A Strm, music fintech brasileira que usa inteligência artificial e ciência de dados para obter conhecimento de música no ambiente digital, lança um recurso automatizado de adiantamento financeiro, também conhecido como Advanced, para artistas independentes. Os pagamentos oscilam entre R$ 1 mil até R$ 1 milhão.
Para realizar essas operações, a Strm conta com um fundo de R$ 20 milhões iniciais dedicados apenas aos artistas brasileiros, com previsão para expansão mundial em 2024, “com fundos na casa de centenas de milhões”, de acordo com a companhia.
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De acordo com a music fintech, por meio da inteligência artificial, a companhia consegue prever o faturamento dos artistas em estágios de carreira inicial. Para ser elegível, os artistas precisam ter um faturamento de pelo menos R$ 1 mil no ano, que esteja amparado por uma estabilidade ou curva de crescimento. No site da companhia é possível fazer uma simulação, de forma gratuita, do valor que a Strm poderia disponibilizar ao artista.
Além disso, para serem aptos ao recebimento do adiantamento financeiro, os artistas precisam estar entre os estágios 5 e 8 da carreira. Esse parâmetro é definido por meio da inteligência de dados da Strm. Em paralelo, a companhia promete oferecer, além do impulso monetário, o acesso gratuito a ferramentas de capacitação para crescimento e gestão de carreira.
“Oferecemos uma oportunidade de dinheiro acessível para o artista, sem ele ter que pedir para alguém, sem se humilhar, sem ter que esperar pela boa vontade das pessoas, sem ter que entrar em uma fila enorme e não ser atendido, não ser respondido ou, pior, pagar um preço muito caro, assinando um contrato extremamente longo e com percentuais que não fazem sentido para ele”, comenta Fernando Gabriel, CEO da Strm.
Como funciona o adiantamento financeiro da Strm?
Diante desse novo recurso, o POPline.Biz é Mundo da Música entrevistou Fernando Gabriel, CEO da Strm, que contou as premissas da ferramenta que estreia no Brasil e possui projeções globais. Confira a entrevista na íntegra abaixo:
POPline.Biz – Fernando, você poderia explicar como funciona essa metodologia de “estágios de carreira” criada pela Strm e o que significariam os “estágios de 5 a 8”?
Fernando Gabriel – A primeira inspiração para criação dessa metodologia foi aumentar o nosso nível de consciência, o nível de consciência dos artistas e, principalmente, melhorar a nossa interlocução com investidores e o mercado de capitais para investimento na música. Isso porque ficava muito abstrato a jornada de construção de carreira, quando a gente falava de um artista específico, sem essa metodologia.
Na prática, sentimos falta de um método que pudesse credenciar de uma forma mais específica e mais confiável se o artista está no começo, se está no meio, se está avançado, se ele já é famoso, e o que significa tudo isso.
Criando essa metodologia dos 10 estágios de carreira, ficava muito mais fácil identificar em qual momento cada artista estava e o que credenciava a posição dele. Por exemplo, do estágio 5 a 8:
- O estágio 5 é o que chamamos de promessa e vem logo depois do emergente, que é o estágio 4. Nesse estágio, existe uma barreira de conceito, chamado de “barreira natural da música”, que 90% dos artistas em média nunca ultrapassam.
Então, o estágio 5 é composto por um grupo seleto de artistas que conseguem romper essa barreira, o que significa ter a capacidade de converter ouvintes em fãs. É isso que significa ser uma promessa, você começa a ter aderência de mercado, provar que existe consumo para sua música, que as pessoas gostam daquilo que você faz, que você já tem um diferencial e uma originalidade suficiente para converter fãs.
- O estágio 6 é o sustentável, onde o artista começa a gerar receitas.
- Já o estágio 7, é o primeiro nível de sucesso, sucesso local ou low stream,
- O estágio 8 é o sucesso mid stream, então é um intermediário entre o sucesso local e o sucesso nacional, que seria o nono estágio.
Então, esse intervalo entre 5 e 8 é onde a gente interpreta que são os artistas independentes que já têm: uma validação de mercado, estão em franca ascensão, com bastante potencial de reverberação da sua arte, da sua música, e onde o investimento ele tem um menor risco, por um investidor, nesse tipo de artista que já fez a sua parte.
POPline.Biz – Para alguns artistas, o mecanismo dos adiantamentos é visto como uma oportunidade, mas, esse valor investido também precisa retornar para a companhia. Como funciona esse mecanismo do ROI (retorno sobre o investimento) para a Strm? A plataforma consegue identificar em quanto tempo o artista conseguiria pagar o valor? Qual a margem de acerto percentual da plataforma?
Fernando Gabriel – Sim, é uma enorme oportunidade para o artista, porque o próprio modelo do adiantamento é uma antecipação dos seus recebíveis mensais. A maioria dos artistas intermediários não conseguem reinvestir na sua carreira de forma efetiva e eficaz, com esses valores picados mensais.
Uma alternativa para eles é antecipar tudo isso, o valor de mais ou menos um ano para o momento presente, e ele tem um montante que já ajuda a ter uma atração e avançar, acelerar o seu crescimento.
Esse é o objetivo de fazer uma antecipação, trazer todo esse valor para o momento presente, investir na carreira para que ele cresça mais rápido do que cresceria se estivesse fazendo investimentos muito pequenos ao longo do tempo.
Em termos de ROI para Strm, isso é super importante porque entramos no risco com o artista. Então, apesar de ser um adiantamento, pode ser considerado um investimento porque, já respondendo à parte da margem de acerto percentual, cobramos, hoje, 20% para distribuição sem adiantamento, ou seja, 20% vão para Strm, e 80% ao artista, com valores repassados mensalmente.
Quando tem adiantamento, o nosso valor sobe para 30% e o artista fica com 70%. Porém, os 70% dele ficam retidos para pagar o principal, que é o valor que ele pegou de adiantamento. Então, nós antecipamos mais ou menos um ano de receita, para que ele nos pague entre 12 e 18 meses em média.
Todo esse esforço é para que o artista tenha uma melhor performance a partir do momento que ele pega o adiantamento, pois quanto mais ele evoluir e a performance dele aumentar, mais rápido ele paga, maior é o retorno para os investidores do nosso fundo, mais o artista cresce, mais ele evolui, e todo mundo fica feliz, ou seja, é bom para todo mundo.
Agora, se o artista pega o dinheiro e usa sem ser na carreira, não faz mais nenhum lançamento, abandona a carreira, é ruim para todo mundo. O prazo de pagamento vai ser maior, o retorno dos investimentos é menor, o artista não evolui na carreira. É um círculo virtuoso, todo mundo quer que a coisa dê certo e todas as funcionalidades da plataforma seguem esse mesmo objetivo.
POPline.Biz – O acesso gratuito para as ferramentas de aperfeiçoamento da carreira duraria quanto tempo? Como é feito o acompanhamento, para além dessas ferramentas, realizado pela Strm? Existe algum tipo de envolvimento estratégico na carreira do artista?
Atualmente, o acesso gratuito permeia diversas recomendações, dicas e acompanhamento da evolução do artista, frequência de lançamentos, tudo isso é gratuito e vai continuar sendo gratuito. Além disso, temos algumas funcionalidades que vamos lançar no próximo trimestre, que é a criação de um planejamento estratégico, com cronograma de lançamentos, identificando o tipo de música mais consumida por época do ano, para que possamos indicar, inclusive, o tipo de produtor musical e compositor que estão performando melhor em artistas similares ao artista que está acessando a nossa plataforma.
Então, vamos trazer uma recomendação completa de feats, de compositores, de produtores, que não vai ser paga. Porém, ela não estará acessível gratuitamente para todos os artistas existentes no mercado, mas somente para artistas que distribuíram com a Strm.
Investimos milhões em tecnologia para que a gente beneficie os artistas independentes, mas é claro que a gente quer e a gente precisa que esse artista esteja aqui dentro com a gente, para que a gente também possa colher os frutos do aumento de performance criado, originado pela nossa tecnologia, nossa inteligência.
Além de toda a nossa tecnologia, temos tiers de atendimento na Strm, onde artistas de estágio 4 e 5 entram no Tier Music com um atendimento mais digitalizado, com menos contato humano. Já os artistas 6 e 7, têm um tier de atendimento Stars com um Label Manager dedicado, atendimento via WhatsApp, ajuda com planejamento estratégico.
Por fim, tem o que chamamos de Legends, que é artistas 8, 9 e 10, que além de tudo que eu falei anteriormente, têm uma assessoria de imprensa para lançamentos prioritários, pitching em agências de music branding, mais de 8 mil lojas físicas, por exemplo: Chili Beans, Natura, Starbucks, Outback.
Fazemos o pitching para essas lojas físicas e para alguns programas de TV como TVZ, music box. Além de todos esses tipos de serviços especializados poder ter, inclusive, reuniões presenciais de planejamento com o nosso time de especialistas.
POPline.Biz – Há uma perspectiva de expansão mundial da plataforma ainda em 2024, mas, cada mercado possui as suas particularidades. Vocês imaginam que o modelo desenhado para o mercado brasileiro se adequaria nesses diferentes formatos? Existe uma previsão de quando esse modelo será ampliado?
Fernando Gabriel – Sim, temos essa perspectiva de expansão global da plataforma ainda em 2024. A partir disso, iniciamos nosso plano de expansão que envolve, no primeiro momento, México, Estados Unidos e Canadá e potencialmente Portugal para ser o nosso primeiro ponto para a Europa.
Entendemos que existem diferenças estruturais de consumo, comportamento e isso faz parte da nossa adaptação e preparação de calibragem da plataforma para a expansão para outros países.
POPline.Biz – Atualmente, além desse serviço, como a Strm atua no mercado brasileiro? Existem outras atividades projetadas para 2024 no Brasil?
A Strm é uma Music FinTech que oferece três tipos de serviços principais para o artista: a distribuição digital, a antecipação dos seus recursos financeiros, a performance do seu catálogo fonográfico e todas as partes de recomendação estratégica por inteligência artificial. Vale ressaltar que existe uma derivação de cada um deles dentro das suas áreas.
Na distribuição existem os serviços por tier de atendimento e os serviços extras. Na parte de antecipação estamos explorando outras linhas, como a antecipação de shows ao vivo e a antecipação de direitos autorais. Em breve, vamos anunciar algumas parcerias.
Em relação a tecnologia, além de tudo que temos disponível no mercado, estamos desenvolvendo muitas outras funcionalidades para ajudar os artistas nos seus desafios do dia a dia e a cumprir a nossa missão, que é tornar esse ambiente da indústria musical menos hostil para o artista independente e trazer chances reais deles viverem da sua própria arte. Isso é o que nos move, esse é o nosso principal objetivo.