebook Pixel rastreia a atividade do usuário. Se as pessoas realmente querem ouvir mais da música, elas precisam clicar em outro botão para visitar o perfil do artista no Spotify. Esse clique é o que eu configurado como o evento de conversão. Portanto, o Instagram deve mostrar o anúncio para as pessoas com maior probabilidade de visitar a página de destino e, em seguida, dar aquele segundo clique para chegar ao Spotify.
Mas, por que não apenas enviar tráfego de anúncios direto do Instagram Reels para o Spotify? Você até poderia. Mas lembre-se, não se trata apenas de números. A ideia é ter fãs de qualidade. Portanto, a etapa intermediária de “conversão” teve alguns benefícios:
Quando seu anúncio é otimizado para conversões, em vez de tráfego simples, você reduz a quantidade de engajamento falso por meio de bots e click-farms. Ao tornar “mais difícil” ir do Instagram para o Spotify, você envia o tráfego certo para o Spotify.
Assim, o tráfego mais qualificado para o Spotify significa mais engajamento de streaming de qualidade e seguidores reais. Por consequência, o envolvimento de qualidade (acima da quantidade) ajuda o Spotify a entender melhor nossos verdadeiros fãs e isso aumenta nossas chances de posicionamentos algorítmicos em Playlists editoriais.
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Segmentar o público certo para os anúncios Instagram Reels
Para segmentação, o artista pode se ater a um público semelhante que eu já havia criado. É uma semelhança de espectadores de vídeo de alguns dos anúncios de melhor desempenho que executei para artistas semelhantes. Considerando o amplo apelo da música, você pode refinar adicionando “Spotify” como um interesse. Isso reduz o número de público para torná-lo mais direcionado.
Como selecionar os Reels como o canal do anúncio
Ao configurar sua campanha de anúncios, você deve selecionar o canal “Reels” no nível do Conjunto de anúncios. Supondo que você queira limitar o posicionamento do anúncio apenas Reels, você selecionará “Posicionamentos manuais”. A partir daí, você pode usar as caixas de seleção para restringir ou ampliar os canais.
Observação: se você deseja exibir seu anúncio em vários canais, o conteúdo do anúncio de carretéis só pode ser emparelhado com os Stories atualmente. Em outras palavras, você não poderá executar o mesmo anúncio no Reels e no Feed. Ou seja, se você deseja que este anúncio apareça somente nos Reels, você desmarcará todas as outras opções, assim:
Por fim, a grande desvantagem dos anúncios do Reels é que atualmente você não pode selecionar uma postagem do Reels existente como o conteúdo do anúncio. Isso significa que, se você tiver um Reels com bom desempenho orgânico e quiser reaproveitá-lo como um anúncio, precisará enviar o vídeo novamente.