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Como o Now United se tornou um fenômeno mundial entre crianças e adolescentes?


(Foto: Instagram)

Now United está fora das paradas de sucesso, não toca nas rádios, não tem música em série ou novela, e é fácil passar despercebido por quem não é o público alvo. Mas crianças e adolescentes do mundo inteiro sabem muito bem do que se trata, dão milhões de visualizações a cada post e esgotam rapidamente ingressos para shows. Now United é um grupo pop formado por 15 integrantes (a produção busca por mais um para fechar 16), cada um representando um país, com intuito de simbolizar a união dos povos. O nome por trás dessa ideia é ninguém menos que Simon Fuller, criador das Spice Girls e do “American Idol”, programa que já dura 18 anos e que lançou nomes como Kelly Clarkson, Jennifer Hudson, Carrie Underwood e Adam Lambert. Vale prestar atenção.

A quantidade de integrantes no grupo Now United impressiona o ocidente, mas é comum no oriente. O NCT, da Coreia do Sul, por exemplo, trabalha com 21 membros oficiais divididos em subgrupos. A estratégia é reciclada pelo Now United. Em um dos clipes mais recentes, “Live This Moment”, só aparecem quatro garotos do grupo. Nesta semana, o Now United gravou participação no “Caldeirão do Huck” e estavam presentes 12 integrantes. As formações variam a cada projeto e etapa da divulgação. Além disso, não são todos os 15 integrantes que cantam. Alguns são apenas dançarinos. Essa também é uma fórmula usada no K-Pop, com cada membro explorando sua melhor habilidade em prol do conjunto. Por isso, há quem chame o Now United de “a resposta ocidental ao K-Pop”. É algo que Simon Cowell, criador do “X Factor”, também está interessado em fazer. Se o K-Pop dialoga tanto com as massas juvenis atualmente, é previsível que grandes empresários queiram se apropriar disso. O Now United, inclusive, tem sua parcela asiática, com membros das Filipinas, Coreia do Sul, Japão, China e Índia.

Veja o clipe de “Live This Moment”:

O grupo cosmopolita canta em inglês – o que lhe confere alcance global – e a identificação regional vem por meio dos integrantes, cada um de lugar, e dos clipes, cada um feito em uma cidade. O grupo já lançou vídeos gravados na Coreia do Sul, no México, nos Estados Unidos, na Índia, nas Filipinas e no Brasil. Os daqui foram “Paraná”, filmado em São Paulo, e “Na Na Na”, no Rio de Janeiro. Juntos, possuem 45 milhões de visualizações – número que não é de se menosprezar. O clipe mais visto é “Who Would Think That Love?”, com 61 milhões de visualizações no Youtube.

A Internet é uma ferramenta crucial para o grupo. São 2,9 milhões de inscritos no Youtube, 2,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,1 milhão no TikTok. Mas esses são apenas os números diretos. Lembre-se que são 15 integrantes, então o alcance é multiplicado e muito maior. Só a representante brasileira no grupo, Any Gabrielly, tem 2,2 milhões de seguidores no Instagram e 888 mil no TikTok. Todos são ativos nas redes. Respondem tweets, fazem “lives” e vídeos rápidos para o TikTok – aplicativo que é uma febre entre crianças e adolescentes, com 1,5 bilhão de usuários mensais. Então, mais do que música, cada integrante é também um influenciador e conquista mais fãs por seu carisma e estilo de vida.

Any Gabriely, a integrante brasileira (Foto: Instagram)

Todos os membros do Now United foram escolhidos a dedo por meio do reality show “Now United”, transmitido através das redes sociais e não pela TV. O Now United, de um modo geral, subverteu a lógica da comunicação de massa desde o início, focando onde estava seu público-alvo: na Internet. A seleção dos candidatos aconteceu pelas redes sociais e por olheiros por todo o mundo. Acompanhar esse processo já gerou, no público, um envolvimento e certo grau afetivo com a marca e os selecionados, antes mesmo que o grupo existisse. É como o “Popstar”, que gerou os grupos Rouge e Br’Oz no Brasil: os telespectadores acompanharam a formação dos grupos e compraram milhões de cópias dos CDs assim que eles chegaram às lojas nos anos 2000.

Outro ponto: o Now United existe desde 2017 e não tem um álbum até agora. O formato é questionado na contemporaneidade, como se não fizesse mais sentido comercial, e o grupo de fato opta por singles e clipes. “Come Together”, o próximo single, dará início a uma nova “era”, já com uma turnê confirmada na sequência. As datas serão divulgadas no dia 18 deste mês e estão previstos shows em várias partes do Brasil. Quem quiser ver Now United ao vivo deve se apressar, porque os ingressos acabam rapidamente. No ano passado, todas as entradas para a turnê brasileira (com quatro shows) foram vendidas em poucas horas.