Os desfiles do Carnaval 2022 começam nesta quarta-feira (20) no Rio de Janeiro com as escolas da Série Ouro. E o último dia de folia será no dia 30, o famoso “Sábado das Campeãs”. A cada dia, o público poderá passar até 10h nas arquibancadas da Marquês de Sapucaí e, para isso, comes e bebes são essenciais. Descubra o que você pode levar para o Sambódromo!
Leia mais:
- Carnaval SP: Gaviões da Fiel fará sátira com ‘Bolsonaro gay’
- Além de Natália, mais 3 ex-BBBs desfilarão no Carnaval do RJ!
- Anitta troca evento no Carnaval por presença no Met Gala
Nesta terça-feira (19) o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, garantiu que a cervejinha, o frango assado, o salgadinho e a farofa estão liberados, desde que seja para consumo próprio. Isso que dizer que um isopor grande que uma pessoa só não consiga carregar, por exemplo, será barrado. Recipientes pequenos, por sua vez, serão liberados!
“O que não está liberado é garrafa de vidro, que não é questão de poder ou não. É problema de segurança. É uma proibição natural”, disse Perlingeiro, conforme noticiado pelo jornal Extra.
“Nem isopor com um metro de comprimento por um metro de altura, que a gente sabe que vai virar comércio. Agora, o tradicional lanche das famílias e das pessoas está totalmente liberado. Não tem nada que impeça (de levar)”.
Apesar de o site da liga informar a liberação para até dois vasilhames plásticos com 500ml de bebidas (água, suco, refrigerante ou cerveja) ou até dois itens de alimentação (fruta, salgadinho ou sanduíche), Perlingeiro garantiu que o rigor não será tão grande, desde que fique caracterizado que a quantidade é compatível com o consumo da pessoa.
Leia mais:
- Carnaval RJ: Confira spoilers do desfile em homenagem à Paulo Gustavo
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí nesta sexta-feira
- Carnaval RJ: veja as Rainhas de Bateria que desfilarão na Sapucaí neste sábado
Ele ainda disse que não tem como mensurar a quantidade de latinhas de cerveja que cada pessoa pode levar, mas também não dá para exagerar: “Não vamos vistoriar nem fiscalizar essas coisas. A ideia é deixar o povo se distrair. É um evento muito longo. As pessoas ficam muitas horas ali, levam menores. A ideia nossa é brindar o público com um grande espetáculo. Essa é a nossa preocupação”.
Além de isopor pequeno, Perlingeiro assegurou também que não haverá restrição à bolsa térmica, desde que não seja em tamanho desproporcional. Em caso de grupos e famílias, o ideal é que cada pessoa leve sua própria comida e sua bebida.
“Se for uma quantidade compatível com o consumo de uma pessoa, sem problema nenhum. A gente não tem o menor interesse em deixar o povo descontente nem desconfortável”, explicou.
Objetos que representem riscos à segurança das pessoas, no entanto, estão proibidos. Entre estes itens, estão incluídos garrafas de vidro, objetos cortantes, como facas, por exemplo, sinalizadores e fogos de artifícios, além de armas.
Leia mais:
- Além do samba: Diogo Nogueira, Mumuzinho e Matheus Fernandes são atrações do Carnaval 2022
- Carnaval tá chegando! Famosos se jogaram nos ensaios técnicos neste domingo
Abertura dos portões
A abertura dos portões para o público começa às 19h, todos os dias de desfile. Já no domingo (24), desfile das Escolas Mirins, os portões dos setores 1 ao 9 serão abertos às 15h30. Quem comprou ingressos precisará apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. O comprovante pode ser físico ou digital e será exigido na entrada.
Os desfiles do Grupo Especial acontecem na sexta-feira (22) e sábado (23) às 22h com transmissão da TV Globo para todo o Brasil. Já o Desfile das Campeãs acontece no sábado (30), às 21h30 e terá transmissão do canal Multishow. A apuração será na terça-feira, 26, às 16h, na Praça da Apoteose, também com transmissão direta da Globo.